Artigos Postado no dia: 13 abril, 2022

Conteúdo e SEO: por que eles devem ser trabalhados juntos no marketing para a saúde

Conteúdo e SEO são dois pilares importantes de uma estratégia de marketing digital para a saúde. Mas embora sejam duas coisas diferentes, eles devem ser trabalhados de forma integrada.

Conteúdo sem conexão prévia com uma estratégia de SEO acaba “matando” ou desperdiçando a estratégia. Mas por outro lado, a estratégia do SEO que só é aplicada ao conteúdo depois que ele já está pronto tem altas chances de resultar em um conteúdo ruim, forçado, uma experiência ruim e péssimos resultados no Google.

Nesse artigo, vamos entender por que o conteúdo e o SEO devem ser trabalhados juntos no marketing para a saúde. Leia e entenda por que essa estratégia integrada beneficia profissionais da saúde.

Qual é a diferença entre conteúdo e SEO?

Conteúdo é um conjunto de informações transmitidas através de um texto, vídeo, ou áudio. Nesta definição, estamos usando a palavra “informações” em sentido amplo. No que se refere ao teor do conteúdo, ele pode ser um conteúdo informativo (ou seja, educativo) ou pode ser um conteúdo de entretenimento.

SEO é um conjunto de técnicas estratégicas para fazer uma página, website ou blog post que contribuem para parecer nas primeiras páginas do Google.

 

Por que conteúdo é uma estratégia de marketing?

O conteúdo cabe em diversas áreas: entretenimento, jornalismo, comunicação, educação. Mas o conteúdo também é marketing, e não dizemos isso apenas por causa das possibilidades de inserção de publicidade nos conteúdos (as famosas “publis”).

O conteúdo também é uma ferramenta de marketing na medida em que ele é usado para educar a audiência sobre um tema relacionado à sua área de trabalho. Esse conteúdo não estará vendendo nenhum serviço diretamente, mas estará ensinando o público o valor desse serviço.

Por exemplo: um conteúdo sobre as vantagens da musculação pode indiretamente vender o serviço de uma academia; um conteúdo sobre os cuidados que a gestante deve ter pode indiretamente vender o serviço clínico ou obstétrico de um médico; e assim por diante.

O marketing não existe apenas para veicular ofertas de produtos. Uma das funções do marketing é também criar ou despertar necessidades e desejos. Quanto mais específico for o seu produto ou serviço, mais o seu público precisa ter compreensão da importância e necessidade dele, para assim entender por que profissionais como você devem ser escolhidos.

 

Por que SEO é uma estratégia de marketing?

Ter um bom conteúdo que não está bem posicionado para ser encontrado é como manter um produto valioso dentro da sua casa: só quem já te conhece saberá que esse produto existe! Para conseguir explorar o potencial do seu conteúdo e alcançar o seu público-alvo, é essencial entender o que é preciso para esse conteúdo estar bem posicionado na Internet — seja no Google ou nas redes sociais.

Assim como o marketing cria e encontra oportunidades para vender um produto ou serviço (ainda que de forma indireta), o SEO administra as oportunidades existentes dentro do funcionamento dos algoritmos do Google e redes sociais, para posicionar os conteúdos produzidos e atingir esses objetivos de marketing.

 

Por que conteúdo e SEO devem ser integrados no marketing para a saúde

A verdade é que conteúdo e SEO não são a mesma coisa, mas por outro lado, não podem ser tratados como estratégias separadas.

O planejamento de conteúdo e o planejamento de SEO devem estar alinhados. Um precisa alimentar o outro.

No conteúdo escrito, por exemplo, o planejamento das palavras-chave de SEO é fundamental e deve obrigatoriamente ser incorporada nos textos. De preferência, a pauta e as palavras-chave devem ser compatibilizadas antes mesmo do conteúdo começar a ser produzido.

Naturalmente, um conteúdo já produzido pode ser ajustado para melhor se adequar à estratégia de SEO, mas é muito melhor quando o conteúdo já é produzido com o SEO em mente. Isso torna as inserções de palavras-chave mais naturais, faz o texto fluir melhor, proporciona melhor experiência ao usuário e o texto é lido pelo robô do Google como um texto mais relevante.

O robô do Google é treinado para encontrar os conteúdos que melhor solucionarão as dúvidas dos usuários. Se ele achar que o seu conteúdo está “forçado” demais, se houver indícios de que o texto foi produzido por outro robô, por exemplo, seu texto é jogado para os últimos resultados.

Além disso, quanto mais o seu conteúdo estiver alinhado com sua estratégia de SEO, maior a sua capacidade de “dominar” um segmento da saúde.

Por exemplo: um médico que tem 50 conteúdos associados ao tema “melasma”, todos bem redigidos e com excelente uso da palavra-chave “melasma”, tem maiores chances de ter esses conteúdos aparecendo nas primeiras páginas do Google ou nos primeiros resultados do Instagram quando alguém procurar por esse tema. Como consequência, o site ou perfil desse médico gera maiores associações com a palavra “melasma”. Esse médico pode até mesmo começar a aparecer em buscas sobre outros temas relacionados a “melasma”, como, por exemplo, “vitiligo”, “manchas de pele”, “dermatite”, “dermatite atópica” etc. Mesmo que o usuário não busque pelos termos científicos corretos, o robô do Google saberá ler o contexto por meio das associações e palavras usadas no conteúdo. Assim, um usuário que busca por “meu rosto está manchado”, “problemas de pele”, ou outros termos mais informais, também tem chance de cair no site desse médico.

 

Por que é importante investir em conteúdo e SEO no marketing para a saúde

O conteúdo é uma das estratégias mais poderosas e saudáveis do marketing digital. O conteúdo é instrutivo, não é invasivo ou interruptivo como os ads, ele atende a demandas que partem do próprio usuário da Internet. Além disso, ele ajuda a criar e consolidar a autoridade de profissionais experts em um tema, gerando reputação, credibilidade e visibilidade.

Já o SEO é uma estratégia acessória que potencializa o seu conteúdo, aumentando as chances de fazê-lo chegar a mais pessoas —  ou, o que é melhor ainda, chegar às pessoas certas.

Para alcançar todas essas finalidades, o conteúdo e o SEO devem passar por um planejamento, precedido de um bom conhecimento e definição da persona (perfil médio do indivíduo que se deseja alcançar com a estratégia de marketing).

É importante ter bastante atenção com esses planejamentos, para que os seus “tiros” possam ser certeiros no alvo.

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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