Artigos Postado no dia: 19 agosto, 2020

Incrementando uma estratégia de marketing digital médico com vídeos. Veja 3 dicas básicas.

Agora que entendemos o que é e para que serve um blog dentro de uma estratégia de inbound marketing médico, é hora de falar sobre outro tipo de veículo de comunicação que assume um papel chave em grandes campanhas de marketing: os vídeos.

Mais de 70% dos brasileiros assistem a vídeos online, segundo a Pesquisa TIC Domicílios de 2018 e hoje deve ter aumentado ainda mais este número; e especialistas em marketing acreditam que o vídeo marketing será uma das tendências mais fortes para este momento digital que vivemos.

Não é à toa que vídeos são tão eficientes no contexto do marketing digital.

A sinestesia (estimulação de um ou mais sentidos do corpo humano) é um recurso poderoso para despertar o interesse e o engajamento das pessoas.

Vídeos ativam dois dos sentidos que exercem a maior influência na tomada de decisões: visão e a audição. Quando são adicionados a uma página, os vídeos podem aumentar as conversões em leads em até 80%.

Publicações e portais inserem vídeos em suas postagens para complementar o conteúdo textual. Redes sociais como o Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter também já perceberam o poder que os vídeos têm de gerar engajamento, e passaram a dispor ferramentas diferenciadas para a inclusão de vídeos, transmissão ao vivo, entre outras.

Os vídeos geram interesse e engajamento porque são dinâmicos, estimulam os sentidos e entretêm. Comparados com outras mídias, são também mais baratos e fáceis de serem produzidos, por isso tantas marcas apostam neles.

Como usar vídeos em sua estratégia de inbound marketing médico

Assim como em qualquer outro recurso de marketing digital, o uso dos vídeos deve ser planejado seguindo um plano de pauta editorial focado na sua persona e conforme a etapa do funil de vendas: topo, meio ou fundo.

Cada etapa corresponde a um nível diferente de interação entre a marca e o cliente. Essa interação vai crescendo gradualmente, e assim, avança-se nas etapas do funil.

Por agora, o que é importante sabermos é:

  • Os vídeos funcionam muito bem na etapa do topo de funil, que é a fase da atração, em que o objetivo da marca é conquistar o interesse do cliente. Muitas vezes, o vídeo é o primeiro contato do cliente com a marca. Então, nessa etapa, o conteúdo precisa trazer informações que atendam a uma necessidade básica do cliente-alvo. É muito importante que o vídeo leve o cliente a um formulário para captar leads e avançar para as etapas seguintes do funil de vendas.
  • Na etapa do meio de funil, a marca já tem um contato com o cliente, já conhece suas necessidades. Sendo assim, os vídeos podem trazer conteúdos um pouco mais avançados, ricos e maiores;
  • Por fim, na etapa do fundo de funil, os conteúdos abordados nos vídeos devem ter o objetivo de converter a oportunidade de negócio em cliente/paciente efetivo. Os vídeos podem tratar do próprio produto ou serviço (dando dicas ou tirando dúvidas, por exemplo), ou continuar trazendo informações relevantes ou de entretenimento – afinal, esse é o momento da conquista final.

 

Onde inserir os vídeos

Planejados e produzidos os vídeos, a dúvida é: como fazê-los chegar ao público alvo?

Pois bem, os vídeos produzidos ou selecionados por sua marca podem ser hospedados e transmitidos a partir de meios como:

  • canal próprio no Youtube, Vimeo ou Daily Motion;
  • e-mail marketing, a partir de vídeos também postados no Youtube ou outras plataformas;
  • player próprio no seu site;
  • stories do Facebook, Instagram;
  • feed do Facebook, Linked e Instagram / IGTV.
  • Grupos e Listas do Whatsapp ou telegram

Cuidados necessários com o uso de vídeos no marketing digital

Além dos cuidados no planejamento dos vídeos, de acordo com cada etapa do funil de vendas, é importante que haja uma equipe especializada em marketing digital para fazer o uso adequado de SEO (Planejamento de palavras chaves para melhor indexação da sua página no google), se necessário.

Se a sua estratégia envolve curadoria ou repostagem de vídeos produzidos por terceiros, também é preciso estar atento aos direitos autorais.

 

Para entender mais sobre isso, continue lendo nossos conteúdos e aprenda mais sobre inbound marketing, funil de vendas e outras estratégias de marketing digital médico e saúde em geral. Ou envie um whats para nós e marcaremos uma reunião online:  41. 99689-2980

Para mais informações, acesse: https://bit.ly/3aF8WVu

 

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980


Artigos Relacionados