12/11/2018 // Artigos

Inbound marketing jurídico: fazer por conta própria ou terceirizar?

O inbound marketing é uma alternativa versátil, eficiente, que apresenta excelente custo-benefício e respeita as diretrizes da OAB. Mas será que um advogado pode fazer esse tipo de marketing por conta própria?

Nesse texto, você vai descobrir no que consiste uma estratégia de inbound marketing jurídico, e vai descobrir se vale a pena terceirizar esse tipo de serviço. Confira!

Inbound marketing jurídico: a estratégia em maior sintonia com o Código de Ética da OAB

O Código de Ética e Disciplina da OAB determina que a publicidade profissional do advogado tenha caráter meramente informativo, “não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão” (art. 39).

Com isso, a OAB busca evitar que o serviço advocatício seja visto como um produto genérico que pode ser recomendado de forma padronizada para todo e qualquer cliente, de forma massificada.

Nesse sentido, o inbound marketing é a estratégia de marketing que guarda maior compatibilidade com a atividade jurídica.

O inbound marketing jurídico prioriza a formação de relacionamentos de forma espontânea, satisfazendo às suas necessidades e interesses específicos do cliente e partindo do consentimento dele para gerar interações. Assim, o inbound marketing jurídico não faz publicidade ostensiva e obedece aos padrões de discrição e sobriedade que a OAB exige.

Traçando uma estratégia de inbound marketing jurídico

As estratégias de inbound marketing não buscam induzir ou forçar o cliente à contratação, mas sim, fornecer a ele conteúdo relevante de seu interesse. Para que esse conteúdo alcance o usuário correto no momento correto (qual seja: o momento em que ele procura voluntariamente pelo assunto abordado no conteúdo), é preciso usar de estratégias de posicionamento do conteúdo na Internet.

Em geral, uma estratégia de inbound marketing jurídico usa de recursos e estratégias como:

  • SEO (Search Engine Optimization), SEM (Search Engine Marketing), SMO (Social Media Optimization), SMM (Social Media Marketing);
  • Métricas específicas para analisar o efeito que cada estratégia tem na atração e retenção de usuários;
  • E-books, minilivros digitais oferecidos ao usuário após o fornecimento consentido de seus dados para contato;
  • Newsletters eletrônicas enviadas aos usuários que voluntariamente se inscrevam para receber conteúdos, novidades e demais atualizações da página do advogado;
  • Conteúdo original ou curadoria de conteúdo em blogs, sites, perfis em redes sociais

É possível executar uma estratégia de inbound marketing jurídico por conta própria?

Um advogado pode criar, gerir e nutrir seu próprio site, blog e perfis nas redes sociais; pode até mesmo usar de outros recursos de marketing digital como os que citamos no item anterior.

Porém, são tarefas que requerem:

  • Dedicação;
  • Constância;
  • Planejamento;
  • Tempo;

As chaves para conseguir resultados com inbound marketing jurídico são: ajustá-lo ao perfil do advogado ou escritório, para criar uma identidade forte; conhecer bem o público que se deseja alcançar; e executar a estratégia com constância.

Nem sempre os resultados começam a aparecer após 5 ou 10 textos publicados em um blog, por exemplo. O inbound marketing mostra resultados a médio e longo prazo. São necessárias paciência e constância, sem nunca deixar que a qualidade e relevância dos conteúdos se percam; afinal, é aos poucos que se desenvolve uma relação de confiança entre cliente e advogado.

Quando o advogado delega essas funções a uma equipe especializada, sobram mais tempo e recursos humanos para que ele foque no seu core business; além de aumentarem as chances de sucesso, uma vez que o planejamento e a execução ficarão a cargo de pessoas que têm experiência no assunto com as tecnologias e softwares focados nesta estratégia e que impulsionam muito os resultados.

A In Company está preparada para te ajudar a planejar e desenvolver essa e muitas outras estratégias de marketing digital e inbound. Oferecemos serviços especializados de marketing para advogados há 13 anos. Entre em contato conosco e veja o que podemos fazer por você e seu escritório!

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Alexandre de Souza Teixeira

Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 13 anos.

41. 3362-1330 | 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

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