Artigos Postado no dia: 25 janeiro, 2024

Como será o SEO do futuro? Preparando-se para se destacar no Google, mas sem depender dele

O Google vai ser substituído pelo TikTok? Ou pelo ChatGPT? Qual será a importância do Google no futuro, e como as estratégias de marketing serão adaptadas para responder a isso?

Performar bem em mecanismos de buscas online é um enorme componente do marketing digital, por isso, o SEO é tão importante, e seguirá sendo.

Nesse artigo, vamos entender esse cenário e analisar a importância do SEO dentro dele, desde os conceitos básicos de SEO até um olhar para o SEO do futuro.

 

Primeiramente, o que significa SEO?

A sigla SEO significa Search Engine Optimization em inglês, expressão que podemos traduzir como otimização para mecanismos de busca.

Mecanismos de busca são sites ou páginas que indexam outros sites ou páginas e proveem uma forma de realizar buscas dentro deles. Alguns exemplos são o Google, Bing, Yahoo e Naver.

O SEO é um conjunto de técnicas e práticas aplicadas em um site ou página, voltadas a melhorar as chances de aparecer como um dos principais resultados em um mecanismo de busca.

O objetivo do SEO é otimizar o conteúdo ou a estrutura de uma página para que ela “converse” melhor com os algoritmos dos motores de busca, aumentando assim a probabilidade de “ranquear” bem (isto é, ter uma boa performance, aparecer entre os primeiros ou principais resultados).

Algumas práticas de SEO são:

  • uso e repetição estratégica de palavras-chave;
  • otimização de meta tags;
  • uso de links internos e externos;
  • entre outras.

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Qual é a importância do Google e do SEO para profissionais da saúde?

O Google é o principal mecanismo de busca utilizado no Brasil, e no Ocidente.

Além de ser o principal site utilizado quando as pessoas querem fazer buscas, ele também alimenta diversas bases de dados e é integrado com várias plataformas e softwares.

Logo, ter suas informações otimizadas para que sejam alcançadas pelo algoritmo do Google é fundamental em qualquer estratégia de marketing digital na saúde.

Na verdade, até mesmo para profissionais que não investem em estratégias de marketing digital como inbound marketing e redes sociais, o Google também exerce papel importante. Ele serve de referência para quem faz buscas pelos dados de um profissional, endereço ou contato do seu consultório (quase como as antigaspáginas amarelas“, listas telefônicas etc).

Mas para quem adota estratégias digitais na saúde, o Google é fundamental. Ele te ajuda a ser encontrado por pessoas que buscam especificamente por um profissional da saúde, ou por pessoas que ainda estão na fase de buscar informações sobre saúde e ainda não decidiram conscientemente por buscar ajuda profissional. Essa segunda possibilidade ocorre quando usamos estratégias de conteúdo, conseguindo assim alcançar pessoas que se vão atrás de informações sobre um tema e não especificamente sobre uma pessoa.

Há quem identifique tendências na Geração Z de trocar o Google pelo TikTok, e há quem diga que o ChatGPT também vir a substituir o Google para algumas pessoas.

Mesmo assim, nada indica que o Google perderá relevância tão cedo. Inclusive, o ChatGPT se alimenta dele e tem função diferente; e quanto ao TikTok, o Google também o “lê” para fins de prover resultados aos usuários.

Logo, é importante continuar considerando o Google e as estratégias de SEO para ele nas suas estratégias futuras.

Como será o SEO do futuro? E como os profissionais de saúde podem se adaptar para continuar se saindo bem no Google? 

O Google se reinventa constantemente para prover os melhores resultados e adaptar-se às tendências de tecnologia e conteúdo.

Por exemplo, inovações provenientes da Inteligência Artificial (IA) e dispositivos de comando por voz (Alexa, Siri etc) estão entre os fatores que podem influenciar mudanças no funcionamento do sistema do Google.

Como resposta, profissionais especializados em SEO criam estratégias para continuar correspondendo às transformações do Google.

Dito isso, vamos conhecer algumas tendências em estratégias de SEO para o futuro:

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3 tendências de SEO para o futuro

  • Otimização de conteúdo para Search Generative Experience (SGE) e Answer Engine Optimization (AEO): SEO e AEO aprimoramento das respostas às buscas com uso de IA (no caso do SGE, será possível ter acesso a respostas e resultados mais elaborados com base em análise da IA do próprio Google);
  • SEO para topical authority:  o Google deve valorizar cada vez mais a topical authority, isto é, a autoridade em um determinado assunto. Com isso, conteúdos mais formatados para fortalecer o vínculo de um site com um assunto tenderão a ter melhor performance;
  • Conexão maior do branding com o conteúdo: outra forte tendência do Google será conectar assuntos e topical authority a pessoas (inclusive com integração com perfis de redes sociais), a fim de prover recomendações mais confiáveis e com maior potencial de credibilidade, sobretudo em razão do crescimento dos conteúdos gerados por IA, fake news, deepfakes etc.

 

Destaque-se no Google, mas não dependa dele

É importante ter seu site, landing page e redes sociais preparados para serem adequadamente lidos pelo Google.

Mas ter outras estratégias que não dependam apenas de aparecer no Google também é um pilar importante para qualquer estratégia sustentável de marketing digital na saúde.

Isto inclui:

  • estratégias de relacionamento;
  • estratégias de outbound marketing;
  • assessoria de imprensa;
  • gestão de relacionamento com pacientes já conquistados;
  • estratégias de branding e fortalecimento de sua marca pessoal.

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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