15/05/2018 // Artigos

6 ferramentas digitais que podem facilitar a rotina de um escritório jurídico

A advocacia é uma das profissões mais tradicionais que existem; mas, nos dias atuais, quem se prender demais ao modo tradicional de advogar pode acabar perdendo espaço.

O surgimento de ferramentas digitais mudou a maneira como advogados gerem seus escritórios e transformou a relação dos profissionais com seus clientes.

Provavelmente você já sente isso no seu dia a dia. Mas será que você está mesmo explorando todo o potencial que as ferramentas digitais têm para facilitar sua rotina?

Nesse texto, vamos apresentar 6 ferramentas que podem agregar bastante ao seu dia a dia. Acompanhe.

A inserção do mundo jurídico no mundo digital

Muitos profissionais do Direito, acostumados com a formalidade e o conservadorismo que são a marca das instituições jurídicas, eram céticos em relação à adoção de recursos digitais na sua rotina.

Porém, obviamente, foi impossível fugir: a tecnologia está presente na vida das pessoas, e os operadores do Direito servem a elas; logo, precisam se adaptar.

As ferramentas digitais também facilitam o trabalho dos advogados.

Confira abaixo algumas modernizações que o mundo digital trouxe ao mundo jurídico:

  • Processo eletrônico – Prático, acessível e sustentável, o processo eletrônico permite o acompanhamento processual em qualquer lugar, economiza papel e tempo, não sendo necessário fazer carga de autos;
  • Legal techs – Essas startups especializadas em otimizar serviços jurídicos com ferramentas digitais têm transformado a vida dos advogados, e também a relação deles com seus clientes e a população. São também chamadas de lawtechs. É o caso da JusBrasil, Contraktor, entre outras;
  • Inbound marketing jurídicoO marketing digital trouxe à advocacia a possibilidade de atrair clientes com conteúdo relevante: é o chamado inbound marketing jurídico. É uma estratégia eficiente para qualquer negócio, mas os escritórios jurídicos estão entre os maiores beneficiados, devido às limitações de publicidade que o Código de Ética da OAB traz.

 6 ferramentas digitais que podem facilitar a rotina de um escritório jurídico

Além das inovações citadas no item anterior, confira 6 ferramentas digitais que podem facilitar a vida de advogados em relação a tarefas mais específicas:

  • Softwares de gestão

Existem softwares com funcionalidades específicas para a gestão de escritórios de advocacia.

Podem ser usados para:

  • automatizar informações e fluxo de trabalho nos andamentos processuais;
  • organizar a carteira de clientes;
  • padronizar petições e contratos etc.
  • Robôs e outros dispositivos de AI

A inteligência artificial (AI) é um recurso usado em dispositivos como robôs (como o Watson, produzido pela IBM) e assistentes pessoais (como a Alexa, da Amazon).

Vários dispositivos que usam de AI já estão inseridos na realidade de profissionais do Direito. É o caso dos robôs que analisam contratos, apontam correções a serem feitas em petições, produzem relatórios e organizam documentos.

Naturalmente, ainda vamos presenciar muitas novidades nessa área. Mas, por ora, já existem no mercado muitos robôs e dispositivos de AI que auxiliam em tarefas automatizáveis na rotina de um escritório jurídico, deixando aos advogados maior tempo para focar em trabalhos mais estratégicos.

 Planilhas de acompanhamento processual na nuvem

Outra maneira de otimizar a gestão de processos entre vários advogados de um mesmo escritório é manter planilhas em uma nuvem (cloud).

Assim, todos podem alimentar e conferir o estado de cada processo em qualquer lugar, pelo computador ou pelo celular.

As planilhas podem ser feitas com ferramentas gratuitas como o Google Sheets, ou por meio de softwares pagos que trazem recursos mais personalizados.

  • Site responsivo, adaptado para mobile e com conteúdo relevante

Como dissemos, as ferramentas digitais beneficiam diretamente o marketing jurídico. A Internet traz várias possibilidades de um profissional ser encontrado.

É importante que seu escritório tenha um site. Mais que isso, é importante que o site:

  • tenha conteúdo relevante, tratando de assuntos de interesse do seu público alvo, por meio de blogs; e que esse conteúdo atenda a critérios de SEO, para facilitar que sejam encontrados em mecanismos de busca;
  • tenha um bom layout, design e usabilidade, para estimular o usuário a passar mais tempo no seu site;
  • seja otimizado para o acesso em smartphones e tablets, evitando que as funcionalidades do site “desapareçam” ou tornem a navegação confusa;
  • tenha urls (endereços) otimizadas para a indexação no Google.

 E-mail marketing

No ciclo do marketing digital, o e-mail marketing pode ser adotado quando o usuário consente em fornecer o seu e-mail, ou seja, após a geração de lead.

É o que acontece, por exemplo, quando o cliente se inscreve na sua newsletter, para receber seu conteúdo por e-mail, ou quando ele fornece o e-mail dele em troca da possibilidade de fazer download de um material.

É uma maneira barata e eficiente de fazer marketing direto. Além disso, pode fornecer dados importantes para métricas de marketing.

  • Apps

Sua marca pode ter seu próprio aplicativo para smartphone ou tablet.

Com esse recurso, seu cliente terá mais facilidade para acessar o conteúdo produzido por seu escritório.

Ademais, é uma excelente ferramenta de branding, pois reforça a identidade da marca.

A In Company pode te ajudar com projetos customizados de marketing digital para seu escritório jurídico.

Desenvolvemos ações de inbound marketing jurídico e marketing digital com respeito ao Código de Ética da OAB. Também elaboramos estratégias de marketing de relacionamento para você e seus clientes.

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Alexandre de Souza Teixeira
Sócio Diretor
41.3362-1330 / 41. 99689-2980
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