08/02/2018 // Artigos
Desafios para o marketing jurídico em 2018
DIFERENCIAL COMPETITIVO, CONQUISTA DE CLIENTES, ENGAJAMENTO, NETWORKING, POSICIONAMENTO DE MARCA E RELACIONAMENTO COM O MERCADO.

Você que é advogado ou gestor de um escritório de advocacia, deve se deparar com estes desafios todo início de ano na hora de planejar os objetivos e as metas anuais.
Portanto, vou tentar ajudar descrevendo alguns pontos fundamentais que devem entrar no seu projeto anual, dependendo o nível em que está, pois não é necessário fazer todas estas estratégias e ações em um ano. O importante é começar, mesmo que pequeno, mas andar. A cada ano você pode ir evoluindo em seu ciclo de projetos, fazendo up grades. O importante é não ficar parado, pois não fazer nada vai custar muito mais caro, pode ter certeza!
Bom, vamos lá:
Por que você deveria apostar em comunicação e marketing como diferencial competitivo?
Porque em um dos segmentos mais concorridos do mercado em que milhares de novos advogados entram neste ramo todos os anos, inovação, visão estratégica, posicionamento e valorização de marca são características de quem trabalha com negócios vencedores.
E AGORA? COMO SE DIFERENCIAR EM 2018?
Agora, mais do que nunca, é importante o plano de comunicação off-line e digital para gerar e agregar valor à marca do escritório, contribuindo para a reputação dos advogados e posicionando as suas áreas de atuação de maneira correta no mercado, sem ferir o código de ética da OAB.
Existem muitas estratégias e ações de marketing possíveis e muito importantes para o desenvolvimento do escritório e que não conflitam com as normas do código de ética.
As principais estratégias são: Plano de comunicação institucional – branding, marketing digital, sites mobiles, Apps – aplicativos, conteúdo para blogs e redes sociais, inbound marketing, newsletters, revistas, e-books, eventos, palestras, relacionamento com clientes, pesquisa de satisfação e outros…
Veja em detalhes abaixo:
MARKETING DIGITAL:
A estratégia de Inbound Marketing estabelece a gestão do ciclo de vida do cliente, da fase SUSPCET até a fase de RECONQUISTA de um ex-cliente. É uma evolução e um segundo passo para o desenvolvimento do Ciclo de Marketing Digital. Depois de toda a estrutura e estratégias implementadas, iniciamos a gestão de conteúdo com o público alvo, gerando links de fora para dentro do site e do blog.
Esta estratégia tem as seguintes fases:
ATRAIR LEADS ou interessados nos seus produtos ou serviços. Enfim, clientes em potencial.
NUTRIR estes leads para que eles obtenham mais informações sobre a sua atividade, suas competências, valorizando ainda mais este relacionamento que deverá ser duradouro. Nesta fase o posicionamento da sua marca estará se consolidando com o público e aumentando ainda mais a sua reputação e desejo de compra pelos seus produtos e serviços.
VENDER após a solicitação de propostas e contato direto do público para conhecer mais sobre a sua empresa.
RETER clientes aumentando a sua fidelização com ótimo atendimento e com conteúdos exclusivos, além é claro, das demais ações das fases anteriores.
RECONQUISTAR clientes antigos mostrando-se sempre atualizado e presente na mente de potenciais clientes que podem vir a recomprar a sua marca.
- SEO– (Search Engine Optimization)– Indexação do site no Google: É um conjunto de estratégias para fazer um site aparecer bem posicionado nos resultados de busca e otimizar seu tráfego de forma orgânica. Não há custo por clique.
- SEM– (Search Engine Marketing)– Links patrocinados no google: Criação e Gestão de campanhas no Google Adwords: É o processo que usa as ferramentas de busca na web por meio de palavras–chaves estrategicamente selecionadas para promover determinado site, onde você paga por cliques.
- SMO– (Social Media Optimization)– Gestão de conteúdo no site e redes sociais: Gestão de conteúdo diário para diversos canais digitais, como: redes sociais, sites e newsletters, sempre de maneira integrada entre as plataformas. Este gerenciamento de conteúdo permite que os clientes proporcionem melhor relacionamento e engajamento com o seu público, disponibilizando conteúdo atual e relevante. Também ajuda para atrair novos seguidores e a indexar melhor suas páginas nos sites de buscas.
