Marketing Jurídico Postado no dia: 2 agosto, 2022

É possível fazer marketing jurídico com baixo investimento em tecnologia? Saiba por onde começar!

A tecnologia revolucionou o marketing, mas será que é possível fazer marketing sem investir muito com tecnologia? E na advocacia, será que ela faz tanta diferença assim? Dá pra ter bons resultados com marketing jurídico sem gastar muito com tecnologia?

Sim, é perfeitamente possível fazer marketing jurídico com baixo investimento em tecnologia, desde que você saiba concentrar os esforços com inteligência e no lugar correto. Neste artigo, vamos te dar algumas dicas sobre isso para que você entenda onde deve focar, por onde começar e quais tecnologias priorizar.

Você também vai entender a importância de equilibrar seus investimentos em tecnologia com outros 2 pilares estratégicos importantes do marketing jurídico.

Acompanhe a leitura!

Qual é o papel da tecnologia no marketing jurídico?

Dentro de um projeto de marketing jurídico, que faz uso de estratégias digitais, a tecnologia é importante na medida em que ela instrumentaliza essas estratégias. Mais do que isso: a tecnologia também pode potencializar essas estratégias. Sem tecnologia, não há marketing digital, e mesmo o marketing offline precisa de tecnologia para ser operacionalizado.

Dentro do método da tríade do marketing jurídico, conceito desenvolvido pela In Company, a tecnologia é um dos 3 pilares de uma boa estratégia de marketing para advogados, juntamente com o design e o conteúdo. (Para entender mais, confira nosso artigo :O que é a Tríade do marketing jurídico)

 

Como a tecnologia atua no seu projeto de marketing jurídico

  • Aumentando o alcance do seu conteúdo;
  • Posicionando seu conteúdo para aumentar as chances de ser encontrado;
  • Usando ferramentas mais sofisticadas para prover uma experiência melhor ao seu público alvo;
  • Fazendo uma melhor gestão dos dados e conteúdos utilizados;
  • Automatizando etapas do ciclo de inbound marketing;
  • Colhendo métricas melhores para aperfeiçoar sua estratégia;
  • Atraindo leads segmentados para o seu site;
  • E várias outras formas.

 

Quais são as ferramentas tecnológicas mais importantes no marketing jurídico?

Quando falamos em tecnologia no marketing jurídico, estamos falando de:

  • plugins de segurança do website;
  • plugins de construção de websites;
  • plugins de SEO;
  • plugins de auxílio no copywriting;
  • planos de hospedagem de websites;
  • plugins e ferramentas para a criação e edição de artes gráficas, vídeos etc;
  • câmeras, microfones e equipamentos para gravação de conteúdos de áudio e vídeo;
  • softwares de Inbound marketing e CRM (Customer Relationship Management);
  • chatbots;
  • site, blog, redes sociais;
  • google ads;
  • links patrocinados;
  • plataformas de distribuição de conteúdo em texto, áudio e vídeo;
  • e outras ferramentas.

 

É possível fazer marketing jurídico sem gastar muito com tecnologia?

É perfeitamente possível executar um bom projeto de marketing jurídico sem gastar muito, investindo em produtos e serviços de desenvolvimento e hospedagem de websites que usam um pacote básico de plugins.

Naturalmente, quanto mais você puder investir em tecnologia e todas as demais frentes do seu projeto de marketing, melhor! Mas se o seu orçamento para tecnologia for reduzido, ainda assim você pode criar um projeto eficiente, usando ao máximo ferramentas gratuitas e concentrando os seus investimentos na hospedagem e desenvolvimento do seu website, que deve ser o foco da sua estratégia.

 

Marketing jurídico sem gastar muito com tecnologia: veja por onde começar

recomendamos que você priorize uma boa hospedagem, um desenvolvimento de website com blog, em plataforma Wordpress, com modelagem e design mais clean, sem muitos recursos que irão impactar na velocidade do carregamento da sua página, e alguns plugins de WordPress para adicionar segurança e otimização do seu SEO.

O próximo passo será investir em um software de inbound marketing e CRM para gerir toda a jornada de compra do cliente. Mas para fazer valer esse investimento, você também precisa ter uma boa estratégia de inbound marketing, ou seja: precisa investir em conteúdo original e uma agência especializada para operar tudo isso.

Lembrando que, de acordo com a tríade do marketing jurídico, você deve dividir os seus investimentos e esforços de forma equilibrada entre os três pilares. Por exemplo, se você investir demais em tecnologia mas não tiver um design bacana ou não tiver conteúdo relevante, apropriado ao seu público e bem distribuído, colocará seu investimento a perder.

Tenha isso em mente no momento de definir como você dividirá os gastos dentro do seu orçamento de marketing jurídico. Ou busque uma assessoria especializada que realizará esse planejamento para você.

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Até a próxima e um abraço.

 

 

                 Alexandre de Souza Teixeira

                 Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 17 anos.

                 41.3362-1330 / 41. 99689-2980

                 alexandre@incompanypr.com.br

                 www.incompanypr.com.br

 


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