13/02/2019 // Artigos

Incrementando uma estratégia de marketing digital com vídeos

Por que os vídeos são tão fascinantes e trazem resultados tão bons?

 Mais de 70% dos brasileiros assistem a vídeos online, segundo a Pesquisa TIC Domicílios de 2018; e especialistas em marketing acreditam que o vídeo marketing será uma das tendências mais fortes para 2019.

Por que os vídeos são tão fascinantes e trazem resultados tão bons? Nesse texto, você vai entender tudo sobre o poder dos vídeos no marketing digital, e saber como, quando e onde usá-los.

Confira!

Por que vídeos são tão fascinantes?

A sinestesia (estimulação de um ou mais sentidos do corpo humano) é um recurso poderoso para despertar o interesse e o engajamento das pessoas. Não é à toa que vídeos são tão eficientes no contexto do marketing digital.

Vídeos ativam dois dos sentidos que exercem a maior influência na tomada de decisões: visão e a audição. Quando são adicionados a uma página, os vídeos podem aumentar as conversões em leads em até 80%.

Publicações e portais inserem vídeos em suas postagens para complementar o conteúdo textual. Redes sociais como o Facebook, Instagram e Twitter também já perceberam o poder que os vídeos têm de gerar engajamento, e passaram a dispor ferramentas diferenciadas para a inclusão de vídeos, transmissão ao vivo, entre outras.

Os vídeos geram interesse e engajamento porque são dinâmicos, estimulam os sentidos e entretêm. Comparados com outras mídias, são também mais baratos e fáceis de serem produzidos, por isso tantas marcas apostam neles.

Como usar vídeos em sua estratégia de marketing digital

Assim como em qualquer outro recurso de marketing digital, o uso dos vídeos deve ser planejado conforme a etapa do funil de vendas: topo, meio ou fundo.

Cada etapa corresponde a um nível diferente de interação entre a marca e o cliente. Essa interação vai crescendo gradualmente, e assim, avança-se nas etapas do funil.

Os vídeos funcionam muito bem na etapa do topo de funil, que é a fase da atração, em que o objetivo da marca é conquistar o interesse do cliente. Muitas vezes, o vídeo é o primeiro contato do cliente com a marca. Então, nessa etapa, o conteúdo precisa trazer informações que atendam a uma necessidade básica do cliente-alvo.

Na etapa do meio de funil, a marca já tem um contato com o cliente, já conhece suas necessidades. Sendo assim, os vídeos podem trazer conteúdos um pouco mais avançados.

Por fim, na etapa do fundo de funil, os conteúdos abordados nos vídeos devem ter um caráter de exclusividade ao cliente que já efetuou a compra ou contratou o serviço da marca. Os vídeos podem tratar do próprio produto ou serviço (dando dicas ou tirando dúvidas, por exemplo), ou continuar trazendo informações relevantes ou de entretenimento – afinal, esse é também o momento de fidelizar o cliente.

Onde inserir os vídeos

Planejados e produzidos os vídeos, a dúvida é: como fazê-los chegar ao público alvo?

Pois bem, os vídeos produzidos ou selecionados por sua marca podem ser hospedados e transmitidos a partir de meios como:

  • Canal próprio no Youtube, Vimeo ou Daily Motion;
  • E-mail marketing, a partir de vídeos também postados no Youtube ou outras plataformas;
  • Player próprio no seu site;
  • Stories do Facebook, Instagram ou Whatsapp;
  • Feed do Facebook, Instagram ou Twitter.

Cuidados necessários com o uso de vídeos no marketing digital

Além dos cuidados no planejamento dos vídeos, de acordo com cada etapa do funil de vendas, é importante que haja uma equipe especializada em marketing digital para fazer o uso adequado de SEO (Planejamento de palavras chaves para melhor indexação da sua página no google), se necessário.

Se a sua estratégia envolve curadoria ou repostagem de vídeos produzidos por terceiros, também é preciso estar atento aos direitos autorais.

Escolha profissionais especializados e experientes!

Na In Company, nós desenvolvemos projetos de inbound marketing personalizados e desenvolvidos com a observância das normas éticas de cada profissão. Para mais informações, entre em contato conosco ou acesse: http://www.incompanypr.com.br/areas-de-atuacao/

Entre em contato conosco e veja o que podemos fazer pelo seu negócio!

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

www.incompanypr.com.br

Compartilhe:

Voltar