- SMM – (Social Media Marketing) – Links patrocinados nas redes sociais: Criação e Gestão de campanhas de anúncios nas redes sociais, impulso de postagens e campanha de curtidas das páginas. São ações essenciais para promover uma marca nas mídias sociais por meio de anúncios pagos, atraindo visitantes para o site e suas redes sociais.
- NEWSLETTER ELETRÔNICA: É uma comunicação regular e periódica realizada via e-mail, enviada para os clientes atuais, parceiros, entidades e potenciais clientes da empresa, oferecendo conteúdo relevante sobre assuntos específicos e também informações sobre produtos e serviços. Tem como objetivo gerar relacionamento e criar vínculos com o leitor, trazendo mais credibilidade à marca.
- E-MAIL MARKETING: É a utilização do e-mail como instrumento de marketing direto, respeitando normas e procedimentos pré-definidos, analisando o retorno gerado por meio de relatórios e análises gráficas.
- SMS MARKETING: Desenvolvemos campanhas e relacionamento frequente com os consumidores dos nossos clientes por meio do SMS. A ferramenta possibilita o contato direto e imediato com o público alvo da sua empresa, otimizando o relacionamento mobile da sua marca com o cliente.
- REVISTAS: São publicações físicas e digitais disponíveis em sites e aplicativos que reúnem notícias e artigos dos clientes para promover produtos, serviços e transmitir a competência e conhecimento da sua empresa. As revistas customizadas corporativas são uma excelente estratégia de Branding e relacionamento com seus clientes, pois promovem a comunicação customizada, o posicionamento da marca e o relacionamento com seus clientes, fornecedores e parceiros.
- E-BOOKS: Pode ser uma coletânea de artigos, um capitulo de um livro, perguntas e respostas sobre um tema, ou uma cartilha sobre um produto ou serviço. A vantagem do sistema e-book é que para as pessoas baixarem o material em PDF elas preenchem um mini cadastro e também a possibilidade de uma pequena enquete. Um mailing importante de possíveis clientes e interessados pelo conteúdo desenvolvido por sua empresa.
- APP – APLICATIVOS: O aplicativo mobile personalizado da sua marca, permite de maneira simples e assertiva colocar à disposição do usuário um conteúdo interativo e exclusivo, em uma plataforma destinada especialmente à smartphones e tablets. A estruturação das páginas proporciona uma navegação intuitiva, otimizando a experiência do usuário mobile. Ação nobre e muito inovadora no meio digital, pois o branding é excelente, pois a sua marca estará passando pelos olhos e dedos do seu cliente ou prospect várias vezes ao dia.
Além de proporcionar rapidez e atalho para acessar o conteúdo da sua marca.
- RELATÓRIOS DE MONITORAMENTO E AJUSTES: Para mensurar os resultados de todas as ações digitais acima, analise relatórios com os resultados e estatísticas onde é possível identificar os pontos fortes e o que deve ser melhorado nas ações.
- PESQUISA DE SATISFAÇÃO COM CLIENTES VIA PLATAFORMA WEB: Para conhecer melhor os erros e acertos do seu negócio e avaliar gaps entre expectativa dos clientes e o que foi realizado na prática.
MARKETING DE RELACIONAMENTO:
- EVENTOS: café da manhã, palestras ou happy hours estilo networking: Para todos estes eventos crie uma identidade de marca com um enxoval de peças. Estratégia fundamental para fazer um relacionamento mais próximo com clientes e prospects.
LEMBRE-SE, custa muito mais caro não fazer nada. Sugiro que cerca de 3% a 5% do seu faturamento retorne para retroalimentar a sua marca, que no final das contas é a galinha dos ovos. Pense nisso e tenha um 2018 inovador!
Conheça todas as ações de marketing jurídico em nosso site: www.incompanypr.com.br

Alexandre de Souza Teixeira
Sócio Diretor
41.3362-1330 / 41. 99689-2980
alexandre@incompanypr.com.br
www.incompanypr.com.br
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