Artigos Postado no dia: 17 junho, 2020

Construção da reputação para profissionais da saúde: como implementar uma estratégia com marketing digital médico

Divulgar seu trabalho é importante, mas não é tudo – e também não pode ser feito de qualquer jeito. Antes mesmo de divulgar a si próprio, você precisa se enxergar como uma marca.

No livro “Marketing 4.0”, Philip Kotler diz que:

“(…) nos últimos anos, a marca também se tornou a representação da experiência total que uma empresa proporciona aos seus clientes. Portanto, uma marca pode servir de plataforma para a estratégia de uma empresa, já que quaisquer atividades em que ela se envolva estarão associadas à marca.”

Uma marca bem posicionada e com ações consistentes é capaz de “conversar” com o seu público e torná-lo fiel. Construir uma marca forte é garantir que seus potenciais clientes se identificarão com aquilo que torna um médico ou uma clínica únicos.

A criação de uma marca para um profissional autônomo ou para uma clínica é um trabalho a ser desempenhado em conjunto com profissionais de comunicação, design e gestão.

Após definida essa identidade, é a hora de aproveitar as mídias digitais para implementar estratégias de fortalecimento da marca.

As mídias digitais não são a única plataforma para uma marca – mas, sem dúvidas, são algumas das plataformas mais importantes. Além disso, são relativamente baratas, fáceis de usar e de medir resultados.

Não se deve dispensar ferramentas como:

  • website / landing page;
  • perfis em redes sociais;
  • blog;
  • e-mail marketing;
  • e até mesmo blogs e sites de terceiros.

 

E o que divulgar nestas plataformas?

Obviamente, é importante usar sites e perfis em redes sociais como uma espécie de cartão de visita.

Mas isso não é tudo.

O site é a ferramenta pela qual os usuários da Internet (potenciais pacientes) obterão as principais informações sobre o médico e seu trabalho. Por muito tempo, o site foi também a principal ferramenta a possibilitar o contato do usuário com o profissional – e, muitas vezes, ainda é.

Porém, nos últimos anos, os perfis no Instagram e Facebook estão assumindo esse papel.

É bastante comum que o Instagram seja o primeiro ponto ao qual o usuário recorre para conhecer o profissional, analisar seu perfil de trabalho, obter informações de contato. Às vezes, o usuário inicia ali mesmo um contato, deixando uma mensagem privada ou um comentário em um post.

No entanto, um site ou um perfil em rede social não pode ser apenas um cartão de visita. Se eles são as principais oportunidades de ter contato com um potencial paciente, então, essas oportunidades devem ser exploradas ao máximo.

Se seu site ou perfil não apresentar dados para contato e uma exposição clara dos serviços prestados, você perderá a chance de reter os usuários e transformá-los em pacientes (geração de leads).

Além disso, sites que não tem blog e também não recebem constantes atualizações têm baixo desempenho nas buscas do Google, e isso torna ainda mais difícil a tarefa de serem encontrados.

Perfis desatualizados também podem minar a chance de conquistar o paciente, passando a impressão de que a clínica, consultório ou hospital não é responsivo e atencioso, ou que não está mais em atividade. Assim, o paciente pode se sentir desestimulado a entrar em contato.

Ter um site e perfis bem construídos e atualizados é essencial. Mas não é tudo. Aliás, é o mínimo.

O que realmente fará a diferença e deixará uma impressão no usuário da Internet que chega até seu site ou perfil é o conteúdo que você apresentar.

Nos próximos capítulos, falaremos sobre o marketing de conteúdo e sua importância no inbound marketing médico.

Para entender mais sobre isso, continue lendo nossos conteúdos e aprenda mais sobre inbound marketing, funil de vendas e outras estratégias de marketing digital. Ou envie um whats para nós e marcaremos uma reunião online:  41. 99689-2980

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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