18/07/2018 // Artigos

Branding e construção da reputação para profissionais da saúde: como implementar uma estratégia com marketing digital

Divulgar seu trabalho como fisioterapeuta ou qualquer outro profissional da saúde é importante, mas não é tudo – e também não pode ser feito de qualquer jeito. Antes mesmo de divulgar a si próprio, você precisa se enxergar como uma marca.

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É a força da marca que faz com que um cliente escolha um profissional em vez de outro. Por isso é importante investir na construção de uma marca, e a partir daí, com ações de branding e marketing, fortalecê-la.

Se algum desses termos não te parece familiar, não se preocupe: nesse texto explicaremos cada um deles e te daremos 3 dicas para implementar uma estratégia de fortalecimento de marca, com o uso das mídias digitais.

Acompanhe!

O que é marca e o que é branding

Uma marca é muito mais que um nome, uma logomarca ou uma identidade visual.

Uma marca é uma síntese dos valores e propósitos de um profissional ou empresa; essa síntese é que se reflete em todos os detalhes perceptíveis pelo público: identidade visual, design, experiência de consumo etc.

O “branding” é o processo de construção e consolidação da marca. Como por exemplo um fisioterapeuta que atua de forma autônoma, ou como parte de uma equipe, é importante que você ou sua clínica tenham uma identidade definida e invistam nessa marca.

A importância de ter uma marca forte

No livro “Marketing 4.0”, Philip Kotler diz que “nos últimos anos, a marca também se tornou a representação da experiência total que uma empresa proporciona aos seus clientes. Portanto, uma marca pode servir de plataforma para a estratégia de uma empresa, já que quaisquer atividades em que ela se envolva estarão associadas à marca.”

Uma marca bem posicionada e com ações consistentes é capaz de “conversar” com o seu público alvo e torná-lo fiel. Construir uma marca forte é garantir que seus potenciais clientes se identificarão com aquilo que torna um fisioterapeuta ou uma clínica únicos.

 3 estratégias com mídias digitais para fortalecer a sua marca

A criação de uma marca para um fisioterapeuta é um trabalho a ser desempenhado por profissionais de comunicação, design e gestão, juntamente com o próprio fisioterapeuta ou equipe.

Após definida essa identidade, é a hora de aproveitar as mídias digitais para implementar estratégias de fortalecimento da marca. Veja algumas abaixo:

  1. Tenha uma presença digital

As mídias digitais não são a única plataforma para uma marca – mas, sem dúvidas, são algumas das plataformas mais importantes. Além disso, são relativamente baratas, fáceis de usar e de medir resultados.

Não se deve dispensar ferramentas como:

  • Website / landing page;
  • Perfis em redes sociais;
  • Blog;
  • E-mail marketing.
  1. Crie conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das vertentes do inbound marketing. No inbound marketing, há menos preocupação em levar a marca ao conhecimento do público, e maior preocupação em trazer o público de forma voluntária para conhecer a marca. Uma dessas formas voluntárias é o conteúdo.

Craig Davis certa vez disse: “Precisamos parar de interromper as pessoas naquilo que elas estão interessadas, e passarmos a ser aquilo em que as pessoas estão interessadas”.

Seguindo essa linha de pensamento, o fisioterapeuta pode publicar conteúdo (visual ou textual, com imagens, textos e/ou vídeos) sobre temas da sua área, que também sejam de interesse do seu público alvo, e assim, atraí-lo para seu site pessoal e outras formas de contato.

  1. Meça

Após implantar as ações acima (e todas as outras que o profissional e a equipe de marketing formularem), é fundamental medir os resultados, monitorar a presença da marca na Internet, avaliar o que está indo bem e o que deve ser ajustado.

Obviamente, é preciso ter em consideração que o trabalho de construção de marca não gera resultados a curto prazo. No entanto, medir continua sendo importante, pois somente com estatísticas é possível acompanhar a evolução da marca.

Uma equipe especializada poderá traçar estratégias personalizadas e orientar o profissional quanto aos melhores recursos e plataformas. Conte com a In Company para isso!

Atendemos dentistas, médicos, clínicas, consultórios, hospitais, e diversos profissionais da saúde, tais como: fisioterapeutas, nutricionistas, estúdios de yoga e pilates, academias, coaches de saúde fitness e outros.

O objetivo do marketing médico e dos nossos projetos é: gerar resultados e agregar valor às marcas e aos negócios dos nossos clientes, contribuindo para a reputação dos profissionais da saúde, posicionando as suas áreas de atuação de maneira correta no mercado, sem ferir o Código de Ética de cada profissão. Para mais informações, entre em contato conosco ou acesse: http://www.incompanypr.com.br/areas-de-atuacao/marketing-medico/

Estamos à disposição quando quiser começar!

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Alexandre de Souza Teixeira

Sócio Diretor

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

www.incompanypr.com.br

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