Artigos Postado no dia: 14 junho, 2019

Como conciliar técnicas de marketing jurídico e técnicas modernas de SEO.

O SEO pode ser um grande aliado do inbound marketing jurídico. Mas, para isso, é preciso compreender seu funcionamento, suas recentes mudanças, e compatibilizá-las com as regras e melhores práticas de marketing para advocacia.
Neste artigo, você vai encontrar dicas pontuais sobre como produzir conteúdo jurídico que ranqueia bem no Google, respeitando as diretrizes do Código de Ética da OAB.

O que é SEO
O SEO é uma ferramenta importante em qualquer projeto de inbound marketing (a vertente do marketing digital que busca resultados por meio da produção de conteúdo).
SEO (Search Engine Optimization) é o nome dado a um conjunto de técnicas de otimização de conteúdos textuais que busca tornar um conteúdo mais fácil de ser encontrado em sites de buscas.
O uso eficiente das técnicas de SEO faz com quem alguns sites se sobressaiam em pesquisas no Google, que usa de algoritmos próprios para determinar o “ranqueamento” de sites.
Tendências modernas de SEO
O Google está sempre aperfeiçoando seus algoritmos.
Durante muito tempo, o algoritmo de busca buscava por um determinado padrão de palavras usadas e repetidas em seções estratégias dos textos, o que fazia com que muitos redatores produzissem de modo quase que robótico.
Aliás, o adjetivo “robótico” descreve bem a situação que se sucedeu após muitos profissionais terem compreendido o funcionamento do algoritmo.
Viu-se o surgimento de softwares e outros mecanismos de produção de conteúdo ajustados para SEO; ou seja: muitos textos sequer eram escritos por seres humanos!
Percebendo isso, o Google novamente aperfeiçou seu sistema de busca.
Hoje, em 2019, vemos que seu algoritmo está “treinado” para priorizar conteúdos mais humanos, com escrita natural, clara, legível e acessível, rejeitando conteúdos que trazem gramática duvidosa e repetições abusivas de keywords (palavras-chave).
Marketing jurídico e SEO: como compatibilizar
A linguagem jurídica é caracterizada pelo uso de termos complexos e bastante específicos.
Também são usados muitos termos em latim (“ad hoc”, “causa mortis”, entre outros); ou ainda, termos da língua portuguesa que são usados com conotação diferente (por exemplo: “prescrição”, “alimentos”).
Mas, a menos que a sua intenção seja atrair estudantes de Direito e juristas para seu blog ou site, é preciso ter em mente que o uso excessivo de “juridiquês” não é uma boa estratégia de SEO.
Afinal, seu conteúdo precisa transmitir seriedade, conhecimento e credibilidade – mas também é importante que ele seja acessível.
O excesso de expressões jurídicas pode dificultar o ranqueamento do seu site no Google, pois o algoritmo pode classificar seu texto como sendo técnico ou segmentado demais.
Dificilmente um usuário que precisa de orientação jurídica vai procurar no Google por uma expressão como “ação de nunciação de obra nova”, por exemplo; é mais provável que ele procure por “meu vizinho está construindo no meu terreno”.
Por isso, seja moderado no uso de expressões jurídicas e evite uma linguagem muito rebuscada – a menos, é claro, que isso se justifique pelo público alvo que você pretende alcançar.
É importante escrever de forma clara, explicando as situações e conceitos jurídicos de várias formas e ângulos diferentes para facilitar a compreensão do leitor, inclusive fazendo uso de estratégias de LSI (Latent Semantic Index), com o uso de várias palavras que remetam ao mesmo significado.
 
Cuidados com o inbound marketing jurídico
Os algoritmos do Google estão sempre mudando.
Profissionais de marketing estão constantemente experimentando estratégias diferentes de SEO.
Ademais, o Código de Ética e Disciplina da OAB determina uma série de diretrizes para a publicidade jurídica, a fim de evitar a mercantilização e banalização da advocacia.
Assim, é preciso ter muito cuidado para que a busca por constante aperfeiçoamento do SEO e outras ferramentas de marketing não deixem seu conteúdo comercial demais, pois isto poderia ser caracterizado como infração.
Procure a assessoria de profissionais especializados para desenvolver seu projeto de inbound marketing jurídico.
Agora que você aprendeu um pouco mais marketing jurídico e SEO, entre em contato com a In Company e veja o que podemos fazer por você!
Somos especialistas na criação e execução de projetos de marketing totalmente customizados para advogados e escritórios, seguindo as diretrizes do Código de Ética da OAB.
Conheça nossos serviços 👉 AQUI.
Entre em contato conosco e vamos conversar sobre o que podemos fazer por você!
 

Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 14 anos.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980
alexandre@incompanypr.com.br
www.incompanypr.com.br


Artigos Relacionados