16/08/2018 // Artigos

Entendendo a jornada de compra do cliente da área da saúde com a estratégia de inbound marketing

O inbound marketing tem se mostrado eficiente para médicos, dentistas, fisioterapeutas, educadores físicos e vários outros profissionais da saúde. Sua principal virtude é o fato de que o cliente não é induzido ou coagido a comprar um produto/serviço. Seu interesse é priorizado desde o início, com a geração de conteúdos que possam satisfazê-lo e atraí-lo.

Nesse texto, vamos explicar o passo a passo da jornada de compra do cliente nas estratégias de inbound marketing, por meio do conceito de “funil de vendas”. Também vamos te mostrar como esse processo pode gerar retornos anuais na casa de até 5 dígitos. Confira!

O que é inbound marketing

O inbound marketing é uma metodologia focada em entender a forma como o consumidor pensa, com o que ele interage e como ele chega ao momento ideal de compra, com base no contexto digital.

É uma forma estratégica de analisar como o posicionamento da marca na internet pode influenciar a decisão de consumo do seu público alvo, identificando oportunidades para se destacar.

Assim, o inbound marketing se encarrega de atrair o cliente à marca por meio de assuntos de seu interesse (conteúdo), sem precisar divulgar o trabalho do profissional de forma explícita, mercantilizada e invasiva.

 

O funil de vendas no inbound marketing

No inbound marketing, o cliente é guiado etapa a etapa, dentro do que chamamos de “funil de vendas”. A jornada do funil de vendas se empenha em mostrar ao cliente o que a marca pode oferecer, a fim de que o próprio cliente se sinta convencido e interessado a engajar um relacionamento e uma compra.

Veja a imagem:

funil

A autonomia e liberdade do cliente são respeitadas durante todo o processo, sendo que, inclusive, as estratégias digitais que possam ser consideradas invasivas (captação de dados, envio de e-mails etc) são sempre precedidas do consentimento do cliente – é o que chamamos de “marketing de permissão”.

Entenda como funciona cada etapa do funil.

Topo do funil

O topo é a etapa em que o cliente toma conhecimento da sua marca pessoal ou sua empresa. Nessa etapa, as estratégias devem ser desenvolvidas para atrair o cliente, trazê-lo para conhecer a sua marca. A finalidade, nessa etapa, é gerar leads.

Um “lead” nada mais é que um cliente que gostou do conteúdo da marca e se inscreveu para receber mais informações – seja por meio da assinatura de uma newsletter, uma curtida em um perfil de rede social, ou qualquer outra estratégia digital.

 Meio do funil

Nessa etapa o cliente já conhece a marca e seus produtos/serviços; e a marca também já tem algumas informações sobre o perfil do cliente. É o momento de apresentar soluções mais específicas e certeiras para as necessidades dele.

Fundo do funil

Quando o cliente já se encontra afinizado com a marca, quando tem as informações necessárias para adquirir o produto ou serviço, e já se sente à vontade para adquiri-lo, acontece a venda.

Os resultados do inbound marketing

Veja na imagem abaixo um exemplo de retorno de resultado que esta estratégia pode oferecer ao longo de 12 meses. Retorno sobre Investimento de mais de R$ 1 milhão anual:

funil 222

Como você deve ter percebido ao ler sobre as etapas do funil de vendas, trata-se de um processo orientado para o médio e/ou longo prazo. O inbound marketing trabalha com a construção de um relacionamento de confiança, no qual o cliente reconhece a autoridade da marca e convence-se de que é a opção certa para ele. Isso geralmente requer um certo tempo.

No entanto, vale a pena, pois além de os resultados serem bastante satisfatórios, há maior tendência e retenção do cliente, devido ao vínculo criado entre ele e a marca.

Entre em contato com a In Company e veja como podemos te ajudar! Temos serviços especializados de inbound marketing para profissionais da área da saúde em geral.

O objetivo do marketing médico e dos nossos projetos é: gerar resultados e agregar valor às marcas e aos negócios dos nossos clientes, contribuindo para a reputação dos profissionais da saúde, posicionando as suas áreas de atuação de maneira correta no mercado. Para mais informações, entre em contato conosco ou acesse: http://www.incompanypr.com.br/areas-de-atuacao/marketing-medico/

Estamos à disposição quando quiser começar!

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Alexandre de Souza Teixeira
Sócio Diretor
41.3362-1330 / 41. 99689-2980

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