A produção de conteúdo é um dos principais pilares do inbound marketing jurídico e também a mais compatível com a publicidade advocatícia permitida pela OAB.
Mas onde fazer isso? Será que há alguma vantagem em começar um blog jurídico novo e competir com sites já estabelecidos?
A resposta é sim, e neste artigo, você vai entender por quê.
Plataforma de terceiros versus plataforma própria: qual é melhor?
Existem vários sites jurídicos respeitados e que têm uma boa audiência.
Produzir conteúdo para esses sites é uma excelente maneira de ganhar visibilidade como profissional.
Porém, é preciso estar ciente de que você está fazendo o seu nome em uma terra de terceiros.
Apesar de o conteúdo ser assinado por você, no fim das contas, a marca que sai mais fortalecida é a do site.
O tráfego (visita) também vai para o site e o seu conteúdo ajuda o site a ranquear no Google.
Mas, ao produzir conteúdo no seu próprio blog, esses benefícios vão todos para você.
Uma boa alternativa pode ser combinar as duas ferramentas: conteúdo em plataformas de terceiros + blog próprio.
Para beneficiar-se de ambas, é essencial ter seu próprio domínio e um blog constantemente alimentado e otimizado para SEO (search engine optimization).
5 vantagens de ter o seu próprio blog jurídico
Conheça as principais razões para fazer inbound marketing jurídico no seu próprio blog:
- Controle editorial
Ao enviar conteúdos para alguns sites, seu texto pode ser editado para se adequar à linha editorial deles.
Em um blog próprio, isso não acontece.
Mesmo nos blogs fornecidos por plataformas em que você tem total liberdade para escrever, seu controle é limitado aos seus posts.
No seu blog, você escolhe o tom editorial que vai ser usado, as pautas, a identidade visual, a metadescrição e quaisquer outros detalhes que sejam relevantes para seu marketing e sua marca.
- Controle da narrativa
O blog em site próprio também pode ser um excelente componente de uma estratégia de marca e relações públicas, pois te oferece maior controle sobre a narrativa na qual você se insere.
É uma maneira de ter maior controle sobre sua imagem, sobre a sua comunicação com o público, e evitar ser associado com assuntos ou pessoas que não condizem com a mensagem que você quer passar.
- Propriedade Intelectual
Ao publicar em plataformas de terceiros, você está licenciando seu conteúdo a ela.
Ao publicar em site próprio, você tem total propriedade sobre os conteúdos e está mais seguro quanto aos direitos autorais.
- Segurança
Conteúdos em plataformas de terceiros estão sujeitos a serem retirados a qualquer momento: seja por denúncias infundadas, erros no sistema ou até mesmo o encerramento das atividades da plataforma.
Em um blog próprio, seus conteúdos estarão seguros durante todo o tempo em que você manter o domínio, e claro, fizer backups.
- Tráfego
Ao fazer com que os usuários cheguem até seu site e passem tempo nele, você ganha:
- visibilidade para sua marca e seus serviços;
- maiores possibilidades de oferecer e divulgar outros conteúdos (e-books, webinars etc);
- possibilidade de colher dados sobre o seu público (com o consentimento dos usuários, seguindo os termos da LGPD);
- SEO para o seu domínio: seu conteúdo é entendido pelo Google como relevante e isso eleva seu ranqueamento.
Para saber mais sobre o papel do blog dentro de uma estratégia de marketing digital jurídico, e conhecer outros recursos que podem trazer excelentes resultados em brand awareness (consciência de marca) e gerar vendas, ACESSE AQUI o nosso e-book sobre INBOUND MARKETING JURÍDICO.
VEJA TAMBÉM AS OPORTUNIDADES ABAIXO!
CURSO ONLINE DE MARKETING JURÍDICO DIGITAL – 2h|a
Através das melhores estratégias de marketing jurídico e inbound marketing, o Curso ministrado por Alexandre Teixeira, irá te mostrar uma visão estratégica do que investir no seu projeto de marketing jurídico para: PLANEJAR, IMPLEMENTAR, MANTER E AVANÇAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL.
Inscrições com lote promocional com 15% de desconto até 26.10: ACESSE AQUI
ENTRE EM NOSSOS CANAIS DE MARKETING JURÍDICO NO WHATSAPP E TELEGRAM
Deseja fazer parte do nosso CANAL VIP no WHATSAPP e TELEGRAM para receber conteúdos informativos e estratégicos para o seu marketing jurídico? Enviaremos dicas, artigos, cursos e convites para eventos desta área:
Até a próxima e um abraço.
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 15 anos.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980