06/03/2018 // Artigos

O que é inbound marketing jurídico?

A estratégia com mais sintonia com o código de ética da OAB.

O mundo do marketing passou por muitas transformações nos últimos tempos. Durante décadas, a forma como o marketing era visto praticamente se resumia a propaganda. Hoje, cada vez mais se reconhece a importância de outras vertentes, como o inbound marketing, ou marketing de atração.

Nesse texto, falaremos sobre o que é, como funciona essa forma de fazer marketing, e porque ela pode ser a ideal para o advogado. Acompanhe!

Inbound marketing versus outbound marketing

O outbound marketing é a forma mais tradicional de se fazer marketing: tentando atrair a atenção do cliente. Isso pode ser feito por meio de:

  • comerciais na TV, rádios, jornais ou Internet;
  • cartazes, panfletos, outdoors;
  • e-mails;
  • ligações (telemarketing);
  • outras formas.

O inbound marketing parte de uma premissa diferente: em vez de ir atrás do cliente, a empresa realiza ações que atraiam o seu interesse, para que ele vá atrás dela. Isso pode ser feito por meio de:

  • marketing de conteúdo;
  • entretenimento de marca (branded content);
  • outras formas.

Uma mudança de paradigma

Com a overdose de informações disponíveis às pessoas em seus celulares, computadores e em todo tipo de mídia, o marketing tradicional começa a parecer invasivo, cansativo, e em alguns casos, forçado.

Além disso, a forma como as pessoas escolhem produtos e serviços não é mais a mesma que era há vinte, dez ou até cinco anos.

Hoje, é comum que os consumidores pesquisem mais antes de optar por uma empresa, em detrimento de outra. Os anúncios não são mais os únicos responsáveis por fazer com que uma empresa se torne conhecida e convincente.

O inbound marketing veio responder a essas mudanças, sugerindo que as empresas produzam conteúdos relevantes, que sejam de interesse de seu público alvo. Assim, o próprio consumidor vai ser levado a optar pela empresa, por vontade própria, ao perceber que tem afinidade com os seus conceitos, e por confiar na sua autoridade.

O que é o inbound marketing jurídico

Engana-se quem pensa que o inbound marketing só pode ser feito no comércio. Na advocacia, as possibilidades também são grandes e podem gerar resultados igualmente eficientes.

O inbound marketing jurídico é feito de estratégias de marketing digital e de conteúdo, que visam completar um funil de vendas. Todas estas estratégias tem aderência perfeita com o código de ética da OAB. Esse funil consiste em:

  • atrair clientes em potencial (por meio dos leads);
  • nutrir esses leads, mantendo o interesse do cliente;
  • ajudar a vender os serviços jurídicos para eles;
  • retê-los; e
  • reconquistá-los.

Essas estratégias variam conforme o estágio do sistema de funil de vendas. Algumas delas são:

  • blogs;
  • conteúdo em redes sociais;
  • revistas;
  • palestras;
  • eventos;
  • e vários outros.

Por que usar o inbound marketing jurídico?

O outbound marketing tem seu valor e certamente não irá morrer. Entretanto, o inbound marketing pode se mostrar mais interessante para advogados; inclusive porque, no Direito, muitas práticas de outbound marketing podem até serem consideradas infrações ao Código de Ética e Disciplina da OAB.

O inbound marketing jurídico, se bem feito, pode trazer benefícios como:

  1. Gerar credibilidade

Com o inbound marketing, o advogado pode publicar conteúdo relevante sobre determinado assunto dentro do Direito. Isso o ajudará a consolidar-se como uma referência na sua área de atuação.

  1. Conscientizar clientes

Nem todos os indivíduos conhecem ou valorizam trabalho do advogado. Muitos precisam de apoio jurídico e sequer sabem. O inbound marketing é a sua chance de levar informação ao cliente e conscientizá-lo sobre seus direitos e necessidades.

  1. Alcançar clientes de forma espontânea

Os clientes precisam de advogados porque têm algum problema para resolver. Clientes com problemas não querem ser incomodados ou chateados. O inbound marketing é uma maneira de chegar até esses clientes sem cansá-los ou correr o risco de ganhar sua antipatia.

  1. Publicidade ética

Se feito dentro das diretrizes legais, o inbound marketing é a forma mais ética de se fazer marketing de serviços jurídicos, já que o Código de Ética da OAB proíbe a mercantilização da advocacia.

A estratégia de inbound marketing da In Company estabelece a gestão do ciclo de vida do clienteÉ uma evolução e um segundo passo para o desenvolvimento do Ciclo de Marketing Digital. Para entender mais sobre isso, veja abaixo o nosso infográfico e conheça os nossos serviços de inbound marketing!

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Alexandre de Souza Teixeira

Sócio Diretor

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