Artigos Postado no dia: 13 maio, 2020

Introdução ao Inbound Marketing Jurídico

Conheça como a melhor estratégia de marketing jurídico digital pode te ajudar a alcançar melhores resultados!

Olá, tudo bem!

A partir de hoje postaremos diversos artigos sobre inbound marketing jurídico, pois hoje ela é a principal estratégia de marketing jurídico e que pode trazer resultados mensuráveis. Acompanhe!

 

Introdução

Se você já ouviu falar em inbound marketing jurídico, já deve saber que é uma das estratégias de marketing digital mais eficientes para advogados, porque respeita as disposições sobre a publicidade na advocacia (determinadas pelo Código de Ética da OAB) e gera resultados surpreendentes. Mas você sabe exatamente como se dão esses resultados?

O inbound marketing é uma metodologia focada em entender a forma como o consumidor pensa, com o que ele interage e como ele chega ao momento ideal de compra. É uma forma estratégica de analisar como o posicionamento da marca na internet pode influenciar a decisão de compra do público alvo.

No contexto jurídico, o inbound marketing se destaca por ser uma metodologia que não fere o Código de Ética da OAB.

Nesta jornada de artigos, vamos entender quais são os primeiros e os principais passos para que um escritório de advocacia estabeleça uma presença digital, para a partir daí colher os melhores resultados com inbound marketing.

Também vamos compreender como esse processo pode gerar retornos mensais, totalmente mensuráveis e como fazer com que a qualificação de leads no meio e fundo de funil podem melhorar a produtividade dos resultados.

Quando se fala em marketing digital, muitas pessoas têm um conceito estereotipado ou ilusório de que os resultados virão de forma rápida. Quando isso não acontece, ficam decepcionadas e culpam a estratégia.

Na verdade, o marketing digital não tem mágica: é um processo no qual cada etapa tem uma razão de ser e deve ter seu timing respeitado.

Assim, entenderemos a origem do conceito de funil de vendas, a razão por que ele é tão eficiente e porque a qualificação de leads é essencial para vender mais e melhor.

Também conheceremos um case real em que foram gerados mais de R$1 milhão em vendas e mais de 2.000% de retorno sobre o investimento.

Com isso, esperamos incentivar você, advogado, gestor de escritório, a aproveitar os benefícios do inbound marketing jurídico para posicionar-se digitalmente como a autoridade que você é, e assim, alcançar o seu público ideal e conseguir grandes resultados.

Faça bom proveito deste material; e se, ainda tiver dúvidas ou quiser estender esta discussão para saber como ela funcionaria no seu caso, entre em contato conosco!

 

Mas afinal, o que é Inbound Marketing Jurídico?

Entendendo a jornada de compra do cliente jurídico

O inbound marketing é representado por um funil de vendas com objetivo de atrair interessados/leads aos seus serviços, nutrir e qualificar este lead com conteúdo para que possa converter este interessado em cliente. É uma metodologia focada em entender a forma como o consumidor pensa, com o que ele interage e como ele chega ao momento ideal de compra, com base no contexto digital.

É uma forma estratégica de analisar como o posicionamento da marca na internet pode influenciar a decisão de consumo do seu público alvo, identificando oportunidades para se destacar.

Assim, o inbound marketing se encarrega de atrair um indivíduo até você, por meio de conteúdos informativos sobre assuntos do interesse do indivíduo, sem precisar divulgar o trabalho do profissional ou do escritório de forma explícita, mercantilizada e invasiva.

Quando essa atração acontece, os próximos passos devem conduzir o indivíduo de forma a construir um vínculo, até que, no final, aconteça uma oportunidade de venda.

No caso dos serviços jurídicos, a oportunidade de venda pode ser uma marcação de consulta ou reunião, pedido de mais informações, etc… Isso acontece no final do funil de vendas.

O funil de vendas no inbound marketing

No inbound marketing, o cliente é guiado etapa a etapa, dentro do que chamamos de “funil de vendas”. A jornada do funil de vendas se empenha em mostrar ao cliente o que a marca pode oferecer, a fim de que o próprio cliente se sinta convencido e interessado a engajar um relacionamento e uma compra.

A autonomia e liberdade do cliente são respeitadas durante todo o processo, sendo que, inclusive, as estratégias digitais que possam ser consideradas invasivas (captação de dados, envio de e-mails etc) são sempre precedidas do consentimento do cliente – é o que chamamos de “marketing de permissão”.

Entenda como funciona cada etapa do funil.

Topo do funil

O topo é a etapa em que o cliente toma conhecimento da sua marca pessoal ou sua empresa. Nessa etapa, as estratégias devem ser desenvolvidas para atrair o cliente, trazê-lo para conhecer a sua marca. A finalidade, nessa etapa, é gerar leads. Geralmente, isso é feito mediante o uso de uma landing page. Ela é construída especialmente para captar leads.

Um “lead” nada mais é que um cliente que gostou do conteúdo da marca e se inscreveu para receber mais informações – seja por meio da assinatura de uma newsletter, um preenchimento de um formulário para um evento, live, ou qualquer outra estratégia digital.

Meio do funil

Nessa etapa o cliente já conhece a marca e seus produtos/serviços; e a marca também já tem algumas informações sobre o perfil do cliente. É o momento de apresentar soluções mais específicas e certeiras para as necessidades dele. É hora de falar de dores e soluções da persona.

Fundo do funil

Quando o cliente já se encontra engalado com a marca, quando tem as informações necessárias para adquirir o produto ou serviço, e já se sente à vontade para adquiri-lo, acontece a venda.

Os resultados do inbound marketing

Como você deve ter percebido ao ler sobre as etapas do funil de vendas, trata-se de um processo orientado para o médio e/ou longo prazo. O inbound marketing trabalha com a construção de um relacionamento de confiança, no qual o cliente reconhece a autoridade da marca e convence-se de que é a opção certa para ele. Isso geralmente requer um certo tempo.

No entanto, vale a pena, pois além de os resultados serem bastante satisfatórios, há maior tendência e retenção do cliente, devido ao vínculo criado entre ele e a marca.

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Até a próxima e um abraço.

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 15 anos.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

 


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