Marketing Digital Postado no dia: 25 junho, 2019

Fazendo rebranding com ações de marketing digital

Como o marketing digital pode ajudar no processo de reposicionamento de uma marca.
Construir uma marca é um processo delicado, mas mudar uma imagem já estabelecida requer mais cuidado ainda. Essa mudança é chamada de rebranding, um conjunto de ações e estratégias utilizadas para reposicionar uma marca, em conformidade com seus novos objetivos.
É um novo branding – e apesar de marketing e branding não serem a mesma coisa, eles podem se auxiliar mutuamente para alcançar um objetivo.
Lendo este artigo, você vai entender como o marketing digital pode ajudar no processo de reposicionamento de uma marca.

Entendendo o branding
O processo de construção de uma marca é chamado de “branding”, gerúndio do verbo da língua inglesa “to brand”, que significa “marcar”, “dar uma marca a algo”.
O uso do verbo no gerúndio não é à toa: o branding é um processo que envolve constante movimento.
Marcas não são conceitos estáticos ou imutáveis.
Marcas representam a identidade e os valores de uma pessoa ou empresa, e o branding consiste nas ações e elementos que transmitem esta identidade e valores para o mundo; entre elas:

  • Nome;
  • Logomarca;
  • Cores, design gráfico e outros componentes da identidade visual;
  • Tom de fala utilizado na publicidade e no conteúdo;
  • Entre outros elementos.

Em resumo, o branding visa garantir que a essência da marca seja transmitida e realmente compreendida pelo público, por meio dos menores detalhes e também das principais ações.
Esta é uma mensagem que precisa ser reafirmada a todo momento.
 
O que é rebranding
As pessoas e empresas representadas pelas marcas também estão sujeitas a mudanças: transformam-se, mudam a sua estrutura ou segmento de atuação, adaptam-se a novas realidades; podem até mesmo mudar sua missão, visão e valores.
Quando isso acontece, é necessário realizar um trabalho de rebranding, ou seja: fazer um novo branding.
Pode ser um recomeço para a marca, uma chance de ela se reposicionar em conformidade com seus novos objetivos.
Este processo pode ser ainda mais delicado que os conceitos de branding planejados originalmente.
Afinal, não se pode apagar o passado.
Todas as ações que a marca já desenvolveu continuarão vivos na memória do público; então, se o novo branding apresentar mudanças muito drásticas ou que pareçam incoerentes, ele não vai convencer.
Assim, é preciso ter muito cuidado para fazer esta transição de uma forma natural e crível.
 
Usando estratégias de marketing digital para o rebranding
Marketing não é a mesma coisa que branding, mas estes dois conceitos se conectam e se auxiliam mutuamente.
Enquanto o branding se preocupa em transmitir a essência da marca, o marketing consiste em promover a consciência sobre os produtos e serviços que a marca oferece.
Mas as estratégias de marketing digital também podem auxiliar o processo de reinvenção ou adaptação do conceito de uma marca.
Uma vez traçado o planejamento do rebranding, os novos conceitos e valores podem ser propagados por meio de:

  • Escolha dos temas abordados no marketing de conteúdo;
  • Planejamento de posts em redes sociais, mostrando a nova identidade visual da marca;
  • Novo website;
  • E-mail marketing para comunicar ao público sobre as mudanças da marca;
  • Entre outras ações.

 
Cuidados com o rebranding
As ações mencionadas acima são exemplos que podem ser aplicados em projetos de rebranding; mas somente o contexto de cada marca vai dizer quais são as melhores ações para ela.
Em alguns casos, é necessário um choque de imagem; em outros, uma transição mais sutil e gradual pode ser mais eficiente.
A escolha da melhor estratégia vai depender dos objetivos da marca, das necessidades que a levaram a fazer o rebranding, e também do seu público alvo.
Cada contexto requer uma forma de comunicação específica.
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Alexandre de Souza Teixeira
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