Artigos Postado no dia: 9 maio, 2023

5 estratégias de marketing jurídico para diferenciar seu escritório de advocacia

O marketing jurídico está ao alcance de todos. Há estratégias bem práticas e acessíveis e outras mais caras, com maior nível de personalização e potencial de alcance.

Se a sua ideia é usar o marketing jurídico não apenas para ter uma presença digital, mas também para se diferenciar da concorrência, prepare-se para usar níveis mais avançados de técnica e personalização.

Nesse artigo, vamos falar de 5 estratégias que funcionam super bem para aumentar ou segmentar o seu alcance com marketing jurídico digital.

 

 

Do início à diferenciação: definindo suas prioridades no marketing jurídico digital

Se o que você quer é simplesmente ter uma estratégia de marketing digital, estar presente na Internet, é bom começar tendo o seu próprio site com landing pages – páginas específicas para cada área ou serviço jurídico e um blog integrado. Isso é o básico, é o mínimo que você precisa ter pra começar!

A partir do momento em que quer avançar mais no seu projeto, pode começar a pensar em implementar fluxos de inbound marketing nesse site e blog. Usando um software de CRM para operacionalizar uma estratégia de conteúdos moldados para cada etapa de um funil de vendas.

Além dessas ferramentas, também destacamos as redes sociais, o lançamento de e-books, webinars e outras.

Se você presta atenção na forma como seus concorrentes e parceiros fazem marketing jurídico digital, nenhuma dessas estratégias vai soar como novidade para você.

E de fato, não são nada de novo. O que fará a diferença é a forma como você faz tudo isso, a forma como combina essas ferramentas de acordo com os objetivos e o público-alvo do seu projeto.

Se você já está familiarizado com essas estratégias, se não quer apenas praticá-las para ter uma presença digital, mas sim usá-las para se diferenciar da concorrência, então é preciso aumentar o nível de personalização e técnica no seu projeto.

 

 

Conheça 5 estratégias de marketing jurídico que podem diferenciar seu escritório de advocacia

 

Para conseguir resultados diferentes e alcançar um público mais segmentado, de acordo com as áreas de especialidade do seu escritório e o público-alvo ideal para seus serviços, é importante estruturar seus conteúdos e posicionar a sua presença digital de uma forma que te “tire fora da massa” de advogados generalistas.

Quanto mais direcionado for o seu conteúdo, e quanto mais você conseguir distribuí-lo por meios com maior chance de conseguir a atenção do seu público-alvo, maiores as suas chances de sucesso.

Abaixo estão algumas estratégias que você pode usar para isso:

 

1.       Conteúdos de vídeo curtos

 

É praticamente um consenso que os vídeos curtos (isto é, vídeos de entre 60 a 120 segundos) são a principal forma de consumo de informação e conteúdo hoje em dia. O sucesso do Instagram Reels, YouTube e TikTok são prova disso. Uma pesquisa da Tubular Labs de julho de 2022 mostrou que os vídeos com duração de até 60 segundos concentram 57% das visualizações no YouTube.

Apesar do desafio de falar sobre um tema jurídico de forma sintética, os conteúdos informativos de curta duração podem gerar resultados excelentes na advocacia.

Não se preocupe se não conseguir abranger todos os pontos importantes de um assunto em um vídeo de curta duração. Isso pode ser algo bom, pois dá oportunidade para criar diversos vídeos curtos, destrinchando um mesmo assunto em diversos conteúdos. Dessa forma, você tem chances de alcançar mais pessoas e de ganhar a atenção delas ao solucionar dúvidas bastante específicas em vez de “jogar” para elas conteúdos enormes e difíceis de absorver.

Inclusive, essa estratégia também funciona para conteúdos de texto, como veremos no próximo item.

 

2.       Artigos divididos em série

 

Quando você estudava um assunto na faculdade de Direito, não estudava tudo de uma vez, certo? As grades curriculares das faculdades, os livros de doutrina, até mesmo as leis são divididas em capítulos, seções etc.

Então, por que você adotaria uma estratégia diferente com um público alvo que sequer é versado em Direito?

Destrinchar um tema por diversos artigos é a melhor maneira de atrair audiências segmentadas e aumentar a sua taxa de conversão.

Quanto mais você conseguir destrinchar um tema, melhor para o leitor. Melhor pra você também, pois estará otimizando seu calendário editorial. Um mesmo tema pode render conteúdos para meses e meses (sem prejuízo de alterná-lo com outros para que seu blog não fique muito monotemático).

 

Além disso, também é uma boa estratégia de ranqueamento no Google, se você usar o SEO correto.

 

3.       Tráfego pago e orgânico de maneira integrada (SEO e impulsionamento de posts)

 

SEO (Search Engine Optimization, isto é, mecanismos de otimização para busca) é usado para melhorar a performance de um conteúdo nos resultados de buscas do Google e de outras plataformas.

Mas ele também pode ser usado para te diferenciar da concorrência se você tiver um plano de uso estratégico de palavras-chave.

Quanto mais você conseguir ter a sua marca, o seu site associados a uma palavra-chave, mais você conseguirá se diferenciar, sobretudo se essas palavras-chave não forem tão desgastadas.

Já o tráfego pago com os impulsos de posts, você tem o controle do público que deseja atingir e também a quantidade dele. Muito importante esta ação para segmentação e atração de audiência específica para uma ação ou acessar um conteúdo que deseja se posicionar.

 

4.       Assessoria de imprensa digital

 

Existem 1,5 milhão de advogados no Brasil. Mas para ser o advogado de confiança de um meio de comunicação, a ponto de ser citado em uma reportagem ou ter um artigo publicado em um portal de notícias, com certeza estamos falando de um advogado que não é só mais um entre 1,5 milhão!

A assessoria de imprensa pode te ajudar a se diferenciar ao inserir seu nome ou o nome do seu escritório em pautas informativas relevantes, publicadas por veículos de credibilidade e bom alcance.

Existe a assessoria de imprensa digital, que te conecta a portais de conteúdo para poder publicar conteúdos com eles. Existe também a assessoria de imprensa mais focada em relacionamento, que te conecta a jornalistas e editores que poderão recorrer a você quando precisam de uma opinião jurídica para ser citada em uma matéria.

Vale lembrar que o art. 34 do Código de Ética e Disciplina da OAB dispõe que “a divulgação pública, pelo advogado, de assuntos técnicos ou jurídicos de que tenha ciência em razão do exercício profissional como advogado constituído, assessor jurídico ou parecerista, deve limitar-se a aspectos que não quebrem ou violem o segredo ou o sigilo profissional“. Mesmo dentro dessa limitação, há diversas oportunidades para que advogados se destaquem por meio da assessoria de imprensa.

 

5.       Newsletter personalizada

 

Uma maneira de se diferenciar entre tantos e-mails que seu potencial cliente recebe diariamente é criar uma estratégia de newsletter personalizada.

O nível de personalização vai depender da sua capacidade de investimento, pois quanto mais variedades de newsletter você quiser enviar, mais vai precisar de uma equipe para:

 

  • analisar dados de performance e definir quais serão os tipos de usuário que você vai trabalhar (por exemplo, separar os usuários por localização, idade, profissão, ou pelo grau de engajamento com seu conteúdo: quais usuários já estão mais avançados no funil de vendas ou não);
  • criar ou fazer a curadoria de conteúdos específicos para cada tipo de usuário;
  • gerenciar o disparo dessas newsletters e colher novos dados sobre a performance

 

 

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Até a próxima e um abraço

 

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005

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