Artigos Postado no dia: 21 julho, 2022

Marketing Social e Marketing Digital na saúde: entenda como conciliar

Marketing social está em alta e será cada vez mais relevante nos próximos anos. Ao associar a sua marca com uma causa, o benefício pode ser duplo. Mas para isso, o marketing social precisa ser feito com muita responsabilidade, e é preciso que haja um alinhamento natural entre a causa escolhida e os valores da sua marca.

Além disso, se você é profissional da saúde e tem interesse em marketing social, é importante que ele esteja integrado ao seu planejamento de marketing digital. O marketing social feito de forma totalmente desconectada com seus conteúdos e ações da sua marca de saúde pode parecer forçado. Pode até mesmo trazer riscos para sua clínica.

Neste artigo, vamos falar sobre:

  • o que é o marketing social;
  • como o marketing social é feito na prática;
  • por que as pessoas e empresas se importam tanto com marketing social;
  • como marketing social e marketing digital são trabalhados conjuntamente na área da saúde.

O que é marketing social?

Marketing social é o marketing que promove uma causa, associando-a a uma marca.

Há um duplo propósito: conseguir visibilidade para a causa e para a marca.

No marketing social, são desenvolvidas ações para associar a marca a uma determinada causa e para criar conscientização ou outros tipos de mobilização em torno dessa causa.

 

Quais causas o marketing social pode promover?

A causa pode ser de natureza social, cultural, ambiental, ou de qualquer outro segmento. Preferencialmente, a causa deve ter alguma afinidade com os produtos ou serviços da marca.

Naturalmente, as causas mais promovidas no marketing social, nesta área, são causas relacionadas à saúde, como campanhas de conscientização e promoção de hábitos saudáveis, prevenção de doenças etc.

Mas ultimamente, também tem sido comum as marcas se associarem a causas e pautas que são prioridade na sociedade, como a sustentabilidade e práticas ESG. Nada impede que uma marca da saúde também escolha se alinhar a esse tipo de causa, ou até mesmo outras.

Por exemplo: um ginecologista pode se associar a causas relacionadas à vida das mulheres, mesmo que essas pautas não sejam sobre a saúde da mulher. Ou um dermatologista pode se associar a causas em favor dos direitos dos animais, criando conscientização sobre produtos de pele cruelty free.

As possibilidades são muitas, mas o marketing social é sempre mais efetivo quando é genuíno e quando há uma conexão real com os valores e a personalidade do profissional.

 

Por que fazer marketing social?

Uma pesquisa da Opinion Box mostrou que 46% dos consumidores têm a expectativa de que as marcas que consomem tenham algum impacto social da sua marca.

E esse número deve aumentar, pois causas sociais têm uma importância maior para a Geração Z do que tinha para gerações anteriores.

Mas obviamente, impacto social não é apenas uma demanda do mercado. É uma forma de tornar sua marca mais forte e bem posicionada no mercado, criando conexões genuínas e ajudando na formação de sua autoridade.

 

Como integrar marketing social e marketing digital na saúde

As ações de marketing social devem ser integradas ao planejamento de marketing digital de uma forma natural e alinhada com os valores da sua marca.

Confira algumas dicas sobre como fazer isso na área da saúde:

  • Integrar a causa escolhida à pauta de conteúdo, inserindo o assunto entre os temas sobre saúde, mas também criando conteúdos específicos sobre a causa;
  • Se sua clínica adquirir certificações ou selos de sustentabilidade, implementá-los na comunicação digital (site, perfis nas redes sociais, posts etc);
  • Desenvolver ações de relacionamento e eventos relacionados à causa, respeitando os limites do Código de Ética da sua profissão;
  • Evitar usar causas sociais e polêmicas relacionadas a elas para vender serviços ou se autopromover;
  • Se a sua causa envolve assistência social, evitar explorar a imagem das pessoas assistidas em troca de engajamento, evitar sensacionalismo, e nunca expor a imagem das pessoas sem autorização.

É sempre importante buscar se informar sobre as normas que incidem na área que você escolheu se associar, para evitar riscos jurídicos e crises de imagem para a sua marca, e evitar danos causados a outras pessoas ou ao meio ambiente.

Como você pode perceber, o marketing social é algo muito sério. Pode ser extremamente benéfico para a sua marca e para a causa que você escolhe apoiar, mas precisa ser feito com responsabilidade e muito planejamento alinhado com as suas ações de marketing e branding.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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