Artigos Postado no dia: 8 julho, 2021

Por que fazer marketing médico? Confira 5 razões para começar

Já conhece o marketing médico mas ainda não está convencido de que deve começar a fazer?

Neste artigo, vamos falar de 5 razões para começar a usar ferramentas de marketing médico. Você vai perceber como ele pode trazer resultados para médicos em qualquer fase da carreira. Leia e tire as suas próprias conclusões!

5 razões para fazer marketing médico

Se você ainda tem dúvidas sobre o que é e como atua o marketing médico, não deixe de conferir nossos artigos:

Agora, sem delongas, vamos às 5 razões pelas quais você deve investir em marketing médico:

 

  1. Ser descoberto

O marketing médico traz excelentes oportunidades para:

  • médicos em início de carreira,
  • médicos que desejam migrar para outro segmento da Medicina e conquistar um novo público,
  • médicos que já estão no mercado mas buscam maior reconhecimento.

Com as estratégias de marketing digital e marketing de conteúdo, o médico consegue se posicionar no ambiente digital para ser encontrado pelas pessoas certas. Assim, o médico começa a “fazer seu nome”, tornar-se conhecido e até mesmo conquistar contatos.

No médio e longo prazo, é também uma maneira de criar autoridade no segmento da sua especialidade, e assim, tornar-se uma referência no assunto.

 

  1. Ser lembrado

Mesmo o médico com a carreira mais estável precisa fazer um trabalho de posicionamento de marca de vez em quando. 

Ter uma carreira sólida não significa que o profissional será a primeira opção na mente do público. Por vezes, acontece até o contrário: o nome do médico já é tão tradicional no mercado, que ele sequer é mencionado — pois as pessoas pressupõem que não é preciso, que todo mundo já o conhece, e assim, não o indicam. 

No pior dos casos, um médico consolidado no mercado pode acabar se tornando um “clichê”, sendo percebido como um profissional desatualizado, de métodos antigos.

O marketing médico é uma chance de ser lembrado, fazer um “rebranding” (ou seja: repaginar, reestruturar a sua marca) e colocar-se na mente do público.

 

  1. Ter controle sobre sua imagem

As ferramentas de marketing médico oferecem uma linha de aproximação com as Relações Públicas. Por meio do conteúdo, site, blog e outros canais de comunicação do marketing, o médico tem a chance de direcionar a narrativa construída sobre a sua pessoa e seu trabalho.

Engana-se quem pensa que isso só é necessário em momentos de crises, escândalos ou eventos que possam prejudicar a reputação do profissional — isto se chama gerenciamento de crise, é um segmento das Relações Públicas, mas não é tudo.

Na realidade, quanto mais proativa for a estratégia de comunicação alinhada com os valores da marca, ela pode até mesmo prevenir crises de imagem!

 

  1. Fortalecer uma causa

Se você defende alguma linha de trabalho ou alguma pauta importante em sua atuação, o marketing médico oferece plataformas e canais para divulgar esse conteúdo.

Por exemplo, muitos ginecologistas e obstetras usam do marketing para divulgar informações sobre a importância do pré-natal, do plano de parto, da amamentação e outros temas relacionados. Médicos pesquisadores também costumam usar as redes sociais para defender novas descobertas que ainda não são bem compreendidas pela sociedade (dentro dos limites do Código de Ética Médica, o qual proíbe a divulgação de descobertas ainda não reconhecidas cientificamente por órgão competente). 

Se você não tem uma pauta específica que costuma reforçar em sua atuação, não tem problema: só em prestar informações relevantes e verídicas, você já está fazendo muito pela disseminação do conhecimento e combate às fake news.

 

  1. Conseguir novos pacientes

Por fim, o marketing médico também proporciona a conquista de novos pacientes para o seu consultório.

Neste sentido, destaca-se o inbound marketing médico, que combina estratégias de conteúdo com a estratégia do funil de vendas.

O funil de vendas é um conceito fictício que divide a jornada de compra do cliente/paciente em etapas, conforme o nível de engajamento dele com a marca.

As etapas do funil são: topo, meio e fundo, podendo compreender também o funil estendido (que é dedicado à reconquista e fidelização de clientes).

Esse processo de relacionamento segue a linha AIDA:

  • geração de Atenção,
  • Interesse,
  • Desejo ,
  • Ação de contratação.

Essas técnicas permitem que o médico construa a sua carteira de leads (contatos interessados no conteúdo) e os conduza ao fechamento de negócio.

Tudo isso é feito sem precisar “forçar” nada, deixando que o conteúdo guie o indivíduo naturalmente até ele mesmo decidir marcar uma consulta ou um procedimento com o médico.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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