Artigos Postado no dia: 30 março, 2022

Marketing Médico Ativo e Passivo: qual deles é melhor para profissionais da saúde?

Marketing ativo e passivo são duas definições cheias de pegadinhas, mas na prática, não é tão difícil entender como acontecem. E para escolher entre eles, você sabe o que fazer? Qual dos dois é mais adequado para um profissional da saúde?

Neste artigo, você vai encontrar algumas respostas sobre isso. Vamos entender como funciona o marketing ativo e passivo, e saber o que precisa ser analisado para escolher um deles (ou os dois!).

Entendendo os diferentes tipos de marketing: “ativo” e “passivo

O marketing não é um universo engessado, com possibilidades restritas. Pelo contrário, está em constante evolução.

O marketing e suas diversas ramificações podem mudar conforme mudam os tempos, as tendências, e principalmente, o comportamento do consumidor, que determinará os caminhos para conseguir a sua atenção.

Por isso, existem muitas maneiras de categorizar as áreas e vertentes do marketing.

Quando falamos em marketing ativo ou passivo, não estamos falando apenas do nosso comportamento perante o público que queremos alcançar. O que define se uma estratégia de marketing é ativa ou passiva é:

  • se a estratégia tem a finalidade de ir até o público;
  • se a estratégia tem a finalidade de fazer o público vir até você.

Vamos entender melhor?

Marketing ATIVO, ou outbound marketing

Quando a ação de marketing é voltada a ir até as pessoas, ela pode ser considerada uma ação de marketing ativo.

Por exemplo: o ato de entregar um panfleto na rua é marketing ATIVO; pois precisamos fazer o esforço de ir até a pessoa, chamar a atenção dela e entregar o panfleto na mão dela.

Colocar um anúncio na TV também é marketing ATIVO, pois mesmo que o anunciante não se dirija diretamente a uma pessoa, ele coloca a TV para fazer isso por ele. Há uma conduta de “buscar atingir uma pessoa”, mesmo que não haja contato pessoal.

Chamamos essa vertente do marketing de outbound marketing, ou “marketing de saída”. Ele envolve comportamentos de saída, da empresa até o cliente/paciente.

Marketing PASSIVO, ou inbound marketing

Naturalmente, marketing “PASSIVO” não é o marketing baseado em não fazer nada. Não! As estratégias “passivas” envolvem muito trabalho também.

O ideal do marketing passivo é fazer com o que o cliente ou paciente venha naturalmente até nós. Mas para chegar ao ponto de conseguir que isso aconteça “naturalmente”, há muito planejamento e estratégia prévios envolvidos.

Talvez uma analogia mais adequada seria com o conceito de renda passiva, das finanças. Na renda passiva, uma pessoa coloca o seu ativo financeiro para “trabalhar” para ela, e recebe os lucros.

No marketing passivo feito na área da saúde, colocamos as nossas estratégias de conteúdo e CRM para trabalhar por nós, sem precisar investir diretamente no contato com um potencial paciente, sem precisar ir atrás do paciente. As estratégias é que se posicionarão para serem encontradas pelo paciente no lugar certo (que geralmente é o Google ou redes sociais). Como efeito do inbound marketing, recebemos “leads” (contatos interessados).

Chamamos essa vertente do marketing de inbound marketing, ou “marketing de entrada”. Ele envolve comportamentos de entrada do cliente/paciente no “funil de vendas” da empresa.

 

Vamos aprofundar o conhecimento

Como dissemos anteriormente, não existe uma única forma de categorizar as áreas e vertentes do marketing. Elas podem se cruzar, ou até mesmo gerar novas subáreas.

Por exemplo: você sabia que, mesmo dentro do inbound marketing, que é mais “passivo”, podem existir estratégias mais “ativas”?

Tudo é uma questão de parâmetro, naturalmente. Uma ação de inbound marketing ativa nunca será tão ativa quanto uma ação de outbound marketing. Mas comparada a outras estratégias de inbound marketing, ela pode ser considerada ativa.

Achou difícil? Vamos destrinchar essas ações para que você possa compreender como funciona na prática, sem se preocupar tanto com conceitos.

Inbound marketing ATVISO e PASSIVO

  • Inbound marketing ativoimpulsionamento de posts; Google Ads; envio de newsletter;
  • Inbound marketing passivo: website; blog posts; SEO; publicação de conteúdo em sites de terceiros, posts em redes sociais de maneira orgânica – não impulsionada;

Outbound marketing ATIVO e PASSIVO

  • Outbound marketing ativodistribuição de panfletos; entrega de cartão de visita; prospecção direta via e-mail, telemarketing, mensagem privada em rede social; e outras ações que acontecem diretamente, “de pessoa para pessoa”;
  • Outbound marketing passivo: anúncio na TV ou rádio; outdoors; banners; mídia indoor em prédios, shoppings; e outras ações de massa, voltadas a atingir um número indeterminado de pessoas.

 

Marketing ativo e passivo: qual deles é melhor para profissionais de saúde?

Primeiramente, um profissional da saúde que deseja fazer marketing precisa saber quais ações são permitidas em sua profissão. Cada Conselho de Classe tem entendimentos e normas diferentes sobre a publicidade profissional. Essas regras vão nortear tanto a forma como o conteúdo da estratégia.

Depois, é importante definir os seus objetivos com o marketing. Você deseja segmentar o seu público, ou apenas ter mais pacientes independentemente do perfil? Você deseja ganhar reconhecimento e notoriedade por sua especialidade? Quer aumentar a visibilidade da sua clínica ou da sua figura pessoal? Deseja ver esses resultados no médio ou no longo prazo? Essas são apenas algumas perguntas que você precisa se fazer antes de tomar uma decisão entre marketing ativo e passivo.

Por fim, também é importante saber qual será o orçamento e expectativas envolvidas. É possível fazer marketing investindo pouco na área da saúde, mas é preciso entender que essas limitações também podem impactar os resultados.

Analisando todos estes fatores, um profissional especializado em marketing para a saúde poderá te ajudar a selecionar as melhores estratégias de marketing, quais geram mais resultados, quais mais se adequam ao seu perfil e objetivos.

Uma estratégia de marketing para a saúde pode muito bem combinar marketing ativo e passivo, outbound e inbound, atuando em diversas frentes! Só não saia atirando para todos os lados: tenha um planejamento e estratégia bem definida.

 

 Quer saber mais sobre marketing médico e saúde em geral?

ENTÃO, ACESSE

  • BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: INBOUND MARKETING MÉDICO/SAÚDE EM GERAL

Saiba como a principal estratégia de marketing digital medico/saúde pode trazer melhores resultados para o seu negócio!

ACESSE AQUI: https://conteudo.incompanypr.com.br/ebookmedico-2020

 

  • INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL MARKETING MÉDICO E SAÚDE EM GERAL NO WHATSAPP E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS.

Deseja fazer parte do nosso canal no whatsapp para receber conteúdos informativos para o seu marketing medico/saúde.

 

  • Canal Whatsapp Mkt Médico e Saúde em Geral:

https://chat.whatsapp.com/KXfqKSrtk9V3Egtgm8QWu0

 

Para saber mais, continue lendo nossos conteúdos e aprenda mais sobre inbound marketing, funil de vendas e outras estratégias de marketing digital.

Para mais informações, acesse:  https://www.incompanypr.com.br/areas-de-atuacao/marketing-medico/

 

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

 

 


Artigos Relacionados