Artigos Postado no dia: 14 outubro, 2020

Os rumos do marketing jurídico em 2020. Quais foram os destaques até aqui…

Conteúdo informativo, IGTV, Instagram Reels e podcasts foram os destaques do marketing digital em 2020, até agora.

Mas como o marketing jurídico absorveu essas tendências?

Quais delas mais se compatibilizam com a publicidade advocatícia, nos termos permitidos pelo Conselho Federal da OAB?

Confira a nossa análise e o que você precisa saber sobre a posição do inbound marketing dentro de uma estratégia de marketing jurídico, conforme as direções que o marketing digital tem seguido em 2020.

 

 

O marketing jurídico vai mudar?

Em 2019, a OAB realizou uma consulta pública direcionada aos advogados, com perguntas sobre a publicidade advocatícia, conforme a In Company analisou na época (confira o artigo clicando aqui).

O objetivo da consulta era estudar mudanças no Provimento n.º 94/2000 do Conselho Federal da OAB.

Foram feitas perguntas a respeito da regulamentação da publicidade advocatícia nas redes sociais, a divulgação de serviços jurídicos específicos e o uso de plataformas digitais para intermediação e divulgação de serviços profissionais.

Até o momento em que o presente artigo foi publicado (out de 2020), o Provimento segue com o texto igual, e nenhuma mudança foi divulgada nas regras da publicidade do advogado.

O inbound marketing jurídico continua sendo a vertente do marketing que melhor se harmoniza com as diretrizes do Conselho Federal da OAB.

O que se viu, inclusive, foi um aumento no uso do uso do inbound marketing por advogados e escritórios de advocacias, sobretudo durante a pandemia.

 

Tendências e direções do marketing digital em 2020

O conteúdo foi o grande protagonista das tendências de comunicação, marketing e mídias sociais durante a pandemia.

Viu-se um aumento de conteúdo audiovisual, com destaque para os recursos de vídeo do Instagram:

  • para vídeos mais curtos, destacou-se o Reels;
  • para vídeos mais longos, destacou o IGTV.

Outro recurso que já estava em expansão e ganhou ainda mais durante a pandemia foi o podcast e o youtube.

Segundo relatório 2020 Mid-Year The State of the Podcast Universe, da empresa de tecnologia Voxnext, o Brasil liderou o ranking de produção de podcasts nos primeiros 6 meses de 2020, bem como, os podcasts. Além disso, os podcasts apresentados em Português sofreram um aumento de 103%.

 

Como o marketing jurídico absorveu essas tendências?

Os conteúdos em redes sociais, blog posts e demais conteúdos audiovisuais e textuais já eram bastante usados em estratégias de inbound marketing jurídico, e assim seguiram, com destaque para conteúdos de Direito da Saúde, Direito do Trabalho, Direito Empresarial e Direito do Consumidor.

Esclarecer dúvidas sobre o impacto do coronavírus nestas áreas foi uma das condutas mais destacadas nos conteúdos produzidos por advogados.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) também foi e continua sendo um assunto sobre o qual os conteúdos jurídicos são muito procurados online, sobretudo agora que já entrou em vigor.

É importante lembrar que, desde que o conteúdo tenha finalidade informativa e instrutiva, sem indicação expressa de serviços jurídicos, sem fornecer o contato do advogado e sem respostas habituais a dúvidas e comentários que peçam orientação jurídica, não há problema em produzir conteúdos esclarecendo questões e analisando fatos e atos normativos.

Quanto aos podcasts, destacou-se uma decisão do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB do Estado de São Paulo, segundo o qual é permitida a participação do advogado em podcasts, “desde que o acesso ao respectivo conteúdo dependa de uma iniciativa do usuário, que deve ativamente optar por ter acesso à informação disponibilizada”. (Processo E-5.342/2019)

Inclusive, a forma como o TED se referiu ao tipo de podcast permitido é literalmente a definição de inbound marketing, o que prova mais uma vez a força do inbound como estratégia eficaz e ao mesmo tempo ética e segura.

Inbound marketing é isto: é preparar conteúdo e posicionamento para ser encontrado quando o próprio usuário estiver à busca de informação.

 

VEJA TAMBÉM AS OPORTUNIDADES ABAIXO!

 

CURSO ONLINE DE MARKETING JURÍDICO DIGITAL – 2h|a

Através das melhores estratégias de marketing jurídico e inbound marketing, o Curso ministrado por Alexandre Teixeira, irá te mostrar uma visão estratégica do que investir no seu projeto de marketing jurídico para: PLANEJAR, IMPLEMENTAR, MANTER E AVANÇAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL.

 

BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: INBOUND MARKETING JURÍDICO

Saiba como a principal estratégia de marketing jurídico digital pode trazer melhores resultados para o seu escritório! ACESSE AQUI

 

ENTRE EM NOSSOS CANAIS DE MARKETING JURÍDICO NO WHATSAPP E TELEGRAM

Deseja fazer parte do nosso CANAL VIP no WHATSAPP e TELEGRAM para receber conteúdos informativos e estratégicos para o seu marketing jurídico? Enviaremos dicas, artigos, cursos e convites para eventos desta área:

 

 


Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 15 anos.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

 

 

 


Artigos Relacionados