Artigos Postado no dia: 11 outubro, 2019

Benefícios da automação de processos no marketing

Por Akiva, líder em soluções e softwares para contact center.

A previsão é que, até 2023, o investimento em tecnologia de automação de marketing dobrará. A adoção da tecnologia de automação está aumentando de uma maneira realmente surpreendente.

A automação de marketing funciona através de um software que permite automatizar atividades e operacionalizar as comunicações com o objetivo de gerenciar tarefas repetitivas e demoradas.

Benefícios da automação de processos no marketing


O que é automação de marketing?

A automação de marketing é um software poderoso que ajuda a mecanizar os processos de marketing. Os departamentos de marketing usam software de automação para reduzir ou até mesmo eliminar tarefas repetitivas, como:

  • Criação manual de campanhas por email
  • Coordenação de mensagens de SMS
  • Divulgação de publicações nas redes sociais
  • Conteúdo do widget do site
  • Colocação de anúncios online
  • Gerenciamento e análise de dados

Como a maioria das tecnologias, a automação de marketing está em constante evolução. Quando planejado com sucesso, ajuda a impulsionar as ações e gerar mais receita. A plataforma omnichannel tem tudo a ver com essa nova tendência.

As plataformas de automação de marketing funcionam como ferramentas de suporte e alteram o papel dos profissionais de marketing, simplificando as tarefas operacionais do dia a dia e oferecendo mais tempo no desenvolvimento de estratégias.

Por que a automação de marketing é tão importante?

As empresas que usam a automação de marketing obtém mais tráfego na internet, alcançam mais compradores e estimulam a retenção de clientes, uma vez que estão sempre sendo lembrados.

Juntamente com os mecanismos de personalização, a automação de marketing envolve ações de conteúdo altamente relevante para clientes em potencial com o objetivo de convertê-los em clientes fiéis.

Ao otimizar esse processo, você pode criar conexões personalizadas com um número interminável de clientes, em escala. O legal da automatização é que ela acompanha as mudanças da jornada de compra do cliente, oferecendo aquilo que ele precisa no momento em que ele precisa.

Principais benefícios da automação de marketing

Atualmente, 67% dos líderes de marketing usam uma plataforma de automação de marketing.

(Salesforce, 2017)

Para os varejistas, a automação significa mais chances de encontrar os consumidores certos, com taxas de conversão mais altas e aumento da receita. Mas, como exatamente as plataformas de automação de marketing podem ajudá-lo a fazer mais com menos?

Os dados mostram que os profissionais de marketing vão gastar mais em tecnologia de automação para que auxiliem nas estratégias de comunicações em tempo real, gerenciamento de recursos, criação de campanhas pré-compras e muito mais. Confira os principais benefícios!

Redução das taxas de abandono de carrinho

Ao enviar automaticamente emails acionados para aqueles que deixaram itens não comprados no carrinho de compras em um website, os profissionais de marketing podem ajudar a reduzir as taxas de abandono do carrinho.

A automação de marketing pode ajudar a enviar emails de lembrete e até gerar linhas de assunto mais atraentes para garantir que os emails sejam abertos.

Aumento das taxas de abertura de e-mail

As marcas de comércio eletrônico podem aumentar as taxas gerais de abertura de email utilizando o teste A / B em todos os componentes de email. As ferramentas de automação armazenam dados históricos do consumidor, o que, por sua vez, aumenta a otimização das taxas de abertura de e-mail.

Seja através da otimização da linha de assunto ou garantindo que um email seja preenchido com o conteúdo certo e enviado no momento ideal, essas soluções resultam em decisões e resultados orientados em dados.

Aumento da receita com up-sells

Atualmente, tornou-se comum ver e-mails que incluam uma seção que mostra “outras pessoas também compraram” ou “produtos semelhantes”.

Esses e-mails de recomendação podem ser automatizados e adaptados às preferências individuais de compra do consumidor ou ao histórico de navegação anterior, que é um poderoso componente de personalização.

Com a automação correta, você pode analisar os dados de compra do consumidor e, ao mesmo tempo, enviar e-mails de venda com maior probabilidade de gerar conversões.

Automatização de programas de fidelidade

As soluções automatizadas podem registrar informações de fidelidade do cliente e enviar ofertas e incentivos personalizados em tempo real por meio de vários canais, independente do comprador estar em uma loja física, em um site ou até mesmo nas mídias sociais. Os programas de fidelidade também podem ajudar a reduzir a rotatividade de clientes, criar defensores da marca e desenvolver uma verdadeira cultura de retenção, gerando mais satisfação do cliente.

Acionamento de ofertas de e-mail

Na sua essência, a automação de marketing é uma solução composta por ações e resultados.

As ações dos consumidores acionam essas campanhas, que giram e criam um ciclo ininterrupto de envolvimento entre cliente e marca. O marketing por e-mail tem sido a estratégia básica de qualquer agência de marketing B2C, mas, quando associado à solução certa, fica mais fácil alcançar o máximo de resultados e gerar maior ROI.

O que você pensa sobre isso? Já começou a automatizar suas ações de marketing?

Guestpost produzido pela Akiva, líder em soluções e softwares para contact center.


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