06/12/2018 // Artigos

Construindo credibilidade para médicos com inbound marketing

Muitas pessoas podem te seguir nas redes sociais ou acessar seu blog, mas esses acessos só vão se transformar em visitas reais ao seu consultório se essas pessoas forem convencidas de que você é o médico certo para elas.

Por meio de ações de inbound marketing, um médico pode consolidar a sua marca pessoal ou de sua clínica, e construir credibilidade. Venha entender como funciona esse processo.

O que é inbound marketing

O inbound marketing, ou marketing de entrada, compreende estratégias de marketing pensadas para atrair o cliente através do seu espontâneo interesse por um determinado conteúdo ou informação.

Esse tipo de conteúdo é publicado em blogs, perfis de redes sociais, websites, plataformas de vídeo, jornais, revistas e quaisquer outros canais digitais ou físicos.

Inbound marketing e marketing digital para médicos

Temas relacionados a saúde e estética são frequentemente buscados na Internet, e nem todas as páginas oferecem informações de confiança.

Estabelecer uma presença digital e publicar o seu próprio conteúdo, acerca da sua especialidade médica, é uma oportunidade de reter esse tráfego e divulgar a sua expertise. Um conteúdo médico publicado por um profissional da área tem maiores chances de conquistar a confiança do usuário.

Executando a sua estratégia de inbound marketing com consistência, conforme explicaremos a seguir, essa confiança será essencial para aumentar a sua carteira de pacientes.

Inbound marketing traz credibilidade, e credibilidade transforma visitantes e seguidores em pacientes

Ter muitos seguidores nas redes sociais, muitas curtidas ou acessos aos seus posts é sinal de visibilidade; mas essa visibilidade nem sempre traz novos pacientes.

Os consultores de marketing digital Chris Brogan e Julien Smith, no livro “Trust agents”, dizem que a atenção do público compreende três níveis:

  • Consciência;
  • Reputação;
  • Confiança.

Entendemos que, no primeiro nível, o público toma consciência da existência sua marca. É o sinal de que você está conseguindo visibilidade: está sendo visto e conhecido.

No segundo nível, sua marca passa a gozar de uma reputação: não apenas é conhecida, como também é reconhecida.

Por fim, o último nível é o mais importante – e também o que leva mais tempo para ser atingido: é o que se verifica quando o público confia no seu trabalho e até mesmo usa as suas publicações como referência.

Por isso, não basta conquistar a atenção dos seus visitantes e seguidores: é preciso conquistar credibilidade perante eles.

Construindo credibilidade com inbound marketing

A construção de credibilidade requer:

  • Conteúdo relevante e ajustado para o público alvo que se deseja alcançar;
  • Cobertura de todos os canais digitais e físicos adequados para a estratégia e o público alvo;
  • Uma estratégia consistente, executada com frequência, com foco no médio e longo prazo.

A credibilidade não pode ser imposta. Não basta que você se venda como um profissional de qualidade: o público forma a sua própria convicção com base no conteúdo que consome.

A maneira que o inbound marketing digital tem de ajudar a construir essa convicção é por meio de frequentes demonstrações da sua expertise, por meio de conteúdo posicionado nos canais corretos, usando também de estratégias de SEO (Search Engine Optimization), SMO (Social Media Optimization) e outras ferramentas para otimização do conteúdo, entre outras finalidades.

O ciclo de vendas no inbound marketing

No inbound marketing, o cliente é guiado etapa a etapa, dentro do que chamamos de “funil de vendas”. No caso de um médico, a terminologia “vendas” se refere à conquista de um novo paciente.

Acredite: quando se fala em “conquista”, está-se referindo à construção de um verdadeiro relacionamento, que não se encerrará após a consulta ou tratamento médico. A fidelização do cliente, inclusive, é uma das finalidades do inbound marketing também.

A jornada do funil de vendas compreende o topo, o meio e o fundo do funil.

O topo é a etapa em que o usuário toma conhecimento da sua marca pessoal ou sua empresa. Nessa etapa, as estratégias devem ser desenvolvidas para atrair o cliente, trazê-lo para conhecer a sua marca.

O meio do funil é a etapa em que a marca apresenta soluções mais específicas e certeiras para as necessidades do usuário.

Por fim, no topo do funil, quando o usuário já se encontra afinizado com a marca, quando tem as informações necessárias para adquirir o produto ou serviço, e já se sente à vontade para adquiri-lo, acontece a conquista do usuário, que passa a ser um cliente, ou paciente.

É um processo orientado para o médio e/ou longo prazo. Se quiser entender melhor, confira nosso artigo “Conseguindo resultados a médio e longo prazo com inbound marketing https://www.incompanypr.com.br/conseguindo-resultados-a-medio-e-longo-prazo-com-inbound-marketing/” e entre em contato com a In Company para discutirmos a melhor forma de te ajudar! Temos serviços especializados de inbound marketing para profissionais da área da saúde em geral.

Todos os nossos projetos são personalizados e desenvolvidos com a observância das normas éticas de cada profissão. Para mais informações, entre em contato conosco ou acesse: https://www.incompanypr.com.br/areas-de-atuacao/marketing-medico/

Estamos à disposição se desejar saber mais e para fazermos um plano para você sem compromisso!!

 

 

 

Alexandre de Souza Teixeira

Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

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