Artigos Postado no dia: 19 novembro, 2020

Profissional da saúde, você ainda não tem um e-book de saúde para gerar leads e vendas? Como criar um e-book de saúde e conseguir mais pacientes

Talvez você, profissional da saúde, não saiba, mas o seu conhecimento e as suas credenciais são importantes também no mundo da informação, conteúdo e marketing digital. Lançar um e-book de saúde é uma excelente maneira de crescer a sua autoridade na internet.

Além de entregar valor para os leitores e suprir a enorme demanda por informação séria e confiável em meio a tantas fake news, um e-book de saúde, da sua área de atuação, pode gerar leads que depois se traduzirão em pacientes em sua clínica.

Neste artigo, você vai entender como um e-book de saúde, alinhado com outras técnicas de marketing médico/saúde, pode te trazer mais pacientes.

Excesso de conteúdo digital gera demanda por fontes confiáveis

De informação e conteúdo, a Internet está cheia. Inclusive, já está atingindo a saturação.

Desde 2014, fala-se em content shock. Segundo essa teoria, a abundância de conteúdo iria atingir um pico desproporcional à demanda por conteúdo. Dessa forma, quem produz conteúdo precisaria redobrar os esforços para produzir conteúdo cada vez mais relevante e diferenciado. Só assim, conseguirão conquistar os leitores e levá-los a praticar uma ação.

Na área da saúde, isso já acontece.

Dezenas de sites e portais de conteúdo oferecem informações gratuitas e acessíveis sobre:

  • hábitos de saúde;
  • doenças;
  • sintomas;
  • remédios;
  • cirurgias;
  • outros assuntos relacionados a saúde, bem estar e estética.

No entanto, nem todos esses sites são confiáveis. Muitos desses conteúdos nem são escritos ou revisados por profissionais da saúde. Alguns até recomendam a automedicação, de forma irresponsável.

Conforme cresce a conscientização sobre os riscos das fake news, as pessoas estão cada vez mais procurando por fontes sérias e de credibilidade, que produzam conteúdos realmente confiáveis.

 

E-book de saúde: conteúdo que gera leads e vendas

Profissionais da saúde são as fontes de maior credibilidade e autoridade para falar sobre saúde. Isto é óbvio.

Mas para que eles cheguem até as pessoas que precisam das informações, é importante ser estratégico na forma de produzir conteúdo.

Uma maneira excelente de entregar valor para o público, e ainda por cima conseguir gerar leads (contatos que praticam uma ação dentro de uma estratégia de marketing) e converter leitores em pacientes é lançando um e-book de saúde da sua especialidade.

O formato de livro goza de credibilidade, e por ser oferecido por meio de download, torna fácil colher indicadores sobre:

  • o número de pessoas que baixaram;
  • os leitores que procuraram o profissional ou clínica após lerem o e-book;
  • os contatos que efetivamente fecharam negócio ou praticaram alguma outra ação.

Mas para fazer essas análises, é preciso trabalhar com um fluxo de automação de leads e sistemas de inbound marketing que organizem esses dados.

 

Dicas importantes para lançar um e-book de saúde

  1. O e-book deve ser gratuito

O download do e-book deve ser oferecido sem custo.

O lucro virá depois, na forma de pacientes conquistados por meio deste conteúdo.

Um conteúdo gratuito aumenta as chances de exposição e ajuda a evitar problemas perante os Conselhos de Classe, já que alguns, como o Conselho Federal de Medicina, não vêm com bons olhos a associação da profissão com ações de natureza comercial.

 

  1. Seja claro quanto ao uso dos dados do leitor

A Lei Geral de Proteção de Dados determina que, ao colher dados pessoais de terceiros, deve-se obter o consentimento, especificar a finalidade e a duração do uso desses dados.

Por isso, se você vai oferecer o download do e-book em troca do e-mail ou outro dado pessoal do leitor, obedeça a essas diretrizes.

Como a estratégia de marketing de conteúdo também pode abranger outras comunicações e conteúdos (envio de newsletters, e-mails), o uso do e-mail pessoal do leitor para esses fins também deve ficar claro.

 

  1. Escreva para o público, não para os seus colegas de profissão

Como já dissemos, a finalidade de um e-book de saúde não é a receita com vendas, como no lançamento de um livro voltado para a literatura em vez do marketing.

A finalidade também não é alcançar estudantes ou outros colegas da comunidade da sua profissão.

A finalidade é conquistar pacientes.

Por isso, o conteúdo do seu e-book de saúde precisa:

  • ser claro e usar uma linguagem acessível;
  • abranger informações que dizem respeito ao dia a dia do seu público;
  • evitar termos técnicos demais;
  • ter um design e aparência atraentes;
  • ter um texto envolvente e agradável de ler.

Você pode conseguir isso por meio de recursos de marketing digital, marketing de conteúdo e experiência do usuário (user experience, ou UX), como:

  • escaneabilidade;
  • gatilhos mentais;
  • design gráfico intuitivo;
  • e outros.

Procure profissionais especializados em marketing médico e marketing para a saúde para planejar, escrever e lançar o seu e-book sobre saúde.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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