Artigos Postado no dia: 3 agosto, 2021

Google Ads na advocacia: topo ou fundo de funil?

A estratégia de Google Ads na advocacia é aplicada no topo ou no fundo do funil de vendas? A resposta é a mesma de muitas perguntas que os advogados nos fazem todos os dias: depende!

Muitos dos nossos clientes têm essa dúvida. Mas a verdade é que o Google Ads pode atuar em mais de uma etapa da jornada de compra do cliente no marketing jurídico.

Neste artigo, vamos explicar a diferença entre o papel do Google Ads no topo e no fundo da estratégia do funil de vendas. Confira!


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Antes de tudo, conheça a jornada de compra!

Primeiramente, se você ainda não conhece o conceito da jornada de compra no marketing e a estratégia do funil de vendas no inbound marketing jurídico, confira o nosso artigo:

Agora, estamos prontos para saber como o Google Ads atua no topo e no fundo do funil de vendas.

 O Google Ads como porta de entrada

Quando fazemos uma campanha de Google Ads, as pessoas que alcançamos são pessoas que estão indo ao encontro de uma informação. Esse é um lead mais quente; é provável que essa pessoa esteja em um estágio mais favorável para contratar o seu serviço.

Então, nesse caso, o Google Ads está atuando como uma estratégia de curto prazo. Pode acontecer de você investir hoje e começar a ter resultados amanhã mesmo.

Mas saiba que isso é apenas o começo!

Quando o lead cai dentro do seu site, ou landing page, isso pode significar o topo ou o fundo do funil, porque o topo de funil abrange uma pessoa que entrou na sua página, viu o que queria, encontrou a informação e pode se cadastrar pra receber mais informações, assinar sua newsletter, baixar seu e-book etc. No entanto, esse lead ainda não é um comprador pronto naquele momento. Então, ele está no topo do funil. Essa é a porta de entrada, o início de uma jornada de relacionamento.

Mas quando uma pessoa acessa seu site por meio do Google Ads, preenche espontaneamente o formulário de contato, ou busca o chat do WhatsApp, já querendo conversar ou marcar reunião, ela está dentro da sua estratégia de fundo de funil. Essa é uma pessoa que tem uma necessidade urgente naquela área, uma pessoa que certamente já pesquisou bastante e já está no ponto para comprar.

 

Google Ads é topo ou fundo de funil? Pode ser os dois!

Como você leu no item anterior, o Google Ads ora pode atuar no topo ou no fundo de funil. Mas, mesmo no fundo de funil, ele não é o fim da jornada. Precisamos estar preparados para administrar esse lead a partir do momento em que ele cai dentro do site. Só assim fazemos valer o investimento feito no Google Ads. Caso contrário, podemos até perder esse investimento se não soubermos aproveitar os leads e oportunidades que ele nos traz.

É importante ter uma estratégia de inbound marketing e um mecanismo de administração de banco de dados ajustado à LGPD (obtendo consentimento para captura e uso dos dados).

Assim, você começa a nutrir seus contatos e qualificá-los com conteúdos informativos e educativos, tanto usando as ferramentas de automação da própria ferramenta de inbound, quanto as newsletters (que não são automáticas mas que serão enviadas frequentemente, de acordo com o seu planejamento).

Quanto mais informações forem fornecidas aos seus leads, mais eles vão enxergar a complexidade dos tópicos e entender a necessidade de contratar os seus serviços. Além disso, essa jornada também vai gerar autoridade para você, melhorar seu posicionamento de marca e fortalecer sua referência na mente do cliente. Lembre-se que:

– no topo do funil, quanto mais você fortalecer sua autoridade ao longo da jornada, maior a percepção de valor do serviço que você vai vender;

– no fundo do funil, sempre existe a possibilidade de vender mais ou vender de novo para o seu lead no médio e longo prazo.

Conclusão: não invista só em Google Ads na advocacia, invista em inbound marketing também!

A venda no marketing jurídico não é feita por impulso. Por isso, esse é um projeto de médio e longo prazo, na maioria das vezes.

Esperamos que você tenha gostado destas dicas para usar o Google Ads a seu favor em pontos diferentes da jornada de compra do cliente.

Como você pôde perceber, na In Company, nós combinamos estratégias de marketing digital, marketing de conteúdo e inbound marketing, e promovemos um alinhamento com diretrizes do Código de Ética da OAB, LGPD e outras leis incidentes.

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Até a próxima e um abraço.

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 16 anos.

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