12/03/2019 // Artigos

Como os links patrocinados podem ajudar um plano de marketing

Bharat Anand, Professor de Negócios na Universidade de Harvard, afirma em seu livro “A armadilha do conteúdo” que o sucesso não está em criar conteúdo, mas sim, em criar para conectar.

Mas como seu conteúdo vai gerar conexões se ninguém acessa o seu site?

Neste artigo, você vai aprender como funcionam os links patrocinados, e vai entender como o tráfego pago pode ser uma etapa importante rumo à conquista do tráfego orgânico.

Confira!

Tráfego orgânico versus tráfego pago

A grande quantidade de conteúdo existente na Internet torna bastante difícil a tarefa de conseguir visitas espontâneas ao seu website ou blog, sem o impulsionamento de anúncios ou outras estratégias de marketing – ações essas que chamamos de tráfego orgânico.

Não que seja impossível. Quando o autor do site é uma figura pública ou já tem uma grande base de fãs, é natural que suas ações despertem interesse nas pessoas, e que estas se sintam naturalmente inclinadas a conferir suas publicações.

Mas em todos os demais casos, a hipótese mais comum é que a conquista do tráfego orgânico demande tempo e esforços estratégicos.

O tráfego pago pode auxiliar nesse processo, por meio de ferramentas como os links patrocinados.

Eles podem ser usados em mecanismos de busca como o Google, ou em redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin).

Links patrocinados no Google

Por meio dos links patrocinados, é possível posicionar o seu site em um local privilegiado no Google, por meio  do sistema Google Ads.

Assim, o link aparece como uma espécie de anúncio, acima dos demais resultados da busca.

Obviamente, os links patrocinados aparecem somente se estiverem de alguma forma relacionados com os termos (palavras-chave) buscados pelo usuário.

Por isso, é importante que o conteúdo esteja ajustado segundo técnicas de otimização para busca (SEO).

 Links patrocinados nas redes sociais

Quando usados em redes sociais, os links patrocinados aparecem como postagens no feed dos usuários, marcados com a expressão “Patrocinado”.

Diferente do que ocorre no Google, nas redes sociais as postagens patrocinadas não aparecem mediante buscas realizadas pelos usuários.

Elas aparecem no feed, como se fossem uma das contas que os usuários seguem.

Como os links patrocinados são pagos

São várias as modalidades de pagamento pelo posicionamento do link.

O mais comum é que o custo seja gerado por clique (CPC), mas também pode ser gerado por visualização do anúncio (CPV).

Em outros casos, o anunciante só paga quando o link atinge mil impressões ou visualizações (Custo por Mil Impressões – CPM), ou quando o usuário chega a realizar algum tipo de interação no site do anunciante (Custo por Ação – CPA).

Alguns sites oferecem a possibilidade de pagar antecipadamente, como o Facebook, que fornece várias formas de patrocínio do link, cujos preços variam conforme o alcance do anúncio e o seu tempo de duração.

 

Por que você deve usar links patrocinados no seu plano de marketing

Os links patrocinados servem para atrair a atenção, em situações nas quais seu site provavelmente não teria a mesma exposição.

Essa exposição é bastante benéfica, pois pode iniciar o primeiro contato do usuário com a sua marca.

Os links patrocinados são ferramentas de fácil contratação, fácil mensuração e com bons resultados.

O custo-benefício, portanto, é excelente.

Não pense nos links patrocinados como uma estratégia menos válida para conseguir visitantes e seguidores.

Pense no tráfego pago como uma ajuda, uma etapa para chegar ao tráfego orgânico.

Conforme seu site cresce em visitas e popularidade, a tendência é que a necessidade de pagar para atrair tráfego diminua.

Além disso, o uso de links patrocinados não exclui a importância de investir em esforços para obter tráfego orgânico também.

O ideal é que o seu plano de marketing equilibre estratégias nos dois sentidos.

Para isto, é importante contar com profissionais que entendam as particularidades de todas estas táticas.

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador

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