Artigos Postado no dia: 13 agosto, 2020

Como desenvolver uma identidade de marca própria e diferente ao fazer marketing jurídico sem infringir o Código de Ética da OAB

A publicidade do advogado ou sociedade de advogados é disciplinada pelo Estatuto da Advocacia e pelo Código de Ética e Disciplina, além de provimentos do Conselho Federal da OAB.

Em síntese, esses atos normativos determinam que a publicidade do advogado deve:

  • ser feita de forma comedida, com discrição e sobriedade;
  • ter caráter informativo;
  • ser feita de forma autônoma, sendo vedada a divulgação da advocacia em conjunto com outras atividades;
  • entre outras disposições.

A intenção da OAB, ao impor tais diretrizes, é assegurar-se de que seus inscritos divulgem os serviços advocatícios de forma compatível com a dignidade da profissão, evitando a mercantilização da advocacia.

Mas nem por isso o seu marketing jurídico precisa soar igual ao de todos os outros advogados! É possível criar um conteúdo original e que tenha a sua identidade, sem infringir as disposições da OAB.

Primeiramente, é preciso entender sobre o tom de voz da sua marca.

Não há como falar em marketing digital e inbound marketing sem antes falar em construção de marca (branding).

Afinal, antes de divulgar seus serviços na Internet, é preciso ter uma identidade e propósito definidos, pois isso definirá a forma como o marketing é feito: os meios e plataformas utilizados, o conteúdo selecionado, e o tom de voz.

O tom de voz da marca (brand voice) é, literalmente, o modo como a marca se comunica com quem consume seu conteúdo; reflete-se na linguagem utilizada e na forma como a marca aborda os usuários.

Combinado com outros elementos, o tom de voz forma a imagem e a impressão que as pessoas terão da marca – e isto pode ser determinante para conquistá-las.

O desafio do marketing digital para advogados é desenvolver um tom de voz único, seguindo o perfil e conceito da maca, sem descumprir as diretrizes da OAB.

Afinal, como dissemos, o Código de Ética assevera que a publicidade do advogado deve ser sóbria, discreta e moderada – mas como garantir que isto não apagará a personalidade própria de um advogado?

Como ser sóbrio e moderado sem parecer impessoal, frio, despersonalizado?

  1. Primeiramente, é preciso entender a identidadedo profissional ou escritório: seu estilo, área de atuação, seus valores e propósitos;
  2. Depois, é preciso definir qual o público e persona que se deseja alcançar;
  3. Por fim, é preciso criar a estratégia de comunicação, desenvolvendo o tom de voz adequado, que deve ser o resultado da combinação dos dois fatores acima, com as limitações e diretrizes impostas pelo Código de Ética da OAB.

Se fosse para resumir em um formula matemática o caminho para desenvolver uma voz própria no marketing jurídico, ela seria algo como:

(linguagem compatível com a identidade do advogado – marca + linguagem adequada para alcançar o público desejado – persona) – tudo que a OAB não permite = tom de voz adequado no marketing jurídico

Na prática, esse planejamento pode ser bem sucedido se contar com profissionais especializados e criativos, que dominem as técnicas e recursos de marketing digital, mas que também tenham conhecimento das regras da OAB.

 

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Até a próxima e um abraço.

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 15 anos.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

 

 


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