17/10/2018 // Artigos

Cartão de visitas físico ou virtual: qual é o melhor para um advogado?

Com a relevância comprovada do marketing digital e dos recursos tecnológicos, principalmente para a advocacia, será que o tradicional ato de trocar cartões está ultrapassado?

Neste texto, vamos analisar as vantagens e desvantagens do cartão de visitas de papel e do cartão de visitas virtual, em uma estratégia de marketing jurídico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia para conferir a conclusão à qual nós chegamos!

Presença digital versus contato pessoal

Em um mundo no qual boa parte das pessoas têm acesso à Internet, possuem smartphones e têm perfis em redes sociais, é impensável descartar as vias digitais em uma estratégia de marketing jurídico. Afinal, a mensagem da publicidade deve ser transmitida nos canais em que há a maior chance de alcançar seus destinatários.

Os benefícios do marketing digital e do uso de recursos tecnológicos são comprovados.

No entanto, uma boa presença digital não substitui a importância do contato pessoal, sobretudo em negócios que são centrados na figura de um indivíduo, e que requerem a construção de relacionamentos e vínculos de confiança, como é o caso da advocacia.

Ademais, a advocacia conta ainda com o peculiar fator limitador imposto pelo Código de Ética e Disciplina da OAB, que restringe as formas de publicidade advocatícia.

Sendo limitadas as alternativas para divulgação do trabalho de um advogado, os relacionamentos e as indicações feitas por clientes se tornam ainda mais importantes.

O que é um cartão de visitas virtual

Um cartão de visitas virtual é um espaço virtual que contém informações profissionais e de contato. Esse espaço, geralmente, consiste em uma página básica que pode conter as seguintes informações:

  • nome pessoal ou nome do escritório;
  • logomarca pessoal ou do escritório;
  • menção da área de atuação / especialidade;
  • credenciais como títulos, formação acadêmica, e, no caso do advogado, número da OAB;
  • indicação do perfil profissional no Facebook, Instagram, Linked.in, Twitter, Youtube;
  • endereço do escritório;
  • telefone para contato;
  • e-mail;
  • link para diretório com publicações feitas pelo profissional;
  • entre outras informações, de acordo com as especificações e restrições da profissão.

O link para a página do advogado pode constar no formato hotsite, ou seja, um link único que pode ser divulgado:

  • nos seus perfis em redes sociais;
  • por Whatsapp;
  • por e-mail;
  • por SMS;
  • e até mesmo por contato pessoal.

 

Benefícios do cartão de visitas virtual

Um cartão de visitas físico pode ir parar no lixo, ou ficar esquecido dentro de uma carteira, sem nenhum apelo à mente do seu potencial cliente.

Porém, quando este potencial cliente acessa o link para a sua página, maiores são as chances de causar um impacto e conduzi-lo a iniciar desde já um relacionamento com você, acessando os seus perfis ou inscrevendo-se em sua newsletter, por exemplo.

Benefícios do cartão de visitas físico

Como dissemos, mesmo com a relevância do marketing digital, os relacionamentos fora do ambiente virtual nunca perderam e nem perderão a sua importância.

Por isso, o bom e velho ato de trocar cartões de papel não deve ser menosprezado – inclusive porque, dependendo do seu público alvo, pode ser que alguns dos destinatários da sua estratégia de marketing valorizem mais a presença física que a virtual, preferindo um material tangível para lembrar-se de você e ter o seu contato.

 

Qual é a melhor opção para um advogado?

Tanto o marketing online quanto o offline são fundamentais para o advogado que deseja captar e fidelizar clientes, adquirir credibilidade e tornar-se referência em sua área de atuação. Uma estratégia de marketing jurídico ideal é aquela que investe nas duas frentes.

Para a construção e consolidação de uma marca jurídica, é fundamental que o advogado ou escritório tenha a sua identidade visual e presença digital divulgadas tanto por meio de material físico (cartões de visita, pastas, papéis timbrados etc) quanto online (cartão virtual, redes sociais, site, blog próprio etc).

A In Company tem experiência em projetos de marketing digital para advogados e escritórios de advocacia. Todos os nossos projetos são elaborados por uma equipe de profissionais preparada para criar uma estratégia customizada para você, seguindo todas as orientações do Código de Ética e Disciplina da OAB.

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Alexandre de Souza Teixeira
Sócio Diretor
41.3362-1330 / 41. 99689-2980
alexandre@incompanypr.com.br
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