Artigos Postado no dia: 4 fevereiro, 2021

Instagram e Youtube: como escolher as melhores redes sociais no marketing médico e saúde em geral

Escolher as melhores redes sociais no marketing médico e saúde em geral nem sempre se trata de escolher a rede mais popular, ou a que você mais gosta de usar.

A escolha passa por 2 critérios. Quais são? Você irá descobrir neste artigo.

Além disso, vamos analisar as vantagens de duas das redes sociais mais usadas no Brasil no mercado da saúde: o Instagram e o Youtube; e a importância de contar com uma assessoria especializada para usá-las na sua campanha de marketing médico e saúde em geral.

Escolhendo as melhores redes sociais no marketing médico e saúde em geral

A escolha das melhores redes sociais em uma estratégia de marketing para a saúde deve passar por dos critérios:

  • Análise do ponto de vista do marketing;
  • Análise do ponto de vista do Conselho de Classe da profissão.

Profissionais especializados em marketing vão te dizer quais são as redes sociais com melhor custo-benefício, maior alcance e popularidade.

Em um nível mais profundo de consultoria, profissionais de marketing vão te ajudar a decidir se essas redes combinam com o seu perfil e com os objetivos do seu planejamento customizado de marketing.

Por fim, se o profissional de marketing for especializado em marketing para a saúde, também poderá te orientar sobre a adequação das redes sociais às diretrizes do Conselho de Classe da sua profissão.

Havendo dúvidas, o médico ou profissional da saúde, juntamente com sua assessoria de marketing, também podem consultar as autoridades competentes.

O artigo 4º da Resolução n.º 1.974/2011 do Conselho Federal de Medicina determina que: “Sempre  que  em  dúvida,  o  médico  deverá  consultar  a  Comissão  de  Divulgação  de Assuntos  Médicos  (Codame)  dos Conselhos Regionais  de Medicina”.

 

Confira as vantagens de adotar o Instagram no seu plano de marketing médico e saúde em geral

  • O Instagram tem mais de 95 milhões de usuários no Brasil;
  • Entre o feed, Instagram Stories, Reels e IGTV, o Instagram é uma das mais versáteis plataformas para o marketing de conteúdo;
  • É possível fazer uma integração entre posts do feed e posts do IGTV, direcionando os usuários para assistir o seu conteúdo;
  • O Instagram é uma das melhores plataformas para exercitar o seu branding (gestão da sua marca) por meio da identidade visual (foto de perfil, estética dos posts) e de constantes conteúdos que reforçam a identidade da sua marca;
  • Cada vez mais, o perfil no Instagram vem ocupando o papel de cartão de visita”, juntamente com o website;
  • Os perfis de negócios do Instagram fornecem relatórios e métricas valiosas para a estratégia de marketing digital, como: alcance das publicações, visitas ao perfil, interações, datas com picos de acessos, entre outros dados.

 

Confira as vantagens de adotar o Youtube no seu plano de marketing médico e saúde em geral

  • O Youtube tem mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo e 105 milhões de usuários ativos no Brasil;
  • Os vídeos aparecem em buscas do Google;
  • Os vídeos podem aparecer nas Recomendações do Youtube, aumentando as chances de alcançar mais pessoas;
  • O Youtube oferece métricas bastante aprofundadas que podem agregar para sua estratégia de marketing digital, como: datas com maiores visualizações, duração média de visualizações, origem do tráfego, dados sobre o perfil do público (gênero, idade), taxa de cliques, entre outros dados;
  • Os vídeos no Youtube podem ter uma duração maior do que no IGTV, tornando-o ideal para arquivar lives e webinários.

 

Profissionais da saúde precisam terceirizar a gestão de redes sociais?

As redes sociais são extremamente acessíveis e simples de usar. Mas essa facilidade pode se voltar contra o profissional se ele não tomar cuidado.

Por exemplo: o Conselho Federal de Medicina não permite que o médico poste selfies. Já o Conselho Federal de Odontologia permite.

Além disso, postar conteúdo sem uma estratégia e planejamento bem definidos dificulta o gerenciamento dos seus objetivos no uso de redes sociais para fins profissionais.

O uso elaborado das redes sociais no marketing médico e saúde em geral, como parte de uma campanha para gerar resultados, requer ajuda especializada.

Uma agência especializada realizará desde o planejamento da campanha até a análise das métricas, passando pela parte mais importante: a execução.

A In Company é especializada em projetos de marketing digital, assessoria de imprensa digital e marketing de relacionamento e estratégias de comunicação para médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos e terapeutas de diversas áreas.

Agende uma conversa conosco! www.incompanypr.com.br / 41. 99689-2980 (whatsapp).

 

APROVEITE TAMBÉM AS OPORTUNIDADES DE MAIS CONTEÚDO ABAIXO:

Saiba como a principal estratégia de marketing digital medico/saúde pode trazer melhores resultados para o seu negócio!

ACESSE AQUI

 

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL MARKETING MÉDICO E SAÚDE EM GERAL NO WHATSAPP E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS.

Deseja fazer parte do nosso canal no whatsapp para receber conteúdos informativos para o seu marketing medico/saúde.

 

Canal Whatsapp Mkt Médico e Saúde em Geral

 

Para saber mais, continue lendo nossos conteúdos e aprenda mais sobre inbound marketing, funil de vendas e outras estratégias de marketing digital.

Para mais informações, clique aqui 

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

www.incompanypr.com.br


Artigos Relacionados