27/09/2018 // Artigos

Estabelecendo uma presença digital para um escritório de advocacia

Um escritório de advocacia precisa ter uma presença digital? É possível usar conceitos e estratégias de marketing digital para que um escritório alcance visibilidade e reconhecimento dentro da sua área de atuação, mesmo diante das restrições impostas à publicidade advocatícia, segundo o Código de Ética e Disciplina da OAB.

Neste texto, vamos discutir a compatibilidade do marketing com a advocacia, e os principais recursos para estabelecer uma presença digital bem sucedida.

Acompanhe!

O marketing é compatível com a advocacia?

Philip Kotler, na clássica obra “Marketing Management”, de 1972, afirma que o marketing explora, cria e entrega valor “para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro”, definindo, mensurando e quantificando “o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro”, para apontar “quais os segmentos que a empresa é capaz de servir melhor e que projeta e promove os produtos e serviços adequados”.

Pode-se perceber que as definições e explicações acima têm como pressuposto a busca do lucro. Por outro lado, a OAB, em seu Código de Ética e Disciplina, regulamenta as formas de publicidade da advocacia de forma restritiva. A intenção é evitar, ao máximo, que o trabalho do advogado seja visto de forma mercantilizada.

Então, será que poderíamos concluir que o marketing é dispensável, ou pelo menos, incompatível com um escritório de advocacia?

Se, no lugar do lucro em sentido financeiro, pensarmos na persecução de um resultado, seja ele qual for, então é evidente que o marketing pode auxiliar qualquer organização a alcançar seus objetivos.

Um escritório de advocacia pode usar dos conceitos e estratégias de marketing para posicionar-se dentro da comunidade em que seu público alvo está inserido e fortalecer a sua marca, a fim de obter visibilidade para suas ações e ser reconhecido como uma referência no ramo do Direito de sua atuação.

 

Recursos para estabelecer uma presença digital para um escritório de advocacia

A Internet é, sem dúvidas, uma enorme aliada do marketing e do branding (construção de marca), pois facilita o acesso à informação por pessoas em todo o mundo e fornece plataformas para que marcas divulguem a sua mensagem e alcancem o seu público.

Um escritório de advocacia pode estabelecer a sua presença digital por meio dos seguintes recursos:

  • Website

Ter uma página na Internet (website) é essencial para que um escritório seja encontrado nas buscas feitas pelo ramo do Direito de sua atuação. Também é a plataforma ideal para apresentar sua estrutura, seu trabalho, sua expertise e seus feitos.

  • Redes sociais

Para um escritório de advocacia, a presença nas redes sociais tem como principais finalidades:

  • aumentar a consciência de marca quando uma vez que os usuários curtem ou seguem o perfil da marca, passam a receber suas atualizações, e assim a marca se mantém presente no feed constantemente por meio do conteúdo publicado;
  • atrair tráfego para o website – conteúdos do website podem ser divulgados nas redes sociais, incluindo links que direcionem para a página em que estão publicados;
  • entre outras.

Essas finalidades podem ser alcançadas por meio do Facebook, Twitter, Linked.in.

Ter um perfil no Instagram só é recomendado se o escritório puder cumprir um plano de postagem com uma frequência constante e conteúdo visual interessante.

Se o escritório produzir conteúdo em vídeos, pode ser interessante criar um canal no Youtube.

  • Newsletter

Uma etapa seguinte seria o oferecimento de uma newsletter aos usuários que se inscreverem por meio do website.

A newsletter é um compilado das principais notícias e conteúdos publicados no website, ou conteúdos exclusivos, direcionados para o público alvo, e enviados com uma determinada frequência (semanal, quinzenal, mensal etc) por e-mail ou whats app.

Com estas ações podemos considerar que o escritório está com a fase básica concluída entrando na fase intermediária das estratégias digitais. A próxima etapa seria começar a fazer inbound marketing com auxílio de um sistema instalado no site para captar mais leads e começar a distribuir e-books e conteúdos mais profundos.

A escolha das estratégias de marketing digital para um escritório de advocacia vai depender do seu perfil, objetivos, público alvo, etapa do funil de vendas e outros fatores que devem ser ponderados por profissionais de marketing especializados.

A In Company tem experiência em projetos de marketing digital customizados para advogados e escritórios de advocacia.

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Alexandre de Souza Teixeira
Sócio Diretor
41.3362-1330 / 41. 99689-2980

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