Artigos Postado no dia: 14 março, 2024

Smartglasses, IA, RA, robótica: como essas tecnologias vão impactar o mercado da saúde e marketing

Saúde e marketing são impactadas por novas tecnologias a todo momento. É difícil para o profissional da saúde acompanhar tudo. Sabendo disso, preparamos um artigo especial sobre algumas das tecnologias emergentes que têm causado as maiores disrupções na área da saúde ultimamente: smartglasses, funcionalidades digitais equipadas com Inteligência Artificial, dispositivos de Realidade Aumentada e robótica.

Como esses produtos e soluções têm sido usados na área da saúde? E por que eles vão mudar até mesmo a forma de se fazer marketing?

Confira a nossa análise.

 

Smartglasses, IA, RA, robótica: tecnologias que estão moldando a saúde e marketing

Tecnologias emergentes, como os smartglasses (óculos inteligentes), a inteligência artificial (IA) e produtos que fazem uso de Realidade Aumentada (RA), têm trazido algumas disrupções para setores como a saúde.

Embora nem todas essas tecnologias já sejam uma realidade ou sejam largamente adotadas pela população, não se pode subestimar o potencial delas. Até mesmo a universidade de Harvard já criou um curso especial de Saúde Digital. Várias startups estão sendo criadas ou se adaptando para desenvolver novas tecnologias na área da saúde.

É fundamental que você, profissional da saúde, esteja a par do que pode vir.

Inevitavelmente, inovações são absorvidas pelo mercado de uma forma ou outra, mesmo que gradualmente. Isso também pode acontecer por meio do lançamento de versões mais acessíveis de tecnologias avançadas que são propagandas como a ponta da inovação.

Vamos conferir alguns exemplos?

 

Smartglasses equipados para o mercado da saúde

A Apple lançou recentemente o seu modelo de óculos inteligentes chamado Vision Pro, produto equipado com chips de processamento de informações visuais e áudios em velocidade maior do que os sentidos humanos.

Ele não foi criado especificamente para uso no mercado da saúde, mas seu potencial e impacto nessa área já estão sendo especulados e testados por médicos e startups.

Por exemplo, uma matéria do jornal The San Diego Union Tribune afirma que o Vision Pro “já pode ser usado para exibir registros médicos, preenchendo o campo de visão do médico com qualquer coisa, desde gráficos da pressão arterial de um paciente ao longo do tempo até os resultados de sua última radiografia de tórax” (fonte: Is Apple’s new Vision Pro a health care machine? Sharp Healthcare thinks so).

Já o site Healthcare IT News, em entrevista ao CEO e fundador da empresa de estúdios médicos virtuais Level Ex, publicou que o headset de Realidade Aumentada (RA) do Apple VisionPro tem potencial para ser usado em cirurgias médicas, devido a uma tecnologia de rastreamento que seria possível com o uso do produto (fonte: How Apple Vision Pro can be deployed in healthcare).

 

IA e robótica na Medicina e saúde em geral

O uso de Inteligência Artificial (IA) em serviços de saúde não é exatamente uma novidade. Como exemplo disso, há um artigo publicado no periódico Stroke and Vascular Neurology em 2017 com o título “Inteligência Artificial na saúde: passado, presente e futuro (“Artificial intelligence in healthcare: past, present and future“).

Mesmo assim, foi na década de 2020 que esse assunto teve um boom e passou a ser mais amplamente discutido na área da saúde, inclusive, por causa da difusão da robótica.

Como fatos marcantes desse período, tivemos a popularização dos “médicos robôs” equipados com IA e o famoso caso do robô que passou em uma prova para ser médico na China.

Atualmente, algumas funcionalidades de IA e a robótica que já estão disponíveis no mercado da saúde são:

  • IA generativa em chatbots de texto e voz voltados à área da saúde;
  • robôs movidos a IA que realizam atendimentos e até alguns procedimentos;
  • IA em análise de dados para auxílio em diagnósticos e pesquisas;
  • IA em apps de informações médicas para pacientes que usam medicamentos controlados;
  • entre outras.

 

Impactos das tecnologias emergentes no mercado da saúde e marketing

Se as tecnologias emergentes vão impactar as soluções de saúde disponíveis no mercado, qual será a consequência disso para o marketing?

Toda mudança em um produto/serviço pode requerer uma mudança na forma como ele é propagado e vendido. Nem sempre fará sentido usar de táticas de marketing velhas para vender produtos inovadores.

De antemão, podemos cogitar que a absorção de tecnologias de IA, AR, robótica etc vão demandar algumas adaptações nas estratégias de marketing dos profissionais da saúde, tais como:

  1. Maior compreensão do público-alvo e seu perfil de consumo, definição de personas mais específicas;
  2. Adaptação das técnicas de SEO para performance em novas mídias e plataformas;
  3. Maior cuidado e controle no uso de dados pessoais dos leads/pacientes, pois esses serão mais facilmente coletados;
  4. Maior investimento em marketing de relacionamento e educação do público para a compreensão e aceitação dessas novas tecnologias.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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