31/10/2018 // Artigos

Conseguindo resultados a médio e longo prazo com inbound marketing

Ter clientes satisfeitos e fiéis é o sonho de todos os profissionais; mas obviamente, isso não é obtido da noite para o dia. A construção de vínculos de afinidade e confiança requer tempo. Essa máxima também vale para o marketing digital e o inbound marketing.

Venha entender como são gerados os resultados nos projetos de inbound marketing, e saiba por que o seu negócio deveria priorizar o sucesso a médio e longo prazo na hora de conquistar clientes com marketing.

Como funciona o inbound marketing

O inbound marketing, ou marketing de entrada, compreende estratégias de marketing pensadas para atrair o cliente através do seu espontâneo interesse por um determinado conteúdo ou informação.

Para que isso aconteça, a marca precisa estar posicionada de forma que ofereça a informação correta, para o cliente correto, na plataforma correta.

Quando essa sinergia acontece, o cliente é naturalmente conduzido por aquilo que chamamos “funil de vendas”.

O funil de vendas compreende:

  • Topo – é a etapa em que o cliente toma conhecimento da marca. Nessa etapa, as estratégias devem ser desenvolvidas para atrair o cliente, trazê-lo para conhecer a marca, com a finalidade de gerar leads;
  • Meio – nessa etapa o cliente já conhece a marca e seus produtos/serviços; e a marca também já tem algumas informações sobre o perfil do cliente. É o momento de apresentar soluções mais específicas e certeiras para as necessidades dele;
  • Fundo – é a etapa na qual a marca já ofereceu a solução que o cliente precisa, e ele já se sente à vontade para comprá-la.

A jornada do funil de vendas se empenha em mostrar ao cliente o que a marca pode oferecer, a fim de que o próprio cliente se sinta convencido e interessado a engajar um relacionamento e uma compra.

Assim, os projetos de inbound marketing são, essencialmente, uma maneira estratégica de analisar como o posicionamento da marca na internet pode influenciar a decisão de consumo do seu público alvo, identificando oportunidades para se destacar.

Esse posicionamento é feito com sites, redes sociais, blogs, newsletters, apps e produção de conteúdo próprio em geral, e também com técnicas de SEO e outros recursos digitais.

Por que apostar no inbound marketing

O inbound marketing se destaca por levar os clientes a conhecerem e interagirem com a marca de uma maneira mais natural, sem forçar um relacionamento, e sem incomodar o cliente com propagandas ostensivas que, muitas vezes, podem acabar se tornando invasivas.

A autonomia e liberdade do cliente são respeitadas durante todo o processo, sendo que, inclusive, as estratégias digitais que possam ser consideradas invasivas (captação de dados, envio de e-mails etc) são sempre precedidas do consentimento do cliente – é o que chamamos de “marketing de permissão”.

Outra importante característica do inbound marketing é que ele gera resultados no médio e no longo prazo. Você pode se perguntar: por que isso seria uma vantagem? A resposta tem a ver com a sustentabilidade, elemento fundamental para o sucesso e sobrevivência de qualquer negócio, mas que muitas vezes é negligenciado em detrimento do sucesso a curto prazo.

Foco no médio e longo prazo gera resultados melhores

O objetivo do inbound marketing não é apenas vender um produto ou serviço uma vez; é conquistar efetivamente o cliente. Para isso, a marca precisa provar constantemente, por meio de todas as etapas do funil de vendas; e precisa empenhar-se para criar um relacionamento saudável, no qual o cliente não se sinta forçado a fechar negócio.

O interesse do cliente é priorizado a todo tempo, durante a elaboração dos conteúdos que serão apresentados a ele nas plataformas digitais.

Dessa forma, o processo de compra se torna mais natural, respeitoso, e por isso, mais sustentável, pois a tendência é que o cliente se sinta confortável com a marca, volte a fechar negócios com ela e recomende-a para outras pessoas.

Ter clientes satisfeitos e fiéis é o sonho de todos os profissionais; mas obviamente, isso não é obtido da noite para o dia. A construção de vínculos de afinidade e confiança requer tempo.

O primeiro ano da execução de uma estratégia de inbound marketing é dedicado à construção da identidade da marca, e ao seu posicionamento na Internet.

Em um primeiro momento, que geralmente se dá em torno dos 4 a 5 primeiros meses, é definida a identidade visual, que será refletida no material gráfico e na presença digital da marca; e também o alinhamento dos propósitos da marca com o seu público alvo.

Depois, inicia-se o ciclo de conteúdos, por meio de:

  • Redes sociais;
  • Newsletters e e-mail marketing;
  • Blogs;
  • E-Books e Revistas;
  • E outros meios

Os resultados costumam aparecer após os 8 a 12 primeiros meses, quando a marca já está:

  • suficientemente posicionada para ser encontrada; e
  • com uma identidade suficientemente forte para cativar o cliente que o encontra.

Não basta que só um dos requisitos acima estejam preenchidos. Uma marca mal posicionada não é encontrada nos mecanismos de busca, redes sociais etc; e uma marca com identidade mal construída não vai conseguir conquistar o cliente que toma conhecimento dela.

Veja na imagem abaixo um exemplo de resultado de um projeto de inbound marketing desenvolvida ao longo de 12 meses:

 

Todas as estratégias para cada etapa do funil de vendas devem ser desempenhadas com o mesmo patamar de qualidade e personificação. A constância é a chave do sucesso da estratégia. Afinal, o objetivo é conquistar o cliente; logo, é preciso apresentar qualidade sempre.

Também é importante que todos os resultados sejam devidamente medidos. Por meio dessas métricas, é possível visualizar o efeito que cada estratégia tem na condução do cliente por entre as etapas do funil, até chegar a resultados supreendentes como esse da imagem acima.

A In Company pode te ajudar com isso!

Desenvolvemos projetos de inbound marketing especializados para:

 

  • Médicos, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos e profissionais da saúde em geral;
  • Advogados, escritórios e institutos jurídicos;
  • Empresas

Todos os nossos projetos são personalizados e desenvolvidos com a observância das normas éticas de cada profissão. Para mais informações, entre em contato conosco ou acesse: http://www.incompanypr.com.br/areas-de-atuacao/

 

 

 

Alexandre de Souza Teixeira
Sócio Diretor
41.3362-1330 / 41. 99689-2980

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