Uma das redes sociais que mais tem crescido nos últimos tempos é o Instagram. Em 2013 foi a rede que mais cresceu (66%), e hoje chegou à marca de 200 milhões de usuários em todo o mundo. Certamente um grande canal que não pode ser descartado quando se trata de publicidade, em especial para o público jovem.
#paraqueserve?
O Instagram é uma rede social baseada no compartilhamento de imagens e pequenos vídeos. No caso da área da saúde, o Instagram pode ser usado para publicações com informações sobre saúde, ou ainda que apresentem suas instalações, sua equipe em ação, mensagens inspiradoras, datas comemorativas relacionadas, campanhas. A ideia é que te auxilie a transmitir sua marca, com seus valores e diferenciais.
#quemusaoinstagram?
De acordo com dados divulgados pelo Facebook (sim, o Mark Zuckerberg, criador do Facebook comprou o Instagram), mais de 90% dos usuários tem menos de 35 anos com predominância feminina: 60% x 40% dos homens.
Aí vão algumas dicas:
Dica#1: Configure sua conta e defina sua estratégia no Instagram
– Faça as configurações básicas de perfil, insira o link para o seu site e dados do responsável técnico da sua instituição.
– Encontre instagrammers para seguir. Veja como aqui.
– Defina uma personalidade para o seu Instagram. Qual tom de voz e imagens serão utilizados nas suas publicações? O que o seu público-alvo precisa ouvir? Se a sua marca busca transmitir seriedade, cuidado com publicações como a imagem de uma cerveja e o texto “E aí pessoal, já tomaram uma cervejinha hoje?”; isso poderia passar uma imagem casual e descontraída demais. Seria mais adequado algo como: “O Outubro Rosa é um período para lembrar a todas as mulheres da importância da prevenção. Faça o exame regularmente”, acompanhado por uma imagem da campanha; um tom muito mais formal e menos casual.
Não esqueça de publicar no seu perfil seus dados profissionais: área de atuação e dados de registro do Conselho de sua profissão (é obrigatório!)
Dica #2: Conecte o Instagram com outras redes sociais
O Instagram pode auxiliar a dinamização do seu site e de várias outras redes sociais, isso porque ele permite o compartilhamento das fotos via Facebook, Tumblr, Twitter, Flickr e Foursquare. Além disso, ele pode ser integrado ao seu site. Por isso, integre sua conta às demais redes sociais que sua marca usa.
Apenas adicionando esses compartilhamentos você aumentará muito a sua visibilidade e poderá conseguir novos seguidores em todas essas redes, além do possível resultado de aumento do engajamento dos usuários. Veja como aqui.
Dica#3: Divulgue conteúdo variado
Apesar das várias restrições da publicidade na área da saúde, você pode combinar publicações éticas e interessantes. Alguns tipos de conteúdos:
– Artigos informativos
– Dicas e orientações gerais sobre sua área de atuação
– Imagens com mensagens e frases inspiradoras
– Fotos da sua equipe em ação
– Fotos da sua estrutura
Dica#4: O que evitar
Por se tratar de uma rede social na área da saúde, algumas ações devem ser evitadas, tais como:
– Publicar imagens dos seus pacientes
– Publicar seu endereço ou telefone
– Publicar descontos ou preços
Dica#5: Use hashtags
Talvez você já tenha ouvido falar das tags. Tags são palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo. Essas palavras-chave se tornam hashtags quando inseridas depois do símbolo “#”, que designa a palavra-chave que está sendo usada no Instagram. Quando alguém buscar por essa palavra, se a sua publicação tiver ela marcada, ela aparecerá nos resultados. Então, quando for postar uma imagem, pense nos termos relacionados e então publique. O recomendável é até 5 hashtags por publicação.
Fonte: E-saude
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