Artigos Postado no dia: 10 dezembro, 2020

7 tendências e dicas de planejamento para marketing médico digital em 2021

Quando 2020 acabar, nenhum setor do mercado conseguirá fazer um balanço geral sem considerar a pandemia do coronavírus. O impacto foi sentido em todos os setores. Mas agora é hora de olhar para frente e considerar como tudo isso vai impactar o planejamento para marketing digital em 2021.

Preparamos uma análise que vão continuar em alta e tendências de outros setores que impactarão nossa forma de fazer marketing de conteúdo na área da saúde. Confira as nossas 7 dicas.

7 dicas de planejamento para marketing médico digital em 2021

 

   1. Marca Pessoal

Será cada vez mais importante dar uma cara às marcas, associá-las a seres humanos para uma comunicação mais próxima do público.

Por isso, marcas pessoais seguirão tendo impacto no âmbito profissional.

 

   2. SEO

Como a produção de conteúdo seguirá a todo vapor, consequentemente, a otimização de mecanismos de busca (Search Engine Optimization, ou SEO) também será essencial.

Os algoritmos do Google se renovam constantemente, por isso, é difícil prever qual será a melhor forma de fazer SEO em 2021.

Mesmo assim, não deixarão de ser importantes:

  • análise de tendências de busca e de comportamento do seu público;
  • temas relevantes para a sua persona e seu nicho de atuação
  • planejamento de palavras chaves;
  • indexação semântica (LSI), ou seja, uso de sinônimos e termos associados;
  • títulos e sub-títulos estratégicos.

 

   3. Foco em nichos

Quanto mais soluções no mercado e mais conteúdo na Internet, maior a necessidade de especialização, investir em nichos selecionados.

O inbound marketing trabalha isso por meio de SEO e planejamento de pautas baseadas em personas.

Definir bem a sua persona (o usuário para quem você escreve, o perfil médio do tipo de pessoa que você deseja alcançar) fará toda a diferença no marketing digital para 2021.

 

   4. Design thinking aplicado ao marketing de conteúdo

O design thinking é uma abordagem focada no processo de compreensão e decisão do cliente.

Para alcançar essa finalidade, ele sugere reformular produtos e serviços para que os processos fiquem mais claros e fáceis para o cliente, e não para quem os executa.

Na indústria da tecnologia e até em setores de mercado conservadores como a advocacia e as universidades, diversos setores têm adotado o design thinking.

Aplicar o design thinking no inbound marketing é fazer conteúdo focado em soluções para o leitor. Esta escolha deve guiar desde a escolha das pautas, títulos, plataformas de publicação, imagens, vídeos, escrita e todo o resto.

 

   5. Newsletters

Poderosas para o marketing digital, as newsletters também ganharam destaque na qualificação do seu público em 2020. Pode ser enviada via e-mail, telegram ou whatsapp.

Para as marcas, a newsletter gratuita continuará sendo uma excelente maneira de fazer inbound marketing, sobretudo como recurso de meio de funil. Mas cuidado com a LGPD, é importante ter o consentimento do seu mailing para esta relação.

 

   6. Geomarketing

O mercado de soluções de geolocalização para marketing estará em alta em 2021 e nos anos seguintes também. Ele está estimado para atingir U$32,5 bilhões até 2025, segundo a Markets and Markets.

Apesar do alcance global do marketing digital, campanhas baseadas em geolocalização também serão decisivas para marcas e profissionais em 2021.

Naturalmente, a expectativa de amenização da pandemia pode impulsionar a importância do geomarketing.

Mas independente da retomada de encontros presenciais, a proximidade continuará sendo um fator determinante para fechamento de negócios:

  • no comércio, a localização geográfica é determinante para cálculo de frete e preços que atraem o consumidor;
  • no mercado médico e da saúde, a localização geográfica é um diferencial para determinar a escolha de um médico ou clinica.
  • no mercado da saúde, a localização geográfica é determinante pois a maioria dos atendimentos e procedimentos são necessariamente presenciais.

Por isso, o geomarketing seguirá em alta.

 

   7. Inbound marketing multiplataforma

Vídeos e podcasts foram populares em 2020 e continuarão sendo em 2021.

Porém, é importante lembrar que as tendências de conteúdo não são unidirecionais.

E-books, blogs e conteúdo escrito em geral não devem ser negligenciados.

Mesmo que uma plataforma ou uma forma de conteúdo esteja em alta, nem sempre isso significa um declínio das outras. Sobretudo nos nichos. Cada consumidor e cada nicho têm sua própria cultura, tendências e preferências.

Uma boa estratégia de inbound marketing é a que faz uso do máximo de plataformas consideradas relevantes para o público alvo que se deseja alcançar.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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