Artigos Postado no dia: 13 julho, 2023

Quanto investir em marketing digital na área da saúde? Entenda como integrar o marketing à administração e finanças de uma clínica

Administração e finanças interferem no marketing digital sim — mas essa não é só uma questão de disponibilidade orçamentária.

Definir o quanto investir em marketing digital na área da saúde passa por uma série de definições prévias relacionadas ao seu público-alvo, histórico da sua empresa, o tipo de serviço que você vende etc.

Se você está em uma posição de tomar decisões sobre o orçamento destinado ao marketing de uma clínica, é importante entender a importância de alinhar essa decisão com o planejamento estratégico da clínica, e a importância do planejamento de marketing ser previamente definido com o apoio de profissionais especializados.

Confira essa leitura!

 

Qual a quantia ideal de investimento em marketing digital na área da saúde?

Há uma famosa frase atribuída a Henry Ford (fundador da Ford Motor Company): “Se eu tivesse um único dólarinvestiria em propaganda”.

Por outro lado, na área da administração, existe um consenso bem tradicional de que deve-se investir cerca de 5% a 12% do faturamento da empresa em marketing.

Naturalmente, essas máximas não precisam ser aplicadas à risca. Cada empresa tem a sua realidade financeira. Além disso, definir o investimento em marketing não depende só do seu orçamento ou o tamanho da sua empresa.

É preciso entender a realidade da sua clínica e os seus objetivos.

Vamos entender melhor isso?

 

Integrando o marketing à administração e finançascomo definir o investimento em marketing na área da saúde

Como dissemos, definir o quanto você deve investir em marketing não é apenas uma questão de saber o quanto você pode gastar.

Além da disponibilidade financeira, há uma série de fatores que devem influenciar a decisão sobre o investimento em marketing, como:

  • força da marca;
  • dificuldade de penetração no segmento de mercado pretendido;
  • tipos de produtos ou serviços vendidos;
  • precificação;
  • público-alvo;
  • visão, missão e valores da empresa;
  • entre outros.

O marketing pode ajudar a formar percepções de valor que você não conseguiria comunicar “só” com seu nome ou com a divulgação pura e simples dos seus serviços. Por isso, definir o investimento em marketing também passa por entender todas essas questões, para saber o quanto você precisa educar o seu público para comprar de você.

Mas não é só isso. A definição do investimento em marketing também dependerá do posicionamento que você deseja alcançar.

  • Que tipo de pacientes você quer atender?
  • Onde estão esses pacientes?
  • Eles são muitos? Ou é um público mais nichado?
  • Que mídias esses pacientes consomem?
  • Quanto custa alcançar esses pacientes?

Logo, não existe uma regra ou uma fórmula mágica para definir a quantia ou porcentagem ideal de faturamento que você deve investir em marketing para saúde.

Essas decisões precisam ser tomadas com base na realidade da sua clínica, o seu planejamento estratégico, seu caixa, mas também, com base em uma análise e planejamento especializado de marketing.

 

Traçando um planejamento de marketing digital para sua clínica

Com o apoio de profissionais especializados, um planejamento de marketing para a saúde deve definir:

  • A(s) persona(s) do seu projeto (isso é, o perfil médio do paciente que a sua clínica atenderá);
  •  Soluções-foco (isso é, os principais serviços de saúde que você prestará e que pretende “vender” com o marketing);
  • Ações de marketing (isso é, quais são as técnicas e estratégicas que você utilizará para divulgar as soluções-foco para as personas: site, blog, redes sociais, tráfego pago, Google Ads etc).

Essas definições ajudarão a entender quanto você precisa gastar com marketing digital.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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