10/04/2018 // Artigos

Nutricionistas: 5 canais digitais que podem ser utilizados para conquistar novos pacientes

Certamente você, nutricionista, já se deparou com vários pacientes que tentaram realizar dietas encontradas na Internet antes de irem até a sua clínica.

Neste exato momento, deve haver incontáveis pessoais fazendo a mesma coisa.

E por que não transformar essas pessoas em seus pacientes?

Nesse texto, você vai entender como o marketing digital pode te ajudar nisso, saber o que significa inbound marketing e conhecer 5 canais digitais com eficiência comprovada! Acompanhe.

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Marketing digital: tendência ou nova realidade?

O marketing feito por meio de canais digitais está em alta, não há dúvidas sobre isso. Mas engana-se quem acredita que essa é apenas uma moda ou tendência passageira.

Desde que a Internet se popularizou em todo o mundo, a indústria e a sociedade têm se adaptado a viver de forma “conectada”. As facilidades da vida conectada nos trouxeram a uma realidade na qual o online e offline se fundiram em um mundo só.

Isto não vai sumir – pelo contrário, vai apenas se expandir.

Você consegue se lembrar de alguma invenção que surgiu com a finalidade de facilitar nossas vidas, e que depois foi descartada? Com certeza, os únicos casos são os das invenções que evoluíram para outras ainda melhores: a máquina de datilografar foi substituída pela digitação em computador, a TV foi substituída por TVs melhores, com controles remotos, conexão à Internet etc.

Marketing digital e inbound marketing

Se é verdade que continuaremos conectados digitalmente, então, também é verdade que o marketing feito no ambiente digital continuará existindo – e também evoluindo e se adaptando às novidades.

Uma dessas novidades é o inbound marketing. Já ouviu falar?

É uma vertente do marketing que consiste em produzir informação, atraindo pessoas que têm interesse pelos assuntos abordados nesse conteúdo. Como consequência, essas pessoas inevitavelmente passam a conhecer e interagir com a pessoa/marca que produz o conteúdo.

O inbound marketing não depende exclusivamente da Internet; porém, o marketing digital é o veículo perfeito para ele, já que a maioria das pessoas usa a Internet para pesquisar e buscar informações.

E o que um nutricionista pode fazer para se inserir nessa nova realidade?

5 canais digitais para nutricionistas conquistarem novos pacientes

Há 5 canais digitais que já vêm comprovando sua eficácia para conquistar novos pacientes há anos, e seguem cada vez mais fortes. São eles:

  • Blog

Blogs são veículos ideais para propagar conteúdo; afinal, são plataformas voltadas especificamente para comunicação textual.

Publicar artigos curtos e relevantes sobre nutrição é uma boa maneira de atrair público que deseja saber mais sobre isso, fazendo com que as pessoas conheçam sua expertise e sintam vontade de contratar seu trabalho.

  • Facebook

A vantagem do Facebook é possibilitar a interação por meio de fanpages. Elas oferecem vários recursos preciosos para um nutricionista se promover: comentários, curtidas, chats privados, indicação de localização (mapa), álbuns de fotos, compartilhamento de links externos, entre outros.

Além disso, ter curtidores no Facebook é uma forma de estar sempre presente na timeline deles, ou seja, na página em que eles visualizam as atualizações de todos os seus amigos e páginas que curtem.

Assim, o nome da sua clínica pode ser promovido perante seus curtidores com a frequência que você estabelecer: diária, semanal etc. Tudo dependerá do quanto a sua página é alimentada com conteúdo.

  • Instagram

Assim como o Facebook, privilegia a interação e a possibilidade de aparecer frequentemente na linha do tempo de quem te segue.

Pode ser usado para publicar conteúdo, porém, o destaque aqui são as imagens. Elas devem chamar a atenção para o texto ou para alguma outra ação.

Outras ferramentas interessantes são as histórias (Stories), ideais para conteúdos rápidos; e a possibilidade de fazer transmissões ao vivo.

  • Youtube

Seu conteúdo não precisa ser apenas textual. O Youtube também pode ser seu grande aliado.

Por meio de pequenos vídeos com dicas e curiosidades sobre nutrição, é possível criar um canal que atraia a atenção do público para a sua figura e seu trabalho.

Esses vídeos podem ser compartilhados nas demais redes sociais também.

  • E-mail

Seu conteúdo pode ser divulgado também por meio do e-mail, entregando-o diretamente na caixa postal do seu potencial paciente.

O e-mail permite um direcionamento maior de marketing. É a sua chance de divulgar serviços, promoções e conteúdos especializados para um tipo específico de público.

No entanto, esse é o mais pessoal entre todos os canais digitais; portanto, deve-se evitar o risco de ser invasivo.

O e-mail pode ser colhido por meio de uma landing page no site, com a permissão do usuário.

Esperamos que esse texto tenha te despertado para a necessidade de incluir o marketing digital entre as estratégias da sua clínica de nutrição!

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Alexandre de Souza Teixeira
Sócio Diretor
41.3362-1330 / 41. 99689-2980
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