20/11/2018 // Artigos

5 dicas para a sua estratégia de marketing em 2019

Sua marca já está preparada para 2019? O planejamento é um dos pré-requisitos do sucesso de qualquer estratégia de marketing; e como 2018 está quase acabando, sua marca precisa se antecipar.

Confira quais são as principais formas de fazer marketing, as tendências para 2019, e uma lista com 5 coisas que você deve priorizar para alcançar bons resultados no ano que vem!

Várias formas de fazer marketing

Um plano de marketing compreende várias possibilidades.

O outbound marketing (ou marketing de saída), por exemplo, é a vertente do marketing que se concentra em esforços para alcançar o indivíduo de forma ativa, ostensiva, por meio de anúncios na TV, rádio, carros de som, panfletos, entre outros recursos. Por muitos anos, o outbound marketing foi a principal alternativa adotada por marcas de todos os tipos.

Nas últimas décadas, especialmente após a explosão da comunicação por mídias digitais, a vertente que vem ganhando destaque é o inbound marketing (marketing de entrada), o inverso do outbound. No inbound marketing, o foco é atrair a atenção do indivíduo para levar a um engajamento espontâneo. Para isso, busca-se conquistar a atenção do indivíduo por meio do fornecimento de conteúdos de seu interesse.

Tanto as estratégias de outbound quanto inbound marketing podem ser desenvolvidas em uma realidade offline ou online. O marketing digital tem sido o meio de preferência, devido ao seu potencial de alcance maior e mais personalizado, aliado a um custo relativamente baixo.

Como será o marketing em 2019?

O outbound marketing não morrerá, mas o inbound marketing  seguirá ganhando força.

Se você ainda não adota o inbound marketing como estratégia no planejamento de marketing da sua empresa, há tempo de se preparar para começar logo em 2019. A tendência é que o comportamento do consumidor se torne cada vez mais resistente a abordagens de massa, invasivas e não personalizadas.

Com o inbound marketing, é possível gerar credibilidade para a sua marca, construindo autoridade por meio de conteúdo relevante; e conseguir um engajamento mais espontâneo, sempre baseado no consentimento (marketing de permissão).

Se você já adota o inbound marketing, precisará usá-lo de maneira ainda mais eficiente e sofisticada para que seu conteúdo se destaque.

Há algum tempo já se fala em content shock (embate de conteúdo), que é o que se verifica quando existe um excesso de conteúdo disponível na Internet, resultando em maior dificuldade para conseguir a atenção do usuário. Para driblar isto, o Google vem aprimorando seus algoritmos para que os conteúdos mais ricos e diferenciados se destaquem, em detrimento dos mais superficiais.

Ainda dá tempo de aprimorar o conteúdo produzido e publicado pela empresa na Internet, para aumentar as suas chances em 2019!

5 coisas em que você deve focar agora para sua estratégia de marketing em 2019

 1. Identidade de marca

Os números do empreendedorismo vêm crescendo, assim como o número de marcas investindo em presença digital. Assim, a sua marca precisa ter uma identidade forte e bem definida para se destacar e alcançar o público certo, sempre com um design moderno e que passe a imagem correta do seu posicionamento. Materiais de apresentação institucional e de vendas devem estar todos integrados. Todos os pontos de contato com seu prospect ou cliente devem estar com a mesma identidade de marca.

2. Fazer escolhas inteligentes quanto aos investimentos em marketing online e offline

O marketing digital (online) seguirá crescendo, mas nem por isso as estratégias de marketing offline devem ser totalmente descartadas. As características do seu negócio (área do mercado, alcance, público alvo) dirão quanto esforço deve ser direcionado para cada estratégia.

3. SITE adequado ao mkt digital e SEO (Search Engine Optimization)

Seja o que for que sua empresa publique na Internet, desde os conteúdos mais curtos até os mais elaborados, é imprescindível usar estratégias de otimização para mecanismos de busca (SEO). Com o emprego de boas técnicas de SEO, seu conteúdo alcança melhores posicionamentos em buscas feitas em sites como o Google. Lembre-se que os algoritmos de busca seguirão se aperfeiçoando, requerendo um SEO mais adequado para facilitar resultados em buscas feitas pelo computador, versão mobile (celular), comando de voz de assistentes virtuais etc. Mas aqui, para o SEO funcionar, você deverá ter um site com modelagem, conteúdo, tecnologia e design adequados ao marketing digital atual.

4. Plano de Ação

Para alcançar melhores resultados, é recomendável investir em um planejamento abrangente, que contemple diversas estratégias integradas: off-line e digitais, de outbound e inbound marketing. Isto requer a otimização do tempo e dos recursos humanos e financeiros disponíveis. É possível delegar algumas tarefas a empresas especializadas, e automatizar outras, usando de ferramentas digitais como softwares, websites e inteligência artificial (IA). Neste plano de ação deverá estar todas as estratégias e ações táticas descritas, com responsáveis, prazos e orçamentos definidos.

5. Relatórios e Análise de dados

É importante que todos os resultados de uma campanha de marketing sejam devidamente medidos e analisados. Por meio dessas métricas, você poderá visualizar o efeito que cada estratégia tem, possibilitando um constante melhoramento.

Comece a se preparar para 2019 agora!

Entre em contato conosco e veja o que podemos fazer por sua empresa. A In Company pode te ajudar com isso!

Nós, da In Company, desenvolvemos projetos de outbound e  inbound marketing especializados para:

  • Advogados, escritórios e institutos jurídicos;
  • Médicos, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos e profissionais da saúde em geral;

Todos os nossos projetos são personalizados e desenvolvidos com a observância das normas éticas de cada profissão. Para mais informações, entre em contato conosco ou acesse: http://www.incompanypr.com.br/areas-de-atuacao/

 

 

 

Alexandre de Souza Teixeira
Sócio Fundador
41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

www.incompanypr.com.br

Continue nos seguindo nas redes sociais e acompanhe nosso blog para saber mais sobre as novidades de marketing.

Compartilhe:

Voltar