Artigos Postado no dia: 15 setembro, 2020

Melhore seu SEO escolhendo melhores títulos para os posts no marketing jurídico. 7 dicas para indexar melhor os posts do seu blog no google.

Existe um ditado que diz: “Não julgue um livro pela capa”. E no marketing digital, será que podemos julgar um artigo ou um post pelo título?

Existem várias formas de julgar um conteúdo, mas uma coisa é fato: na Internet, o conteúdo que tem mais chance de se sobressair e ser encontrado é aquele com um título ajustado segundo regras de SEO.

No marketing jurídico, isso também é verdade. Nesse artigo, vamos falar sobre a revolução do SEO no Google e como um advogado pode melhorar seu SEO para alcançar resultados no marketing jurídico.

A revolução do SEO

O SEO (Search Engine Optimization) surgiu como resposta a uma necessidade dos conteúdos conseguirem ser encontrados ou se destacarem.

Com o estabelecimento do Google como maior rede de buscas do mundo, e com o crescimento das possibilidades de publicação de conteúdo em blogs e outras plataformas de escrita, a quantidade de conteúdo na Internet atingiu níveis sobre-humanos.

Mesmo em ramos extremamente nichados, é praticamente impossível consumir toda a quantidade de conteúdo existente. Além disso, essa quantidade cresce a cada segundo.

Assim, o SEO se refere a um conjunto de técnicas de otimização para o marketing digital, com o objetivo de tornar um conteúdo mais fácil de ser encontrado em sites de buscas.

O uso eficiente das técnicas de SEO faz com que alguns sites se sobressaiam em pesquisas no Google, que usa de algoritmos próprios para determinar o “ranqueamento” de sites.

 

Qual a diferença entre SEO e trabalho editorial? 

No jornalismo, a escolha do título de uma manchete está relacionada com o trabalho editorial da publicação.

As escolhas são feitas com base naquilo que se quer enfatizar, ou na frase que melhor resume o artigo, ou naquilo que chamará a atenção do público-alvo.

Nesse ponto, a escolha de títulos com SEO não é tão diferente do jornalismo.

A diferença é que o SEO também usa técnicas de ranqueamento criadas com base na observação do algoritmo do Google.

 

O que é preciso entender sobre SEO no marketing jurídico

Se você acredita na força do seu conteúdo e no trabalho que você busca divulgar por meio desse conteúdo, trate-o como um conteúdo digno de ocupar os primeiros resultados no Google.

Para isso, é fundamental trabalhar o seu SEO nos títulos dos seus posts.

No SEO para marketing jurídico, este trabalho requer do advogado uma conscientização sobre os objetivos do inbound marketing digital.

Escolher o título de um blog post não pode seguir os mesmos critérios da escolha de título de um artigo acadêmico, ou um artigo jurídico para uma mídia especializada.

Há uma enorme diferença no contexto e no objetivo. No marketing digital, escreve-se para alcançar o público e gerar resultado em engajamento e vendas.

 

Como melhorar seu SEO com títulos de posts

  • Use palavras-chave estratégicas, com base em pesquisa de tendências no Google Trends e Keyword Planner;
  • Combine palavras-chave populares com palavras-chave de menor concorrência, para ter maiores chances perante os outros conteúdos que explorem a mesma palavra-chave mais popular;
  • Não crie títulos longos demais. Uma média de 8 a 9 palavras é considerada boa, se não houver nenhuma palavra longa no título. Tente imaginar como seu título apareceria em uma busca no Google: é possível lê-lo por completo? Ou o Google vai mostrá-lo com reticências no final? Dê preferência aos títulos que possam ser lidos por completo;
  • Priorize palavras que descrevem a situação de um jeito que seu cliente entenda, em vez de usar expressões jurídicas muito técnicas ou difíceis no título. Deixe para abordar essas expressões no corpo do texto. Ou, ainda, use ambas no título (se isso não tornar o título longo demais);
  • Foque nos benefícios que seu conteúdo trará para o leitor, usando expressões como “Como”, “O que fazer se/quando”, “Aprenda”, “Veja”, “Conheça”;
  • Evite títulos muito parecidos com outros que você já usou no passado;
  • Use sub-títulos para reforçar o que o seu texto irá trazer de solução. Isso fará com que mais pessoas leiam o seu texto e por consequência ganhe mais relevância dentro dos algoritmos do google.

Essas são apenas algumas dicas para quem quer melhorar o título dos seus posts com o uso de SEO no marketing jurídico.

Essas regras não são atemporais, pois o algoritmo do Google não é fixo.

É preciso estar em constante estudo e observação.

Por que não deixar essa tarefa para um profissional especializado em vez de tomar o seu tempo precioso na advocacia?

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Até a próxima e um abraço.

 

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 15 anos.

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