Artigos Postado no dia: 10 janeiro, 2019

Tendências de marketing digital: o que vai estar em alta em 2019

O ano de 2018 passou rápido, trouxe muitas mudanças e consolidou algumas tendências que temos observado há anos.
A inteligência artificial continuará se integrando à vida das pessoas; mas o excesso de informação (visual e textual) está deixando os usuários cada vez mais cansados; e a legislação brasileira tem exigido muito mais das empresas que trabalham com dados na Internet.

Como tudo isso se refletirá no marketing digital em 2019?
Neste texto, vamos falar de algumas das principais tendências de marketing digital que estarão em alta neste ano que se inicia. Confira!
O que vai estar em alta no marketing digital em 2019
Inteligência artificial
No início de 2018, o uso de ferramentas de inteligência artificial em estratégias de marketing digital já era apontado como tendência. Em 2019, não será diferente. Nos próximos anos, a inteligência artificial se integrará de forma cada vez mais natural à vida das pessoas e às atividades das empresas.
Da mesma forma, a inteligência artificial vai ajudar a otimizar importantes tarefas na construção de marca e no marketing digital, por meio de recursos e ferramentas como:

  • chatbots;
  • robôs de análise de dados e inserção de ads;
  • adaptação de conteúdo e SEO para buscas feitas por comando de voz em assistentes virtuais;
  • e muitos outros.

Mídia programática
A busca por automatização no marketing digital também vai crescer em 2019, inclusive no que diz respeito à seleção dos melhores lugares para inserir ads (anúncios). É o que chamamos de mídia programática, ou publicidade programática.
A mídia programática usa de recursos digitais para pesquisar os sites e plataformas, bem como os melhores dias e horários, para alcançar o público alvo desejado. Assim, a marca pode adquirir esse espaço para expor o seu conteúdo.
Marketing de permissão
Em 2018, foi aprovada no Brasil a Lei Geral de Proteção de Dados, que obriga todas as empresas que trabalham com dados pessoais de consumidores e usuários a:

  • informá-los expressamente sobre a forma como esses dados serão coletados;
  • informar expressamente sobre o uso que será feito dos dados;
  • garantir a proteção dos dados;
  • além de várias outras medidas e proibições.

Assim, todas as estratégias de marketing digital que requerem a coleta de dados precisarão ser ainda mais explícitas e transparentes sobre o uso que fará desses dado (por exemplo: a solicitação do e-mail do usuário para o recebimento de uma newsletter).
É uma medida que, além de cumprir com o que a legislação exige, aumenta a credibilidade da marca e a formação de um vínculo de confiança com o usuário.
Design cada vez mais enxuto
O excesso de conteúdo visual na Internet e nos dispositivos móveis gera um cansaço, e às vezes até mesmo um desconforto visual. Isso pode acabar gerando uma rejeição, ainda que de forma inconsciente.
Com isso, a tendência é que as marcas e os conteúdos adotem uma abordagem visual cada vez mais minimalista, com design mais simples e enxuto, contendo somente aquilo que é necessário.
Conteúdo simples e relevante
O conteúdo textual é um dos pilares do inbound marketing, vertente do marketing digital que busca conquistar a atenção do indivíduo por meio do fornecimento de conteúdos de seu interesse, para gerar um engajamento espontâneo.
Mas, assim como dissemos no item anterior que o excesso de conteúdo visual pode causar rejeição, da mesma forma, o excesso de conteúdo textual também pode cansar e afastar o usuário, em vez de ganhar a atenção dele.
Não nos referimos somente ao tamanho dos textos, mas principalmente à sua estrutura (escaneabilidade) e linguagem.
O conteúdo que vai se destacar e gerar melhores resultados em 2019 é aquele que conseguir transmitir o máximo de informação relevante por meio de uma leitura simples e agradável aos olhos.
Vídeos e stories nas redes sociais também serão mais utilizados para reduzir o tempo de atenção dos consumidores.
Sua empresa já se preparou para essa nova realidade?
Agora que você já sabe algumas das tendências de marketing digital que estarão em alta em 2019, procure o apoio de profissionais especializados para implantá-las e ajustar o seu planejamento de marketing para o novo ano.
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Alexandre de Souza Teixeira
Sócio Fundador
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