22/11/2016 // Artigos

Brasil chega a 1 milhão de advogados

22-11-1

O que era para acontecer apenas em 2018, aconteceu antes. Desde o dia 18/11/16, o Brasil tem 1 milhão de advogados. Os dados são do cadastro nacional de profissionais mantido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

São Paulo lidera a lista, com mais de 282 mil advogados, seguido por Rio de Janeiro (138 mil), Minas Gerais (102 mil) e Rio Grande do Sul (75 mil). Os estados brasileiros com menor número de advogados são Roraima (1,5 mil), Amapá (2,4 mil), Acre (3 mil) e Tocantins (5 mil). Fonte: Conjur

O Brasil é o mercado mais concorrido do mundo para a Advocacia. Isto se deve ao fato que no Brasil existe mais cursos de direito do que a soma do resto do mundo.

E AGORA? COMO SE DIFERENCIAR?

Agora mais do que nunca é importante o planejamento estratégico do negócio e um plano de comunicação off-line e digital para gerar e agregar valor à marca do escritório, contribuindo para  a reputação dos advogados e posicionando as suas áreas de atuação de maneira correta no mercado, sem ferir o código de ética da OAB.

Existem muitas estratégias e ações de marketing possíveis e muito importantes para o desenvolvimento do escritório e que não conflitam com as normas do código de ética.

As principais estratégias são: Plano de comunicação institucional – branding, mkt. digital, sites mobiles, Apps – aplicativos, conteúdo para blogs e redes sociais, newsletters, revistas, e-books, eventos, palestras, relacionamento com clientes, pesquisa de satisfação e outros…

Custa muito mais caro não fazer nada e ficar parado vendo o mercado se mexer e você depreciar. Invista de forma proporcional ao seu tamanho e vá crescendo ao longo do tempo de maneira sustentável. Sugiro que cerca de 3% a 5% do seu faturamento retorne para retroalimentar a sua marca, que no final das contas é a galinha dos ovos. Pense nisso e comece a planejar já um 2017 diferente!

alexandre

 

 

 

Alexandre de Souza Teixeira | Sócio Proprietário
In Company – Projetos de Marketing Jurídico
41.3362-1330 / 41. 99689-2980
alexandre@incompanypr.com.brwww.incompanypr.com.br

 

Voltar