Acredito que poucos advogados na época da faculdade foram preparados para cuidar de um escritório, gerenciar receitas e despesas, posicionar uma marca no mercado e liderar com funcionários, certo?
Mesmo que a sua graduação tenha oferecido esse tipo de preparação, é bem provável, inclusive, que muito do que você aprendeu talvez não sirva mais – ou deixará de servir em breve.
O mundo tem mudado: a sociedade da informação evolui muito rápido e as ferramentas digitais revolucionaram mercados inteiros, a escolaridade hoje tem um peso menor do que costumava ter no mercado de trabalho…
Como resultado de todos esses acontecimentos, temos uma realidade:
A competitividade na área jurídica está cada vez maior.
Não estou falando só do número de advogados – até porque, o maior concorrente do advogado moderno nem é o seu colega de profissão: é o Google.
Isso, mesmo.
Hoje, você, advogado, não compete apenas com outros colegas de profissão do seu bairro ou da sua cidade: compete também com o Google.
Muitas pessoas preferem tomar decisões baseadas em informações obtidas na Internet, do que pagar por uma consulta ou serviço prestado por um profissional qualificado.
Sem contar, claro, que é graças ao Google, às redes sociais e todas essas ferramentas digitais que o advogado hoje também compete com escritórios de quaisquer outros lugares do Brasil, pois vários atendem virtualmente. Então, seja amigo do google e faça ele te indicar também!
O que tudo isto significa?
Primeiro, que o grande desafio do advogado moderno é fazer o cliente perceber a importância e o valor do trabalho de um advogado.
Em segundo lugar, percebe-se cada vez mais a necessidade de gerir um escritório de advocacia como uma verdadeira empresa, ou seja: de forma orientada para resultados.
Sem uma estruturação e estratégia orientada para resultados, seu escritório pode ter dificuldades em sobreviver nesse mercado tão competitivo.
Não que antes tenha sido diferente; mas a diferença é que a mentalidade do advogado gestor atual deve ser muito mais abrangente e sistêmica.
Não basta entender de administração e finanças: o advogado gestor deve saber sobre planejamento estratégico; precisa saber construir sua marca e integrar todos os sócios e colaboradores na cultura do escritório; precisa entender de marketing, de gestão de relacionamento com o cliente…
Obviamente, algumas dessas funções pode ser terceirizadas ou divididas em entre os membros de uma equipe.
No entanto, mas é fundamental que o advogado gestor tenha um conhecimento pelo menos básico sobre esses assuntos – ou seja: um mínimo necessário para saber direcionar essas atividades, a fim de ter certeza que estão seguindo a linha desejada para o seu escritório!
Recentemente, eu tive a honra de receber o convite de coordenar um curso inédito nesta área, o GBA em Gestão Legal de Resultados do ISAE – Escola de Negócios.
O GBA (Global Business Administration) é uma modalidade de curso voltado para profissionais que buscam uma atualização completa, porém rápida e voltada para fins práticos. Cuidadosamente montado para que escritórios de advocacia superem desafios modernos, destaquem-se da concorrência e elevem seus resultados financeiros.
Este GBA, por exemplo, vai ter uma duração de 80 horas, em 10 encontros, entre 7 de outubro a 17 de dezembro de 2019.
O curso Gestão Legal de Resultados irá desenvolver habilidades nos principais pilares da gestão, com foco em:
- Estratégia
- Legal Design
- Marketing Jurídico
- Inovação
- Tecnologia 5.0
- Controladoria Jurídica,
- Gestão Comercial
- Mindfulness e Nerurociência para o profissional jurídico
- Gestão de Pessoas e
- Finanças
Além de um conteúdo intensivo, completo e dinâmico com 80 horas de duração, o curso conta com professores que são profissionais atuantes da gestão legal nos maiores escritórios de advocacia do Brasil, tais como:
- Sergio Fadel
- Ana Paula Holtz
- Adnilson Hipólito
- Juliana Pacheco
- Gustavo Rocha
- Peronne Jorge Filho
- Alexandre de Souza Teixeira
- Samantha Albini
- Charles Betito Filho e
- Ísis Fontenele.
Clique AQUI, confira a grade e o currículo dos professores e faça a sua inscrição até o dia 1º de outubro.
Somente 60 vagas serão disponibilizadas, então aconselho que você garanta logo a sua!
Vamos nos ver lá?
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 14 anos.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980
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