19/12/2018 // Artigos

Newsletter jurídica: como extrair o melhor dessa ferramenta

A newsletter é um dos recursos mais profissionais e eficientes de inbound marketing jurídico, além de ser compatível com os limites da publicidade profissional determinada pelo Código de Ética da OAB.

Neste artigo, você vai ficar sabendo mais sobre essa ferramenta; vai entender a diferença entre newsletter e e-mail marketing, e conferir o que é preciso para produzir uma newsletter jurídica de sucesso.

O que é uma newsletter

Uma newsletter é um publicação virtual enviada periodicamente à caixa de e-mail de usuários que tenham manifestado interesse em recebê-la.

O conteúdo da newsletter pode ser original ou produzido por outros meios de informação, caso em que deve passar por uma curadoria, de acordo com os critérios de identidade e público alvo.

Diferença entre newsletter e e-mail marketing

Embora a newsletter seja geralmente enviada por e-mail, ela não deve ser confundido com e-mail marketing.

O e-mail marketing consiste no envio de e-mails com a finalidade de divulgar produtos/serviços, promoções, ou até mesmo promover conteúdo, mas não da mesma forma que a newsletter.

A newsletter pode ser considerada uma versão digital de um boletim, ou seja, é um informativo recorrente que vincula conteúdos selecionados sobre um determinado assunto.

 Newsletter jurídica dentro de uma estratégia de inbound marketing jurídico

O inbound marketing jurídico é o conjunto de ações de marketing voltadas para captar o interesse do público alvo de um advogado ou escritório, de forma espontânea, sem a publicidade ostensiva (propaganda).

No inbound marketing, o usuário é apresentado à marca por meio de conteúdo publicado pela marca na Internet. Não se faz propaganda dos serviços ou produtos da marca: o usuário é que é levado a conhecê-los, após ter interagido espontaneamente com o conteúdo.

Justamente por não fazer publicidade mercantil e por priorizar a discrição e o engajamento natural, o inbound marketing é a alternativa que apresenta maior sintonia com o Código de Ética e Disciplina da OAB, o qual proíbe a mercantilização da advocacia e determina que a publicidade dos serviços advocatícios deve ser feita de modo discreto e moderado.

Conteúdo da newsletter jurídica

Em uma newsletter jurídica, podem ser vinculados conteúdos como:

  • Textos ou links para publicações da página ou blog do advogado;
  • Notícias rápidas;
  • Avisos;
  • Mensagens comemorativas;
  • Vídeos;
  • Imagens;
  • E quaisquer outros que se adequem à identidade e proposta do advogado ou escritório.

4 dicas para uma newsletter jurídica de sucesso

  1. Design limpo e fácil navegabilidade

Uma newsletter com layout muito poluído é visualmente desagradável e pode desestimular o usuário a ler o conteúdo.

Além disso, quando há muitos elementos, ou quando são muito pesados, o e-mail pode demorar para carregar, gerando impaciência.

Preze por um design simples, no qual o acesso dos conteúdos se dê de forma fácil.

  1. Frequência moderada

Não há regra para a periodicidade da newsletter: ela pode ser semanal, quinzenal, mensal, bimestral, etc.

A escolha da frequência dos envios vai depender da quantidade de conteúdo que você esteja disposto a compartilhar, mas, preferencialmente, evite enviar em períodos muito pequenos de tempo.

Lotar a caixa de e-mails do seu usuário pode ser uma maneira de afastá-lo.

  1. Conteúdo relevante

Por fim, seja criterioso com o conteúdo que será compartilhado. Certifique-se de que ele está alinhado com o seu propósito e com o público alvo que deseja alcançar. Para saber mais, confira nosso artigo: “5 dicas para produzir um conteúdo jurídico relevante”.

  1. Link para o blog do site

Jamais envie uma News em PDF estático. Sempre envie em html com links para ler as notícias e artigos completos dentro do blog do site. Com isso, você irá contribuir para aumentar tráfego qualificado no site e fazer com que as pessoas possam ver outras informações do escritório durante a navegação. Também irá contribuir para melhorar a indexação do conteúdo no google.”.

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Alexandre de Souza Teixeira

Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 13 anos.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

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