Artigos Postado no dia: 26 abril, 2022

MARKETING JURÍDICO NO LINKEDIN – 5 ferramentas no LinkedIn que talvez você ainda não conheça

Marketing Jurídico no LinkedIn é uma seara ampla e cheia de possibilidades. Afinal, esta rede social tem um dos maiores potenciais para alcance orgânico e para gerar relacionamentos. Seus clientes atuais, clientes em potencial, parceiros e colegas estão lá. Se você também está, é importante tirar bom proveito desta presença e explorar as possibilidades da plataforma para fazer marketing jurídico.

Neste artigo, vamos falar de 5 ferramentas que o LinkedIn oferece – algumas inclusive são bastante recentes – e que talvez você ainda não esteja usando. Acompanhe com bastante atenção e analise quais delas você já conhece, quais já usa, e quais pode implementar na sua estratégia de marketing jurídico!

Por que fazer marketing jurídico no LinkedIn?

O LinkedIn é uma das redes sociais onde há maior potencial de alcance orgânico, devido ao seu algoritmo e à sua essência de ser uma rede baseada em conexões de negócios. Essas conexões não são baseadas apenas em pessoas que se conhecem, mas também podem ser fomentadas com base em experiências profissionais em comum, interesses profissionais em comum, contatos em comum, entre vários outros fatores que inevitavelmente conectam pessoas que poderiam nunca ter se conhecido de outra forma no mundo profissional.

Por todos esses motivos, o LinkedIn é uma excelente oportunidade de produzir conteúdo e criar relacionamentos, que são dois grandes pilares do marketing jurídico.

Por isso, se você usa o LinkedIn apenas para postar sobre o seu dia a dia e se conectar com seus colegas de trabalho, de certa forma você já está fazendo marketing jurídico. Mas por que não potencializar isto com uma estratégia e planejamento?

Ter um plano de pauta de conteúdo e usar o LinkedIn para veicular os conteúdos que já fazem parte da sua estratégia, é uma boa forma de começar.

Mas se quiser avançar a sua estratégia, temos 6 dicas de funcionalidades que nem todos usam e que apresentam enorme potencial no marketing jurídico. Confira a seguir:

 

  1. LinkedIn Live

A plataforma também possibilita fazer lives no LinkedIn, ou seja: entrar ao vivo para falar algo às pessoas que te seguem.

É uma ferramenta que possibilita colher métricas muito boas sobre quem assistiu o evento ao vivo, como:

  • total de visualizações;
  • tempo total de visualização;
  • momentos de pico de visualizações;
  • entre outras.

O LinkedIn Live pode ser solicitado pela plataforma e no meu caso demorou cerca de 30 dias para ser liberado esta função

 

  2. Eventos

Se você vai realizar um evento profissional, seja um webinar ou uma Conferência, você pode criar um evento no LinkedIn. Assim, você terá uma página própria para esse evento, que vai divulgar a data e até mesmo permitir que as pessoas confirmem presença ou não. Se você conhece as páginas de Eventos no Facebook, a opção do LinkedIn é similar. A criação de evento é uma excelente maneira de divulgar o evento e também colher dados sobre esta estratégia.

Além disso, a página do evento admite a criação de posts. Você pode usar essa alternativa para ir fomentando discussões e gerando interesse nos dias anteriores ao evento. Depois do evento, você pode postar arquivos aos quais fez referência, e pode aproveitar o espaço para fazer networking com aquela comunidade que se criou em torno do seu evento. É uma oportunidade de ouro para se relacionar e fortalecer a sua autoridade.

 

  3. LinkedIn Newsletter via e-mail

A newsletter é uma poderosa aliada do marketing jurídico, sobre a qual falamos sempre aqui na In Company e nossos posts.

O LinkedIn oferece uma ferramenta para criar a sua newsletter diretamente na plataforma, onde você poderá criar posts que serão veiculados na frequência que você quiser. As pessoas poderão se inscrever na sua newsletter mesmo se elas não te seguirem ou não forem suas conexões. Elas também poderão interagir, fazendo comentários e compartilhando o post da newsletter.

Uma grande vantagem da newsletter no LinkedIn é o fato que ela aproveita a presença e a atenção de quem já está usando a plataforma. Isso facilita o acesso, e aumenta a chance de visibilidade, pois a notícia de que saiu a sua newsletter vai circular na rede social de acordo com as suas dinâmicas de interação e o algoritmo. Além disso, a cada nova newsletter, os seguidores receberão uma notificação, o que também aumenta as chances de você ser lido. A newsletter do LinkedIn que é enviada via e-mail pode ser assinada até mesmo por pessoas que ainda não seguem a sua página pessoal ou a página do seu escritório.

 

 4.  Vídeo no perfil

Conteúdos de vídeo chamam a atenção e são a preferência de grande parte dos usuários. Por que não aproveitar o seu próprio perfil para postar um vídeo interessante e que vai se conectar melhor com a sua audiência?

É possível adicionar um video de 30 segundos no seu perfil pessoal, em vez de uma foto de perfil.

Pode ser um vídeo onde você se apresenta, ou diz alguma frase que tem relação com a sua área de atuação.

É uma maneira simples e atrativa de fazer com que as pessoas vejam quem você é, sua voz, sua personalidade, e assim aumentar a sua empatia e chances de gerar uma conexão mais humana com as pessoas no LinkedIn.

 5.  Impulsionamento de posts

Assim como o Facebook, Instagram, o LinkedIn também oferece a oportunidade de impulsionar posts de uma forma personalizada para um público segmentado.

Essa ferramenta fica disponível para páginas de empresas, ao acessar o perfil da empresa na modalidade de Administrador.

O impulsionamento é uma modalidade de tráfego pago perfeitamente lícita pela OAB se o post for informative, e que ajuda a aumentar ou simplesmente segmentar o alcance de um determinado conteúdo de acordo com suas preferências e objetivos. Pode ser usada de acordo com uma frequência programada, ou de forma estratégica com alguns posts selecionados.

Aproveite o potencial do marketing jurídico no LinkedIn para expandir a sua estratégia.

 

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Até a próxima e um abraço.

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 17 anos.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

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