22/11/2018 // Artigos

A importância da identidade visual para profissionais da saúde

A identidade visual desempenha um importante papel na construção de uma marca de saúde. Geralmente, ela é uma das primeiras associações que um indivíduo faz com o nome da marca.

Por isso, a definição da identidade visual de um profissional da saúde é uma chance ímpar de transmitir valores como saúde, bem estar, e quaisquer outros que reflitam a essência do seu trabalho e seu posicionamento.

Venha entender mais sobre como a escolha dos elementos visuais impacta diretamente no conceito que a sua marca transmite, e como a identidade visual auxilia projetos de marketing para profissionais da saúde.

O que é identidade visual

A identidade visual de uma marca é composta de todos os elementos visuais associados a ela. Esses elementos podem consistir em:

  • Cores;
  • Símbolos ou ilustrações (logomarca e outros);
  • Fontes tipográficas;
  • Design de um produto;
  • Layout de um website ou material gráfico;
  • Qualquer elemento visual.

O papel da identidade visual na construção de marca

Uma marca é muito mais que o conjunto dos seus elementos visuais.

No livro “Marketing 4.0”, Philip Kotler diz que “nos últimos anos, a marca também se tornou a representação da experiência total que uma empresa proporciona aos seus clientes. Portanto, uma marca pode servir de plataforma para a estratégia de uma empresa, já que quaisquer atividades em que ela se envolva estarão associadas à marca.”

Dessa forma, as marcas de sucesso são aquelas cujo nome evocam não somente a sua identidade visual, mas também conceitos de qualidade, estilo e experiências proporcionadas ao usuário.

No entanto, a identidade visual é um começo para a consolidação de todas essas memórias. A identidade visual é uma das primeiras associações que o usuário faz com o nome da marca.

Assim, a identidade visual acaba exercendo o papel de “representante” da marca. Quando se fala no nome da marca, a primeira coisa que vêm à cabeça do consumidor é o logotipo, as fontes tipográficas, as cores e figuras que constam nas embalagens (no caso de marcas de produtos) ou na fachada do prédio (no caso de marcas de serviços).

Além disso, é por meio da identidade visual que a marca transmitirá os seus valores.

Identidade visual e saúde

Os elementos visuais da marca sintetizam os valores que ela deve transmitir: seu conceito, sua história, seu público alvo, seu estilo e objetivo.

Marcas relacionadas à saúde e bem estar geralmente usam de elementos como cores claras, para inspirar tranquilidade; ou cores fortes e vivas, para inspirar vitalidade e energia. Geralmente evitam cores escuras ou sóbrias, que sugerem impessoalidade.

Também é comum que as marcas usem de símbolos ou figuras da natureza, que transmitem a sensação de paz e bem estar.

No entanto, nada disso constitui regra. A criação da identidade visual perfeita depende da análise da personalidade do profissional, ou do perfil da clínica, e também leva em consideração o público alvo, os serviços oferecidos, as características diferenciadoras da marca, e vários outros fatores que serão estudados pela equipe de designers e profissionais de marketing e branding (construção e gestão de marca).

Definidos os elementos que compõem a identidade visual do profissional autônomo ou da clínica, são eles que comporão o material gráfico (fachada, cartões de visita, receituários, canetas etc) e o conteúdo nos projetos de marketing, especialmente os projetos de marketing digital (site, presença nas redes sociais, blogs etc).

Construindo uma marca para um profissional da saúde

Médicos, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos, psicólogos e outros profissionais da saúde devem investir na criação de uma marca forte, antes de empreender esforços e investimentos no posicionamento da marca no mercado e nos projetos de marketing que atrairão o público desejado.

Uma marca bem posicionada e com ações consistentes é capaz de “conversar” com o seu público alvo e torná-lo fiel. Construir uma marca forte é garantir que os potenciais pacientes se identificarão com aquilo que torna o profissional ou empresa diferenciados dos demais.

Obviamente, é preciso ter em mente que o trabalho de construção, posicionamento e consolidação de marca não gera resultados a curto prazo. A marca precisa ser gerida, e até mesmo atualizada e aperfeiçoada com o tempo, se isso se mostrar necessário. Além disso, o sucesso do branding também depende da execução dos projetos de marketing que levarão ao usuário o conteúdo e as ações (inbound marketing e marketing digital) que ele passará a associar à marca.

Para entender mais sobre construção de marca e inbound marketing, continue acompanhando o blog da In Company.

Atendemos dentistas, médicos, clínicas, consultórios, hospitais, e diversos profissionais da saúde, tais como: fisioterapeutas, nutricionistas, estúdios de yoga e pilates, academias, coaches de saúde fitness e outros.

O objetivo do marketing voltado para profissionais da saúde é gerar e agregar valor às marcas e aos negócios dos nossos clientes, contribuindo para a reputação dos profissionais da saúde, posicionando as suas áreas de atuação de maneira correta no mercado, sem ferir o Código de Ética de cada profissão. Para mais informações, entre em contato conosco ou acesse: http://www.incompanypr.com.br/areas-de-atuacao/marketing-medico/

Estamos à disposição se desejar saber mais e para fazermos um plano para você sem compromisso!!

 

 

 

Alexandre de Souza Teixeira

Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

www.incompanypr.com.br

 

 

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