24/04/2013 // Notícias

Como as marcas icônicas constroem cultura e alteram o mercado

Mais do que entregar produtos ou serviços, as marca icônicas saem do patamar de commodities e da disputa predatória por preço para se tornar as principais responsáveis por influenciar uma categoria ou até mesmo um mercado todo. Elas possuem preços acima da média de mercado e ainda assim mantêm a liderança e altos índices de fidelidade entre os clientes. Essas marcas são agentes de transformação e podem criar uma nova forma de pensar, interferindo na cultura onde estão inseridas, se tornando sinônimo de categorias, além de fazerem parte da subjetividade de um país ou geração.

Essas empresas adquirem ainda a capacidade de utilizar mitos para a construção da sua imagem repaginando, subvertendo ou desconstruindo personagens e elementos do senso comum. Um exemplo é a joalheria De Beer que utilizou sua força para consagrar o anel de diamantes como sinônimo de compromisso. Nos últimos anos, a Dove se apropriou dessa estratégia em sua ação Beleza Real, que repensa os padrões de beleza tirando de destaque as top models, desconstruindo este padrão e exaltando a aparência cotidiana de pessoas comuns. 

A construção de uma marca icônica está diretamente atrelada a valores, ideias e identificação com o público de forma que a vida pessoal, as escolhas e preferências do consumidor caminhem espontaneamente em direção a determinado produto. A imutabilidade é um dos principais ativos de uma marca forte, para viabilizar o reconhecimento instantâneo do público. “A marca constrói um símbolo, o símbolo se torna um ícone reconhecido que se transforma em uma característica cultural. Isso constrói uma marca icônica. Para ser icônica, tem que cumprir o papel de ser altamente reconhecível, significativa, e com ressonância cultural duradoura. Não é do dia para a noite que acontece. O grande desafio é se manter icônica ao longo dos anos”, analisa Mark Batey, Consultor Mundial de Branding da BateyConsulting e Autor do livro Brand Meaning, na palestra “ Marcas Icônicas, o que são e como construí-las”, durante o I Fórum Internacional ABA Rio de Branding, no Rio de Janeiro.

fonte: mundo do marketing

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