12/12/2018 // Artigos

A importância da missão, visão e valores para o marketing e construção de marca

Administradores sabem muito bem a importância de ter uma missão, visão e valores bem claros ao elaborar o planejamento estratégico de um negócio; mas esses conceitos também são extremamente importantes para a construção de uma marca (branding), e para as suas ações de marketing.

Muitos confudem os três conceitos ou se limitam a usar de palavras poéticas para defini-los. É importante que você entenda o que cada um realmente significa, e como essas definições ajudam profissionais de branding e marketing a oferecer os melhores resultados para o seu negócio. Confira!

O que são missão, visão e valores

  • A missão é a razão de existir do seu negócio. É o que você faz todos os dias, é o seu propósito, o motivo pelo qual você iniciou o seu empreendimento;
  • A visão representa aonde você quer chegar, qual o seu objetivo em termos de posicionamento no mercado (pode ser no âmbito do seu Município, Estado ou país; dentro de uma ou mais áreas de atuação);
  • Os valores são os conceitos e princípios que norteiam todas as ações e atitudes práticas do seu negócio.

Veja, como exemplo, a forma como a empresa Magazine Luiza define a sua missão, sua visão e os seus valores:

Missão: Ser uma empresa competitiva, inovadora e ousada que visa sempre o bem-estar comum.”

“Visão: Ser o grupo mais inovador do varejo nacional, oferecendo diversas linhas de produtos e serviços para a família brasileira. Estar presente onde, quando e como o cliente desejar, seja em lojas físicas, virtuais ou online. Encantar sempre o cliente com o melhor time do varejo, um atendimento diferenciado e preços competitivos.”

“Valores:

  • Respeito, Desenvolvimento e Reconhecimento: nós colocamos as pessoas em primeiro lugar. Elas são a força e a vitalidade da nossa organização;
  • Ética:nossas ações e relações são baseadas na verdade, integridade, honestidade, transparência, justiça e bem comum;
  • Simplicidade e Liberdade de Expressão: buscamos a simplicidade nas nossas relações e processos, respeitamos as opiniões de todos e estamos abertos a ouvi-las, independentemente da posição que ocupam na empresa;
  • Inovação e Ousadia: cultivamos o empreendedorismo na busca de fazer diferente, por meio de iniciativas inovadoras e ousadas;
  • Crença: acreditamos em um Ser Supremo, independentemente de religião, bem como nas pessoas, na empresa e no nosso País;
  • Regra de Ouro: faça aos outros o que gostaria que fizessem a você.”

Fonte: https://www.magazineluiza.com.br/quem-somos/perfil-da-empresa/

Definir sua missão, visão e valores não é uma questão de escolher palavras bonitas, ou conceitos genéricos; é uma questão de pensar na identidade do seu negócio, na essência da marca, seus verdadeiros propósitos e as características que a tornam diferente das demais.

Por que a missão, visão e valores do seu negócio ajudam na construção da sua marca

Todo negócio é uma marca. A marca é o conjunto das características que definem a identidade de um negócio: o seu nome, logotipo, identidade visual, as características do seus produtos ou serviços.

Assim como a visão, missão e valores são essenciais para a condução de um negócio, são também fundamentais na hora de elaborar um planejamento de marca, a fim de que a identidade fique clara para o público.

Todas as características da marca e das ações de marketing que serão realizadas precisam ser ajustadas à identidade e aos objetivos da marca.

Assim, a missão, visão e valores de um negócio impactam diretamente:

  • na identidade visual da marca;
  • no teor do conteúdo que será produzido;
  • na seleção das ações e canais de marketing;
  • entre outros aspectos.

Uma empresa que tenha um perfil mais conservador certamente não incluirá “ousadia” entre seus valores; assim como, uma empresa que tenha maior perfil para o risco e valorize iniciativas que desafiem os padrões deixará isso claro em seus valores. A equipe encarregada de construir a identidade visual desta marca precisa estar atenta a esses valores; caso contrário, o projeto vai transmitir uma mensagem totalmente diferente daquilo que a marca representa.

Um outro exemplo que mostra a importância de conhecer bem a missão, a visão e os valores da marca é a personalização das estratégias de marketing em conformidade com a visão da marca. Uma marca cuja visão é dominar um determinado mercado, em nível regional, precisa realizar pesquisas específicas sobre esse mercado, sobre o perfil do consumidor, e buscar estratégias de marketing comprovadamente eficientes naquela região específica.

A In Company conta com uma equipe preparada para desenvolver projetos de marketing personalizados para o seu negócio e colocar em prática estes conceitos desde a logomarca, identidade visual, site, redes sociais, ações de relacionamento e todo o marketing digital da marca para atrair, conquistar e manter clientes. Atendemos:

  • advogados e escritórios de advocacia;
  • médicos, dentistas, nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos, psicólogos e profissionais da saúde em geral;
  • empresas em geral.

Entre em contato conosco e veja o que podemos fazer pelo seu negócio!

Todos os nossos projetos são personalizados e desenvolvidos conforme a sua necessidade. Para mais informações, entre em contato conosco ou acesse: http://www.incompanypr.com.br/areas-de-atuacao/

Alexandre de Souza Teixeira

Sócio Fundador

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

www.incompanypr.com.br

 

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