A newsletter é uma ferramenta de marketing usada por algumas das maiores marcas de saúde do mundo, como a Harvard Health Publishing. O motivo é simples: a newsletter entrega informação, qualificando seu público a respeito do seu serviço, fortalecendo sua marca e gerando oportunidades de relacionamento.
Neste artigo, vamos entender como a newsletter une o marketing de conteúdo com o marketing de relacionamento. Além disto, vamos ver com algumas empresas da área de saúde e bem estar usam essa ferramenta, e como você pode fazer o mesmo.
O papel da newsletter no marketing para a saúde: relacionamento e distribuição de conhecimento
O marketing para a saúde pode fazer uso de diversas estratégias, técnicas e ferramentas. O ideal é que essas estratégias tenham dois objetivos:
Com o marketing de conteúdo, a finalidade é colocar a informação ao alcance daquele que a procura ou tem interesse por ela. Assim, você tem a oportunidade de posicionar a sua marca na mente das pessoas que chegam a essa informação. Consequentemente, também se firma como uma referência sobre aquele assunto.
Com o marketing de relacionamento, a finalidade é criar um vínculo com a pessoa que chega até sua marca.
Existem ferramentas que alcançam esses dois objetivos de uma vez só.
Uma deles é a newsletter.
A newsletter leva uma curadoria de informação às pessoas. Ao mesmo tempo, faz com que você (ou sua clínica, sua marca) “marque presença” perante essas pessoas, gerando oportunidades para que elas se engajem com os conteúdos trazidos, façam perguntas, retornem o contato, estreitem o relacionamento.
Exemplos de newsletters na área da saúde e bem estar
Algumas das marcas e empresas de maior sucesso no Brasil e do mundo usam newsletters para distribuir conhecimento sobre a área da saúde ou divulgar seus produtos de saúde, bem estar, estética e afins.
Conheça alguns exemplos de sucesso de newsletters na área da saúde.
Harvard Health
A Harvard é uma das maiores e mais tradicionais universidades do mundo, que investe bastante em pesquisa. Ela tem um selo exclusivo para distribuir conhecimento na área da saúde, a Harvard Health Publishing, e uma das ferramentas que utiliza para isso é a newsletter Harvard Health Online.
Essa é uma newsletter paga que entrega conteúdos exclusivos para seus assinantes. Além de fortalecer sua marca e sua pesquisa científica, a newsletter também se tornou um produto e fonte de renda para a Harvard.
Hospitalogy
A Hospitalogy é uma newsletter focada em estratégia e negócios para o segmento de saúde. É assinada principalmente por executivos da saúde. Seu conteúdo é produzido por especialistas em healthtechs (startups da área da saúde) e adota uma linguagem e identidade visual extrovertida, criativa e atual.
Orna Fórmula
Um exemplo brasileiro de marca de bem estar, estética e saúde é a ORNA Formula. É uma empresa especializada em produtos para a pele e que usa diversas estratégias de conteúdo, entre elas uma newsletter com informações sobre a melhor forma de usar os produtos.
Escolhendo o formato ideal de uma newsletter na área da saúde
A newsletter é como um “boletim” com conteúdos selecionados para uma audiência específica. Ela não é direcionada a uma grande massa, e muitas vezes, sequer é aberta para todos. Por isso, a newsletter precisa ser formatada e pensada para falar especificamente com o público que a assina ou se inscreve.
A escolha do formato ideal da newsletter precisa considerar:
Newsletter por e-mail
O e-mail é o meio mais comum usado para envio de newsletters.
Para receber a newsletter por e-mail, a pessoa precisa se inscrever e aceitar esse envio. Essa é uma rotina do inbound marketing, mas também é uma etapa necessária para cumprir com a Lei Geral de Proteção de Dados.
A vantagem da newsletter por e-mail é que você entrega uma informação diretamente na caixa de seu e-mail do seu público, “marcando presença” entre as mensagens e obtendo boas métricas sobre quem clicou, quem leu, etc.
Newsletter no LinkedIn
A rede social LinkedIn conta com uma ferramenta gratuita de newsletter que pode ser usada por perfis pessoais e por páginas de empresas.
A newsletter do LinkedIn é composta de posts e artigos que você publica no próprio LinkedIn.
Pessoas que não te seguem ou não são suas conexões também podem se inscrever na sua newsletter, interagir, comentar e compartilhar.
– Quer saber mais sobre marketing médico e saúde em geral?
ENTÃO, ACESSE…
Saiba como a principal estratégia de marketing digital medico/saúde pode trazer melhores resultados para o seu negócio!
ACESSE AQUI: https://conteudo.incompanypr.com.br/ebookmedico-2020
Deseja fazer parte do nosso canal no whatsapp para receber conteúdos informativos para o seu marketing medico/saúde.
https://chat.whatsapp.com/KXfqKSrtk9V3Egtgm8QWu0
Para saber mais, continue lendo nossos conteúdos e aprenda mais sobre inbound marketing, funil de vendas e outras estratégias de marketing digital.
Para mais informações, acesse: https://www.incompanypr.com.br/areas-de-atuacao/marketing-medico/
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980