Artigos Postado no dia: 17 setembro, 2020

Como planejar e implementar um projeto de marketing médico digital – muito além das redes sociais

Você sabia que o Instagram é um licenciado gratuito do seu conteúdo?

E o que aconteceria se você construísse uma audiência em uma rede social, e essa rede um dia acabasse (como aconteceu com o Orkut, por exemplo)?

As redes sociais são as principais vitrines de serviços e profissionais hoje em dia. Mas o marketing médico não pode, e nem deve, acontecer só nelas.

Nesse artigo, vamos falar sobre as vantagens e como realizar um planejamento de marketing médico digital – com ou sem redes sociais.

É possível fazer marketing médico digital sem redes sociais?

Mais de 90% dos millennials (pessoas nascidas entre 1981 e 1996) e mais de de 77% de indivíduos da geração X (nascidos entre 1965 e 1980) usam redes sociais. Funcionalidades como o Instagram Stories têm mais de 500 milhões de usuários ativos todos os dias.

Mas, dito isso, mesmo assim conseguimos responder com tranquilidade: sim, é possível fazer marketing digital sem redes sociais.

Você estaria perdendo uma fonte gigantesca de potencial de exposição, e possivelmente teria resultados menores, mas mesmo assim é possível.

O segredo está em não apostar todas as fichas nas redes sociais, ou em qualquer outra plataforma digital.

Marketing médico com redes sociais, mas além das redes sociais – esta é a melhor estratégia, e a que vemos gerar mais resultados em nossos projetos da In Company.

 

Um plano de marketing médico além das redes sociais começa pelo website

Você já tem um website próprio com blog de notícias e artigos? Um domínio, hospedagem e site desenvolvido profissionalmente?

O website é o pilar do marketing digital, pois é ele que estabelece a sua presença na Internet com ranqueamento no google.

Perfis em redes sociais são como pequenos sites também. Mas o website é o seu território, é a sua casa na Internet. Quem entra e fica nele, é porque está interessado de verdade no que você tem pra oferecer.

O website não tem as distrações das redes sociais, não tem o risco de você gerar tráfego para outras contas ou de ter seu conteúdo usado para fins indesejados.

Por exemplo: você sabia que, ao criar uma conta no Instagram, você está dando a ele uma licença para usar seu conteúdo de forma gratuita?

No seu website, você é dono do tráfego e do conteúdo.

 

Pontos fundamentais de um website

  • Um bom domínio, de fácil escrita;
  • Interface atrativa;
  • Design responsivo;
  • Uso de palavras-chave e conteúdo otimizado para SEO, para ser encontrado no Google;
  • Blog com conteúdo próprio;
  • Integração com plataforma de marcação de consultas, inscrição em newsletter ou outras funcionalidades.

 

Marketing médico além das redes sociais – o que mais é necessário?

O planejamento da sua estratégia de marketing médico também pode incluir:

  • Newsletter via e-mail, whatsapp ou telegam com novidades, notícias, artigos, conteúdos originais ou curadoria de conteúdo;
  • Google Adwords;
  • E-mails de pós-venda (sim, pós-venda também é marketing!);
  • Vídeos e webinars no Youtube;
  • Palestras, participações e conteúdos em mídias especializadas e eventos.

Sejam quais forem os canais escolhidos para a estratégia, é importante que eles sejam coordenados com base em uma identidade forte e objetivos bem definidos.

 

Planejamento de marketing médico digital: a identidade

A identidade tem a ver com o planejamento da marca médica:

  • o nome escolhido (pessoal ou da clínica);
  • a identidade visual (logotipo, ícones gráficos de comunicação);
  • a paleta de cores do site, dos conteúdos e dos posts;
  • o tom de voz da marca.

 

Nas estratégias que envolvem marketing de conteúdo, também é importante alinhar a identidade a uma persona bem definida.

Se identidade e persona estiverem desalinhados, você corre o risco de:

  • falar certo para o público errado → identidade bem construída, persona mal definida;
  • não passar coerência ao falar para o público certo → persona bem definida, identidade mal construída.

 

Planejamento de marketing médico digital: os objetivos

Os objetivos, no marketing digital, geralmente se referem a métricas de:

  • tráfego (acessos);
  • cliques;
  • engajamento por comentários ou compartilhamentos;
  • abertura de e-mails;
  • indexação no google do seu domínio e conteúdos
  • e, o mais importante: conversão em leads e vendas (fechamento de serviços).

 

A In Company tem um e-book especial sobre estratégias de posicionamento de mercado e captação de clientes para médicos e profissionais da saúde.

Escrevemos esse e-book com base na nossa experiência de mais de 15 anos, criando projetos de marketing digital, com observância das regras do CFM e observando tendências e estratégias que dão resultados.

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Para entender mais sobre isso, continue lendo nossos conteúdos e aprenda mais sobre inbound marketing, funil de vendas e outras estratégias de marketing digital.

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

 

 


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