30/08/2018 // Artigos

O poder dos hyperlinks no marketing digital

O conteúdo é um dos recursos mais importantes no inbound marketing, e os meios digitais permitem explorar ao máximo o seu potencial, por meio de táticas como a inclusão de hyperlinks.

hyperlink

Desde a melhora no rankeamento até a retenção do tráfego, as vantagens da inclusão de hyperlinks podem fazer toda a diferença em uma estratégia de marketing digital.

Venha entender!

O papel do conteúdo no inbound marketing

O inbound marketing é a vertente do marketing que trabalha com a atração de usuários por meio do oferecimento de conteúdos de seu interesse, dentro de uma lógica de um funil de vendas.

Enquanto as ações de outbound marketing são mais voltadas para a prospecção de clientes, as ações de inbound marketing são voltadas ao oferecimento de conteúdo personalizado e relevante, a fim de que os clientes os acessem espontaneamente e, por consequência, conheçam a marca.

Logo, no inbound marketing, o conteúdo textual assume um papel fundamental. Embora o conteúdo também possa ser feito com imagens, vídeos, gráficos etc, é pelo texto que a maioria das informações serão transmitidas.

Quanto mais personalizada for a estratégia e quanto mais específico for o público alvo, maior é a importância de um conteúdo rico, capaz de fornecer informações que os usuários procuram em mecanismos de busca como o Google. Não à toa os blogs são estratégias adotadas por mais de 65% das marcas que adotam o marketing de conteúdo. Os artigos e blog posts muitas vezes são a porta de entrada de um usuário para conhecer o profissional ou empresa que mantém o blog.

O conteúdo como hipertexto no marketing digital

Quando um conteúdo textual contém várias informações dispostas de uma maneira que o leitor pode seguir por diversos caminhos, estamos diante de um hipertexto.

No livro “Cibercultura”, Pierre Lévy diz que os suportes digitais revolucionaram os hipertextos, pois permitem que a construção da leitura seja feita de forma muito mais fácil e intuitiva.

Segundo Pierre Lévy, “tudo se dá como se o autor de um hipertexto constituísse uma matriz de textos potenciais, o papel dos navegantes sendo o de realizar alguns desses textos colocando em jogo, cada qual à sua maneira, a combinatória entre os nós”, e assim, “o hipertexto opera a virtualização do texto”.

Trazendo esses conceitos para o marketing digital, e especialmente para o inbound marketing, os hipertextos são maneiras de aproveitar ao máximo a atenção do seu leitor e sugerir novos conteúdos que possam satisfazê-lo. Dentro de um texto, isso pode ser feito com a inserção de hyperlinks.

O que é um hyperlink

Um hyperlink é a inclusão de um link para outra página. A inclusão desse link se dá pela vinculação a uma palavra dentro de um texto.

A página direcionada pode se referir a um outro conteúdo do mesmo site, ou a uma sugestão de conteúdo de outra mídia, ou mesmo à fonte da informação que está sendo veiculada.

Por meio do hyperlink, o usuário é direcionado a essa página simplesmente clicando nas palavras linkadas, que abrirão uma nova janela, sem interromper a leitura do usuário na página original.

A importância dos hyperlinks no inbound marketing

 A inserção de hyperlinks é uma maneira de reter a atenção do leitor e fazê-lo passar ainda mais tempo consumindo o conteúdo que você produz ou sugere. É também uma maneira eficaz de divulgar outras páginas e conteúdos do seu site.

Além disso, para os algoritmos do Google, páginas que são hyperlinkadas são consideradas como páginas de maior credibilidade, e isso faz com que elas sejam melhor posicionadas nas buscas.

O sucesso dos hyperlinks pode ser medido pela análise do número de pessoas que efetivamente clica neles. Portanto, se a sua estratégia de marketing de conteúdo usar de bons mecanismos de mensuração, os hyperlinks podem fornecer dados importantes sobre o seu público alvo, como, por exemplo, taxas de rejeição ou de retenção de tráfego.

Agora que você entendeu a importância dos hyperlinks dentro de uma estratégia de inbound marketing, lembre-se que, antes disso, é fundamental que o conteúdo seja, por si só, relevante e ajustado aos interesses do seu público alvo. Hyperlinks e outros recursos não podem salvar um conteúdo de má qualidade.

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Alexandre de Souza Teixeira
Sócio Diretor
41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

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