02/08/2018 // Artigos

Perfil versus página no Facebook: qual a melhor ferramenta para um profissional autônomo?

Divulgar-se como profissional autônomo é diferente de divulgar uma clínica ou academia. Se você atua como fisioterapeuta ou personal trainer por exemplo, seu nome é a sua marca. Sua identidade pessoal está diretamente vinculada ao seu negócio.

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Mas, ao usar o Facebook como ferramenta de marketing digital, será que vale a pena adotar uma abordagem mais pessoal? Mesmo sendo um profissional autônomo, será que você precisa de uma página, ou pode usar seu perfil pessoal?

Nesse texto você vai entender as principais diferenças entre um perfil e uma página; e vai descobrir, em 4 razões, qual é a melhor ferramenta para divulgar seu trabalho como personal trainer, sem correr riscos legais e podendo alcançar os melhores resultados.

Perfil versus página no Facebook: entenda as diferenças
O Facebook começou como uma rede social apenas para interação entre amigos. Para fazer o seu cadastro na rede social, o indivíduo precisava criar um perfil, no qual insere seu nome, fotos e algumas informações pessoais.
Posteriormente, foi disponibilizado o recurso da “página” (ou fan page), voltado para empresas e pessoas públicas.
No que diz respeito aos recursos disponibilizados pelo Facebook, as principais diferenças entre o perfil e a página são:

• Com o perfil, é possível adicionar amigos; com a página, não. Para receber as atualizações da página, o usuário precisa “curti-la”;
• O perfil pessoal é gerido apenas pelo seu dono; a página pode ser administrada por várias pessoas;
• No perfil, as atividades são limitadas a publicações de fotos, vídeos e textos, curtidas e compartilhamentos, mensagens públicas e privadas. Já a página disponibiliza recursos como: criação de anúncios, envio de mensagens em massa, vídeo de apresentação, avaliações de usuários, impulsionamento de publicações, métricas e estatísticas, abas especiais etc.

Em resumo, o perfil é voltado para fins pessoais e a página é voltada para a promoção de atividades profissionais. Todos os recursos disponibilizados pelo Facebook são personalizadas para atender esses fins.
Inclusive, o Facebook estabelece algumas restrições em relação ao tipo de conteúdo publicado: a página não pode conter conteúdo que não tenha fim comercial, nem o perfil pessoal pode conter conteúdo com fim comercial, como explicaremos no próximo item.

Qual a melhor ferramenta para um profissional autônomo?
Mesmo que você, como personal trainer, promova seu trabalho de forma autônoma, sem associar-se a uma academia, e mesmo usando seu nome próprio como marca, a página certamente é a melhor ferramenta. Entenda por quê:

1. Usar um perfil pessoal para negócios fere os termos de uso do Facebook
Segundo os termos de uso do Facebook, o indivíduo que cria um perfil pessoal deve usar o mesmo nome que adota em sua vida cotidiana e deve usá-lo para fins pessoais. Assim, usar o seu nome associado à alcunha “Personal Trainer”, e usar seu perfil pessoal para promover seu negócio, são atitudes que ferem os termos de uso do Facebook. Seu perfil fica sujeito a ser removido pelo Facebook a qualquer momento.

É importante lembrar que, devido a todos os acontecimentos recentes envolvendo notícias falsas (“fake news”), a equipe do Facebook está cada dia mais atenta ao conteúdo publicado pelos usuários. Ao promover seu trabalho por meio de uma página, você evita violações às políticas de uso do Facebook.

2. É importante separar a sua vida pessoal do seu negócio
A verdade é que, como um profissional autônomo que usa o seu nome como marca, sua figura sempre será visada. Afinal, seu nome e sua imagem estarão associados ao seu trabalho, seus clientes e os resultados que você os auxilia a alcançar.

Sua marca carrega muito da sua identidade pessoal – e assim deve ser, afinal, são suas características únicas que te diferenciam dos demais profissionais do mercado; mas, mesmo assim, é importante estabelecer uma distinção entre a sua presença online enquanto pessoa, e a presença online do seu negócio.

3. A página tem mais recursos
O Facebook para Empresas disponibiliza uma série de recursos bastante valiosos e úteis para estratégias de marketing digital e branding, como aqueles que citamos anteriormente.
Podemos destacar, por exemplo:
• O layout da página e estruturação do conteúdo, que são de grande valia para a consolidação da identidade visual da sua marca;
• A disponibilização de informações de contato, localização e descrição dos serviços;
• A possibilidade de promover consciência de marca ao ter seu nome e conteúdo passando pelo feed dos usuários;
• As métricas, que permitem medir os resultados das suas campanhas de marketing.
Se você não tem uma página para promover seu negócio, está desperdiçando todas essas oportunidades.

4. A página permite alcançar mais pessoas
O perfil pessoal permite adicionar um número determinado de pessoas; mas para a página, não há limite de curtidas. Quanto mais você conseguir divulgá-la, mais fãs e seguidores pode conseguir, agregando relevância à sua página.
Além disso, a página permite o impulsionamento de publicações para alcançar um público maior, de forma personalizada, segundo critérios de localização, faixa etária etc.

A In Company está preparada para te ajudar a planejar e desenvolver essa e muitas outras estratégias de marketing digital. Oferecemos serviços especializados para fisioterapeutas, psicólogos, personal trainers, academias e outros profissionais da área da saúde. Entre em contato conosco e veja o que podemos fazer por você e seu negócio!

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Alexandre de Souza Teixeira
Sócio Diretor
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